Exploração de leituras recomendadas e indispensáveis para a manipulação de materiais
concretos a partir de contextos históricos matemáticos que os fundamentaram.
1) O uso da História no Ensino da Matemática (IRAN ABREU MENDES, 2021);
2) A História como Agente de Cognição na Educação Matemática (MENDES et al, 2006);
3) O Homem que calculava (Malba Tahan, 2018);
4) A História da Matemática em atividades didáticas (MENDES, 2009);
5) Investigação Histórica no Ensino da Matemática (MENDES, 2009);
6) Números: o símbolo e o racional na história (MENDES, 2006);
7) Os primórdios da teoria dos números A (JOHN A. FOSSA, 2010);
8) Os primórdios da teoria dos números B (JOHN A. FOSSA, 2010);
9) Liu Hui: nueve capítulos de la matemática china (CARREIRA, 2009);
10) Os números: a história de uma grande invenção (GEORGES IFRAH, 1998);
11) História universal dos algarismos 1 (GEORGES IFRAH, 1997);
12) História universal dos algarismos 2 (GEORGES IFRAH, 1997);
13) O livro dos números: uma história ilustrada da Matemática (PETER BENTLEY, 2009);
14) Matemática & Linguagem (TERESA VERGANI, 2002)
Nos Estados Unidos, o “Dia de Pi” (número π) é celebrado em 14 de março.
As leituras sugeridas darão uma fundamentação teórica acerca dos materiais a serem construídos ou manipulados. Fica livre outras opções de fontes de pesquisas para consultas, além do que vídeos, filmes ou documentários, desde que devidamente citados em suas apresentações.
Vale destacar que o manuseio ou construções dos materiais podem, e preferencialmente recomenda-se, que sejam objeto de prática experimental para aqueles que estiverem atuando em sala de aula de fato. Observem e anotem pontos importantes positivos e negativos de suas práticas para serem compartilhadas.
Dúvidas e orientações serão acompanhadas e direcionadas ao longo dessa prática pelo professor e tutores.
FÓRUM III
Período de Habilitação:
16/08/2024 às 00:00
a
27/10/2024 às 23:59
Inicia em 16/08/2024 às 0h 0 e finaliza em 27/10/2024 às 23h 59