Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Assiduidade e frequência, participação e implicação nas atividades, conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidos e discussões. A disciplina será composta de 3 momentos de avaliação: Avaliação I: Trabalho em dupla ou trio: administração e relatório descritivo da administração e levantamento da Bateria Fatorial de Personalidade com síntese interpretativa (6,0) Prova escrita individual (4,0) Avaliação II: Trabalho em dupla ou trio: administração e relatório descritivo da administração de dois inventários de autorrelato com síntese interpretativa (6,0) Treino de elaboração de documentos (4,0) Avaliação III: Elaboração de laudo fictício integrando os achados dos instrumentos administrados (10,0)
A média será composta pela soma das três notas dividida por 3. Será considerado aprovado o aluno com média superior a 7,0 e frequência superior a 75%.
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Bibliografia:
| Básica: 1. Baptista, M. N., & de Villemor-Amaral, A. E. (2019). Compêndio de avaliação psicológica. Editora Vozes. 2. Hutz, C. S., Bandeira, D. R., & Trentini, C. M. (2018). Avaliação psicológica da inteligência e da personalidade. Artmed Editora. 3. Lins, M. R. C., & Borsa, J. C. (2017). Avaliação psicológica: aspectos teóricos e práticos. Editora Vozes Limitada. 4. Hutz, C. S., Bandeira, D. R., Trentini, C. M., & Krug, J. S. (2016). Psicodiagnóstico. Artmed Editora. 5. Conselho Federal de Psicologia. (2019b). Resolução nº 06, de 29 de março de 2019 Institui regras para a elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional e revoga a Resolução CFP nº 15/1996, a Resolução CFP nº 07/2003 e a Resolução CFP nº 04/2019 Recuperado de http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/69440957/do1-2019-04-01-resolucao-n-6-de-29-de-marco-de-2019-69440920
Complementar: 1. de Oliveira, K. L., Schelini, P. W., & Barroso, S. M. (2022). Avaliação psicológica: Guia para a prática profissional. Editora Vozes. 2. Silva, I. B., & de Cássia Nakano, T. (2011). Modelo dos cinco grandes fatores da personalidade: análise de pesquisas. Avaliaçao Psicologica: Interamerican Journal of Psychological Assessment, 10(1), 51-62. 3. Hauck Filho, N., Machado, W. D. L., Teixeira, M. A. P., & Bandeira, D. R. (2012). Evidências de validade de marcadores reduzidos para a avaliação da personalidade no modelo dos cinco grandes fatores. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 28, 417-423. 4. Yates, D. B., da Silva, M. A., & Bandeira, D. R. (Eds.). (2020). Avaliação psicológica e desenvolvimento humano: Casos clínicos. Hogrefe.
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