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CPEV/CEAD005 - MATEMÁTICA NOS A.I.E.F:COMPETENCIAS E HABILIDADES - Turma: 26A (2024.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (17/07/2024 - 30/09/2024)

Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Competências e Habilidades com enfoque na

História da Matemática como processo de ensino e aprendizagem.

Caro(a) aluno(a),

 

Esta disciplina tem como objetivo trazer uma ferramenta envolvente para o processo de ensino e aprendizagem: a história da matemática. Iremos agregar aos conteúdos matemáticos o uso e a manipulação de materiais concretos.

 

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

 

Nossa disciplina seguirá uma sequência introdutória interagindo com conceitos importantes como: Educação, Educação Matemática e Formação de Professore. E o epicentro da nossa disciplina contará com a História da Matemática como um recurso mediador didático e conceitual na formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais. Iremos também fazer a exploração de leituras recomendadas e indispensáveis para a manipulação de materiais concretos. Por fim, apresentaremos como produto da nossa disciplina, modelos experimentais para anos iniciais do ensino fundamental – apresentações/exposições de “Ateliês”.

 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor (a): Klaudia Craveiro da Cunha Moretta 

 

CONHEÇA O PROFESSOR:

Dedica-se ao ensino de matemática no ensino superior desde 2003. Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual do Piauí (2001), Especialização em Matemática (2002) Universidade Federal do Piauí e Mestrado Profissional em Ensino de Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (2023). Atua como professora assistente dedicação exclusiva da Universidade Federal do Piauí (UFPI) - Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB) desde 2012 e atualmente como coordenadora do Curso de Matemática UFPI/CSHNB.

 

Saiba mais no Currículo Lattes: https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=95A0392CC9E75A617A46328BED47B5D4#  

   1) PLANO_DE_DISCIPLINA - Esp em Prát Doc nos Anos In do Ensino Fund .pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (17/07/2024 - 30/09/2024)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (17/07/2024 - 30/09/2024)

Educação, Educação Matemática e Formação de Professores.

Nesta unidade iremos nos apropriar de conceitos importantes base da nossa disciplina.

Educação, Educação Matemática e Formação de Professores.

 

FERREIRA, L.H. Ateliês de história e pedagogia da matemática: contribuições para a formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais. Natal – RN. 2011, 216 f. Tese de Doutorado (Centro de Ciências Sociais e Aplicadas. Centro de Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2011.

Você sabia que o sistema de numeração decimal que usamos hoje foi desenvolvido na Índia por volta

do século 6 d.C?

Qual o perfil do professor que ensina Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Quais as dificuldades didáticas e conceituais desses professores com relação aos conteúdos

matemáticos dos anos iniciais que ensinam?

Que teoria fundamentou ou fundamenta o ensino de Matemática na prática pedagógica desses professores?

 

De que forma esses professores interagem com o livro didático de Matemática usado nos anos iniciais?

Que contribuições os “Ateliês” podem dar a formação inicial e continuada dos professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental tendo a História da Matemática como um recurso mediador didático conceitual?

 

Qual o perfil do professor que ensina Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental?

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 16/07/2024 às 00:00 a 08/09/2024 às 23:59
    
Inicia em 16/07/2024 às 0h 0 e finaliza em 27/10/2024 às 23h 59
UNIDADE II (17/07/2024 - 30/09/2024)

A História da Matemática como um recurso mediador didático e conceitual na formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais.

Nesta unidade iremos fomentar a importância da história no contexto de ensino e aprendizagem.

A história como recurso mediador didático e conceitual na formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais.

FERREIRA, L.H. Ateliês de história e pedagogia da matemática: contribuições para a formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais. Natal – RN. 2011, 216 f. Tese de Doutorado (Centro de Ciências Sociais e Aplicadas. Centro de Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2011.

“Os Elementos” de Euclides é uma das obras mais influentes da história da matemática e da ciência. Escrito por volta de 300 a.C., estre tratado é uma compilação abrangente do conhecimento matemático da época focando principalmente na geometria, mas também abordando a teoria dos números.

1)      Relatar um aprendizado didático escolar através de uma experiência vivenciada por meio de uma história contada;

2)      Cite um matemático importante. Se você pudesse representá-lo através de um objeto, imagem ou figura qual seria?

3)      De forma breve descreva o desenvolvimento histórico dos números e investigue a evolução dos sistemas de numeração.

   FÓRUM II
Período de Habilitação: 01/08/2024 às 00:00 a 27/10/2024 às 23:59
    
Inicia em 01/08/2024 às 0h 0 e finaliza em 27/10/2024 às 23h 59
UNIDADE III (17/07/2024 - 30/09/2024)

Exploração de leituras recomendadas e indispensáveis para a manipulação de materiais
concretos a partir de contextos históricos matemáticos que os fundamentaram.

  • Sugestões de leituras:

1)      O uso da História no Ensino da Matemática (IRAN ABREU MENDES, 2021);

2)      A História como Agente de Cognição na Educação Matemática (MENDES et al, 2006);

3)      O Homem que calculava (Malba Tahan, 2018);

4)      A História da Matemática em atividades didáticas (MENDES, 2009);

5)      Investigação Histórica no Ensino da Matemática (MENDES, 2009);

6)      Números: o símbolo e o racional na história (MENDES, 2006);

7)      Os primórdios da teoria dos números A (JOHN A. FOSSA, 2010);

8)      Os primórdios da teoria dos números B (JOHN A. FOSSA, 2010);

9)  Liu Hui: nueve capítulos de la matemática china (CARREIRA, 2009);

10)  Os números: a história de uma grande invenção (GEORGES IFRAH, 1998);

11)  História universal dos algarismos 1 (GEORGES IFRAH, 1997);

12)  História universal dos algarismos 2 (GEORGES IFRAH, 1997);

13)  O livro dos números: uma história ilustrada da Matemática (PETER BENTLEY, 2009);

14)  Matemática & Linguagem (TERESA VERGANI, 2002)

Nos Estados Unidos, o “Dia de Pi” (número π) é celebrado em 14 de março.

As leituras sugeridas darão uma fundamentação teórica acerca dos materiais a serem construídos ou manipulados. Fica livre outras opções de fontes de pesquisas para consultas, além do que vídeos, filmes ou documentários, desde que devidamente citados em suas apresentações.

Vale destacar que o manuseio ou construções dos materiais podem, e preferencialmente recomenda-se, que sejam objeto de prática experimental para aqueles que estiverem atuando em sala de aula de fato. Observem e anotem pontos importantes positivos e negativos de suas práticas para serem compartilhadas.

Dúvidas e orientações serão acompanhadas e direcionadas ao longo dessa prática pelo professor e tutores.

   FÓRUM III
Período de Habilitação: 16/08/2024 às 00:00 a 27/10/2024 às 23:59
    
Inicia em 16/08/2024 às 0h 0 e finaliza em 27/10/2024 às 23h 59
UNIDADE IV (17/07/2024 - 30/09/2024)

Manuseios e apresentações das práticas didáticas pelas construções dos materiais concretos e

compartilhamento de relatos de experiências.

Apresentar o produto da proposta da disciplina de como a história da matemática contribuiu na valorização do aprendizado do aluno das séries iniciais do ensino fundamental.

Modelos experimentais para anos iniciais do ensino fundamental – apresentações/exposições

de “Ateliês”.

Parte prática do processo de manuseio dos materiais concretos. Relatos de experiências e compartilhamento das vivências em grupos.

O ábaco tem sua origem na Mesopotâmia, cerca de 5000 anos atrás.

Levamento dos aspectos positivos e negativos da prática desenvolvida com o manuseio das peças trabalhadas.

   FÓRUM IV
Período de Habilitação: 01/09/2024 às 00:00 a 30/09/2024 às 23:59
    
Inicia em 01/09/2024 às 0h 0 e finaliza em 27/10/2024 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (17/07/2024 - 30/09/2024)
    
Inicia em 23/09/2024 às 0h 0 e finaliza em 30/10/2024 às 23h 59
SEGUNDA CHAMADA (17/07/2024 - 30/09/2024)
AVALIAÇÃO FINAL (17/07/2024 - 30/09/2024)
Frequências da Turma

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Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
2 2023202**** 9,0 10,0 9,0 9.2 0 MATRICULADO
3 2023202**** 8,0 9,8 9,4 8.6 0 MATRICULADO
4 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
5 2023202**** 9,0 9,6 9,0 9.1 0 MATRICULADO
6 2023202**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 MATRICULADO
7 2023202**** 9,0 9,6 9,8 9.3 0 MATRICULADO
8 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
9 2023202**** 9,0 9,5 9,0 9.1 0 MATRICULADO
10 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
11 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
12 2023202**** 9,0 9,6 9,0 9.1 0 MATRICULADO
13 2023202**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 MATRICULADO
14 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
15 2023202**** 9,0 10,0 9,0 9.2 0 MATRICULADO
16 2023202**** 9,0 9,0 9,6 9.1 0 MATRICULADO
17 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
18 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
19 2023202**** 9,0 9,0 5,0 8.2 0 MATRICULADO
20 2023202**** 8,0 9,0 9,0 8.4 0 MATRICULADO
21 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
22 2023202**** 9,0 9,0 9,5 9.1 0 MATRICULADO
23 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
24 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
25 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
26 2023202**** 9,0 10,0 9,0 9.2 0 MATRICULADO
27 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
28 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
29 2023202**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 MATRICULADO
30 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
31 2023202**** 8,0 9,4 9,4 8.6 0 MATRICULADO
32 2023202**** 9,0 9,6 9,4 9.2 0 MATRICULADO
33 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
34 2023202**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 MATRICULADO
35 2023202**** 9,0 9,6 10,0 9.3 0 MATRICULADO
36 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
37 2023202**** 9,0 9,5 10,0 9.3 0 MATRICULADO
38 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
39 2023202**** 9,0 10,0 9,0 9.2 0 MATRICULADO
40 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
41 2023202**** 10,0 9,5 9,5 9.8 0 MATRICULADO
42 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
43 2023202**** 8,0 10,0 9,0 8.6 0 MATRICULADO
44 2023202**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
45 2023202**** 9,0 9,5 9,5 9.2 0 MATRICULADO
46 2023202**** 9,0 10,0 9,0 9.2 0 MATRICULADO
47 2023202**** 9,0 9,0 10,0 9.2 0 MATRICULADO
48 2023202**** 9,0 9,5 10,0 9.3 0 MATRICULADO
49 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
50 2023202**** 10,0 9,5 7,5 9.4 0 MATRICULADO
51 2023202**** 9,0 9,5 9,0 9.1 0 MATRICULADO
52 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
53 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
54 2023202**** 9,0 9,0 9,5 9.1 0 MATRICULADO
55 2023202**** 9,0 9,5 9,0 9.1 0 MATRICULADO

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