Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Temas e assuntos: Discussão sobre conceitos de viagem, viajantes e turistas e a relação com o outro (outro lugar, outra língua, outra cultura, outro ser). A arte de viajar permeada por mídias. As narrativas de viagens presentes no cinema e as diferentes leituras sobre os filmes. O cinema na construção do imaginário turístico. Semiótica do Turismo aplicado. O poder da Imagem. Overtourism e a relação da psicologia com o visitado. Objetivos: A disciplina possibilita um diálogo entre as viagens, o cinema e a psicologia, problematizando as diferentes percepções da viagem e os encontros (ou desencontros) com o outro (outro lugar, outra língua, outra cultura, outro ser). Possibilita, ainda, a discussão sobre a participação do cinema na construção do imaginário turístico. Compreender e criar crítica sobre o fenômeno do Overtourism na relação de viajantes e visitados.
|
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Avaliação no dia 25 de novembro 08h as 11:30. 0-10: 1 Seminário com apresentação em sala, com tema a ser definido por cada um dos estudantes, a partir das propostas seguintes de temas: Semiótica e turismo; Imagens, imaginário e viagens; overtourism e fatores psicológicos; fatores determinantes e condicionantes de viagens por meio do audiovisual). Esse processo avaliativo será em duas etapas (escrita e apresentação), sendo atribuído valor de 0-10 para cada uma das etapas.
|
Horário de atendimento:
| |
Bibliografia:
| Bibliografia: Abeijón, M. M. (2018). Turismo y thriller: sobre la representación cinematográfica de la ciudad de Cali. Las fuentes de información turística en foco. Aranzadi Beeton, S. (2016). Film-induced tourism. Channel View Publications. Bignami, R. (2005). A Imagem do Brasil no Turismo: Construção, Desafios e Vantagem Competitiva. Aleph. Echtner, C. M. (1999). The semiotic paradigm: implications for tourism research. Tourism Management, 20(1), 47-57. https://doi.org/10.1016/S0261-5177(98)00105-8 Lipovetsky, G., Serroy J. (2009). A Tela Global. Mídias Culturais e Cinema na Era Hipermoderna. Sulina. Mello, C. (2019). Semiótica do turismo aplicada. Curitiba, PR: Appris. Riani Costa Perinotto, A., Vergal, A. C., S. G. Gimenes Minasse, M. H., & de Oliveira da Silva , B. (2021). The Influence of Cinema in the Formation of Brazil?s Image Abroad. Anagramas Rumbos Y Sentidos De La Comunicación, 20(39), 33-55. https://doi.org/10.22395/angr.v20n39a2
|