-

CPEV/CEAD022 - PARTICIPAR E EXPLORAR: IMAGINAÇÃO E CRIATIVIDADE DA CRIANÇA - Turma: 8D (2024.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (18/07/2024 - 31/08/2024)

 O violinista verde - Pintura de Marc Chagall

Disponível em:  https://www.theartpostblog.com/violinista-verde-chagall-decrizione-curiosita/

APRESENTAÇÃO GERAL DA DISCIPLINA 

A disciplina aborda a relação   entre   a educação e o desenvolvimento   da   imaginação e da criação na infância a partir da defesa da Educação Infantil como um projeto de plena humanização de toda criança. A   partir   dos   pressupostos   da Teoria histórico-cultural, defende-se que a imaginação e a criatividade não se desenvolvem naturalmente, mas engendram-se no processo de transmissão-assimilação dos conteúdos escolares.

Subsidia na Teoria Histórico-cultural a compreensão de que a Educação Infantil constitui-se um espaço propício para o desenvolvimento da atividade criadora, possibilitando assim a formação de funções psíquicas superiores pelas crianças.

Nessa perspectiva, a organização do trabalho pedagógico (atividade docente e discente) na Educação Infantil deve se dar a partir da organização do processo de obutchénie (unidade ensino-aprendizagem/desenvolvimento ) para que se criem condições para o desenvolvimento infantil (humano) nas suas máximas possibilidades, tendo em vista a  necessidade  da criança  em apropriar-se  de  conceitos científicos por vias da educação infantil  indispensáveis  à  formação  do  pensamento abstrato   e   do   desenvolvimento   da   imaginação   criativa.

Assim, objetivamos que ao longo dessa disciplina possamos compreender como se dá o processo de ensino-aprendizagem e desenvolvimento infantil a partir dos pressupostos da Teoria Histórico-cultural, estabelecendo conexões possíveis entre a educação infantil, arte e os processos de desenvolvimento da Imaginação e da atividade criadora.

 A obra que subsidiará nossos estudos será o livro Imaginação e criação na infância, escrito por Lev Semionovich Vigotski e traduzido por Zoia Prestes, que aborda a questão da imaginação, seus conceitos e sua formação na infância e versa também sobre a criação literária, teatral e do desenho. Nesta obra, Vigotski define quatro formas principais de relação entre a atividade de imaginação e a realidade.

Além disso, as demais referências bibliográficas, leituras e materiais indicados, nos auxiliarão na compreensão da importância da imaginação e da criação nos primeiros anos de vida da criança e no papel da educação infantil no desenvolvimento da imaginação criadora.  

Imagem retirada de : https://images.app.goo.gl/LmEg25ojBgx6XhKT7

VIGOTSKI, L. S. Criação e imaginação; Imaginação e realidade. In: Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico: livro para professores. Trad. Z. Prestes. São Paulo: Ática, 2009.

O ovo (Urutu) Tarsila do Amaral, 1928.

Acesso em https://www.spescoladeteatro.org.br/noticia/100-anos-da-semana-de-22-conheca-urutu-ou-o-ovo-de-tarsila-do-amaral

Sejam bem-vindos/as à disciplina Participar e explorar: imaginação e criatividade da criança. Nesse módulo estudaremos sobre os paradigmas teóricos clássicos da Teoria Histórico-cultural e suas contribuições para a educação. Objetivamos compreender como se dá os processos de ensino-aprendizagem e desenvolvimento infantil, bem como as possibilidades do trabalho pedagógico na educação infantil como possibilidade para o desenvolvimento das funções psíquicas superiores, com ênfase no desenvolvimento da imaginação e da atividade criadora.

A formação de professoras-professores, alinhada a uma perspectiva crítico-emancipatória, tomada pela materialidade da práxis – indissociabilidade entre teoria-prática -, suscita a constituição da identidade

Docente por um conjunto de conhecimentos técnicos, mas também ético, político e estético.

Nesse sentido, a realização das leituras e das atividades indicadas. Ademais, ao considerar os estudos vigotskianos sobre a arte como possibilidade de educação das emoções, comportamentos, tomada da consciência, desenvolvimento da personalidade e da consciência, consideramos a arte, ciência e filosofia como princípio basilar para a formação humana, ou seja, de professores e crianças.

Outrossim, esperamos que ao longo dessa disciplina a arte esteja presente em seus processos formativos e que possam compartilhar conosco suas experiências estéticas e novas aprendizagens.

Bons estudos,

Profa. Dra. Priscilla Ximenes

Vamos nos conhecer melhor? Dinâmica de apresentação

 

A-     Registro para o padlet –

Clique no link (PADLET https://padlet.com/priscilla_andrade/quem-eu-sou-de-onde-venho-e-por-que-estou-aqui-o-que-eu-j-se-qutdan6ai8cwv8lv Vá no sinal de + e responda a pergunta:

 "Quem eu sou? De onde venho e por que estou aqui? O que eu já sei sobre a Teoria Histórico-cultural?

 

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

Maiores informações em: https://pt.wikihow.com/Usar-o-Padlet

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor (a): Priscilla de Andrade Silva Ximenes

 

CONHEÇA O PROFESSOR:

Minicurrículo:

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2020). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás / Regional Catalão (2015).Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (2006). Professora Adjunta na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE/UFG). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, Infância e Formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Infância, Educação Infantil, Formação de professores, Didática e Teoria histórico-cultural. Líder da Rede de Pesquisadores sobre professores do Centro-Oeste (REDECENTRO). Professora pesquisadora membro da ANDIPE (Associação Nacional de Didática e Prática de Ensino). Coordenadora Estadual da ANFOPE - Goiás (Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação). Membro do Fórum Goiano de Educação Infantil. Professora pesquisadora e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Infância (NEPIE/UFG/RC) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Docência na Educação Básica e Superior (GEPDEBS/UFU) .

Saiba mais no Currículo Lattes: https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=79B848B9824A64F17E6F2D465E444CD2#

AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (18/07/2024 - 31/08/2024)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

   FÓRUM DE APRESENTAÇÕES E TIRA DÚVIDAS
UNIDADE I (18/07/2024 - 31/08/2024)

Tema da Unidade I: A Educação Infantil e o desenvolvimento do Psiquismo na infância: contribuições da Teoria Histórico-Cultural

  1. A criança e os processos de Desenvolvimento e ensino-aprendizagem
  2. O conceito de ZDP
  3. O desenvolvimento das funções psicológicas superiores.

  • Apresentar e discutir os paradigmas teóricos clássicos da Teoria Histórico-cultural, destacando suas contribuições para a educação e para a compreensão dos processos de ensino-aprendizagem e desenvolvimento infantil.
  • Compreender o papel da Educação Infantil no processo de objetivação e apropriação da cultura pelas crianças.

Texto base/Livro  Texto 1 - MARTINS, L. M. OS FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E OS FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. Germinal: marxismo e educação em debate, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 130–143, 2013. DOI: 10.9771/gmed.v5i2.9705. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9705. Acesso em: 5 jul. 2020.

 

 

MATERIAL COMPLEMENTAR: 

- BIBLIOTECA VIRTUAL (textos enviados como anexo por email)

Texto 2- - VIGOTSKI, L. S. A imaginação e seu desenvolvimento na infância. In: O Desenvolvimento Psicológico na Infância. Trad. C. Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

- VÍDEOS

1- Psicologia da Educação - Lev Vygotsky: Vida e Obra

(Univesp) https://www.youtube.com/watch?v=hesSoJ2Z0gg

2- A menina selvagem

1-      https://drive.google.com/file/d/1dnf8B8IysHCnMROAKq5x5zUxTefr44vN/view?usp=drive_link

2-      https://drive.google.com/file/d/19_mDvuXk5aJOAG3sB2kDbQ0bo24TrXy2/view?usp=drive_link

3-      https://drive.google.com/file/d/15MxQl2eBV4DGW3nmHJSUQHG_czECwOuX/view?usp=drive_ 

LINKS DE ARTIGO

MARTINS, L. M. OS FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E OS FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. Germinal: marxismo e educação em debate, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 130–143, 2013. DOI: 10.9771/gmed.v5i2.9705. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9705 . Acesso em: 5 jul. 2020.

 

VIGOTSKI, L. S. A imaginação e seu desenvolvimento na infância. In: O Desenvolvimento Psicológico na Infância. Trad. C. Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4987977/mod_resource/content/1/Imaginacao%20e%20criacao%20na%20infancia%20caps%201%20e%202.pdf

 

Nessa unidade espera-se que o estudo dos paradigmas teóricos clássicos da Teoria Histórico-cultural contribua para a compreensão:

  • Da relação entre os processos de ensino-aprendizagem e desenvolvimento
  • O desenvolvimento das funções psicológicas elementares e superiores
  • O papel da educação Infantil no desenvolvimento das funções psíquicas pelas crianças.
   FÓRUM I
Período de Habilitação: 18/07/2024 às 00:00 a 08/09/2024 às 23:59
    
Inicia em 18/07/2024 às 0h 0 e finaliza em 01/08/2024 às 23h 59
UNIDADE II (18/07/2024 - 31/08/2024)

1-      O desenvolvimento da imaginação e criação na Infância em Vigotski

2-      O mecanismo da imaginação criativa na infância

3-      Relações entre arte e educação na formação da consciência e auto regulação da consciência voluntária

  • Relacionar como a experiência e prática pedagógica na Educação Infantil podem contribuir para o desenvolvimento do psiquismo infantil, com ênfase nas funções psíquicas superiores: imaginação (criativa), pensamento e linguagem.

Texto base/Livro :VIGOTSKI, L. S. Criação e imaginação; Imaginação e realidade. In: Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico: livro para professores. Trad. Z. Prestes. São Paulo: Ática, 2009.

https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4987977/mod_resource/content/1/Imaginacao%20e%20criacao%20na%20infancia%20caps%201%20e%202.pdf

 

MATERIAL COMPLEMENTAR: 

- BIBLIOTECA VIRTUAL

Leitura complementar:

SILVA, M. C. da .; PASQUALINI, J. C. . A imaginação e seu processo formativo à luz da psicologia histórico-cultural. Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 1–24, 2019. DOI: 10.14393/OBv3n3.a2019-51700. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/51700 . Acesso em: 7 jul. 2024.

VIGOTSKI, L. S. A imaginação e seu desenvolvimento na infância. In: O Desenvolvimento Psicológico na Infância. Trad. C. Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 1999. https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4987970/mod_resource/content/1/A%20imaginacao%20e%20seu%20desenvolvimento%20na%20infancia.pdf

- VÍDEOS

1-Tarsila do Amaral é homenageada com exposição dedicada ao público infantil

Em exibição no Farol Santander, mostra é dividida em sete estações temáticas e conta com tecnologia sensorial assista em:  https://www.youtube.com/watch?v=Q85HDGOZidk

2- A Herança das Pedras, O Musical (Inteiro) - Cora Coralina

Lei Goyazes - SEDUCE - Governo de Goiás Este musical foi escrito livremente, com composições originais, utilizando como inspiração a vida da grande poetisa e tesouro da cultura goiana Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, a figura pública Cora Coralina. As canções registram usos e costumes de uma cultura que nasceu junto à antiga capital do Estado de Goiás e que hoje sobrevive principalmente nos contos, prosas e versos dos artistas de outrora. O trabalho é, antes de tudo, uma remontagem histórica das tradições goianas. Roncato Produções Artísticas Texto: Wesley Neres Direção Geral e Artística: Vanderlei Roncato Direção Musical: Cleyber Ribeiro Direção Cênica: Edson de Oliveira Direção Vocal: Pedro Oliveira Coreografia: Joisy Amorim Produção: Andréia Roncato, Elaine Cruz e Igor Maciel

https://www.youtube.com/watch?v=TTjRqqbycbg

3- FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES - Professor Ricardo Eleutério

https://www.youtube.com/watch?v=aBbgCGsPJN0

-  LINKS DE ARTIGO ( os links acompanham as referências)

Você conhece o Grupo Triii?

O grupo é formado por três amigos músicos e arte-educadores apaixonados por crianças que se dedicam ao universo infantil e se apresentam neste sábado (09) e domingo (10) no Rio de Janeiro. 

Fazem parte do trio Ed Encarnação, Marina Pittier e Fê Stok.

Eles contam um pouco da história do grupo. Para saber mais sobre o trio, clique aqui

 

Assita: https://www.youtube.com/watch?v=IFm3SRDPZ60

Informações retiradas do site: https://radios.ebc.com.br/radio-animada/2019/11/grupo-triii-comemora-10-anos

 

Ao longo dessa unidade o cursista deverá vivenciar experiências artísticas e estéticas em consonância com o estudo do material indicado. Almeja-se que o cursista possa vivenciar e compreender a Arte como possibilidade de educação das emoções, comportamentos, tomada da consciência, desenvolvimento da personalidade dos pontos de vida ético e estético.

Além disso, objetiva-se estabelecer conexões possíveis entre a educação infantil, Imaginação, atividade criadora e educação estética. Premissa fundamental para a aprendizagem dos conteúdos previstos para a próxima unidade.

   FÓRUM II
Período de Habilitação: 02/08/2024 às 00:00 a 08/09/2024 às 23:59
    
Inicia em 02/08/2024 às 0h 0 e finaliza em 23/08/2024 às 23h 59
UNIDADE III (18/07/2024 - 31/08/2024)

Currículo e Práticas pedagógicas na Educação Infantil e o desenvolvimento da imaginação e criação na Infância

 

  1. 1.      Criatividade e imaginação no currículo da Educação Infantil
  2. 2.      O desenhar na infância
  3. 3.      O jogo simbólico na educação infantil (faz-de-conta)
  4. 4.      Práticas pedagógicas e o desenvolvimento da imaginação criativa das crianças.

  • Relacionar como a experiência e prática pedagógica na Educação Infantil podem contribuir para o desenvolvimento do psiquismo infantil, com ênfase nas funções psíquicas superiores: imaginação (criativa), pensamento e linguagem.
  • Estabelecer conexões possíveis entre a educação infantil, Imaginação, atividade criadora e educação estética.

Texto base/Livro Pasqualini, J. C. (2015). OBJETIVOS DO ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL À LUZ DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA E HISTÓRICO-CULTURAL. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 7(1), 200–209. https://doi.org/10.9771/gmed.v7i1.12776  Acesso em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12776/9515

 

MATERIAL COMPLEMENTAR:

FRANCIOLI, F. A. DE S ; STEINHEUS, D. B. R . O DESENHO COMO ATIVIDADE DA IMAGINAÇÃO E CRIAÇÃO NA INFÂNCIA. (2020). Revista Da Faculdade De Educação, 33(1), 29-52. https://doi.org/10.30681/21787476.2020.33.2952

 

PASQUALINI, J. C.; MARTINS, L. M. Currículo por campos de experiência na educação infantil: ainda é possível preservar o ensino desenvolvente?. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 2, p. 425–447, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24i2.13312. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13312/9081 Acesso em: 11 out. 2023.

POTT, E. T. B.; NEVES, M. A. P.; SOUZA, V. L. T. DE .. CONTRIBUIÇÕES DA IMAGINAÇÃO AO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E À EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. Psicologia Escolar e Educacional, v. 26, p. e223597, 202

- BIBLIOTECA VIRTUAL

O  desenho como atividade da imaginação e criação na infância. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. 29–52, 2020. DOI: 10.30681/21787476.2020.33.2952. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4783.. Acesso em: 9 jul. 2024.

- VÍDEOS

Faz de conta: https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1Y5FgbT5VYY_qXokWFdZhtBAQ0nrFIENr

ZDP: https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1Y5FgbT5VYY_qXokWFdZhtBAQ0nrFIENr

O desenhar na infância: https://www.youtube.com/watch?v=AFx4ViEFjF8

Vídeo-aula: “Imaginação e Criação na Teoria Histórico-Cultural” com Zoia Prestes - UFF https://www.youtube.com/watch?v=jygv0IIXwdU

-  LINKS DE ARTIGO (Todos os links estão disponíveis nas referências) 

1-      O faz-de-conta

Você sabe COMO O JOGO SIMBÓLICO AJUDA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL?

 

Para Elkonin (1988), o processo de gênese do jogo na história da humanidade não pôde aparecer nem antes do trabalho, nem antes da arte. Este mesmo autor sintetiza sua compreensão a respeito do processo de surgimento e desenvolvimento do jogo. Assim, pode-se formular a tese mais importante para a teoria do Jogo protagonizado: esse jogo nasce no decorrer do desenvolvimento histórico da sociedade como resultado da mudança de lugar da criança no sistema de relações sociais. Por conseguinte, é de origem e natureza sociais (ELKONIN, 1988, p. 80).

 

Para saber mais leia: NASCIMENTO, Carolina Picchetti; ARAUJO, Elaine Sampaio; MIGUEIS, Marlene da Rocha. O jogo como atividade: contribuições da teoria histórico-cultural. Psicol. esc. educ.,  Campinas ,  v. 13, n. 2, p. 293-302,  dez.  2009 .   Disponível em < http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572009000200012&lng=pt&nrm=iso >. acessos em  09  jul.  2024.

 

Subir o vídeo: https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1Y5FgbT5VYY_qXokWFdZhtBAQ0nrFIENr 

 

2-      Visite o museu da Educação e do Brinquedo da USP?

 

No campus Cidade Universitária da USP, em São Paulo, o público pode conhecer gratuitamente um espaço dedicado a brinquedos e brincadeiras.

 Para conferir os dias e horários de visitação, acesse www.meb.fe.usp.br Playlist Visite a USP - https://bit.ly/2YpW0iC

 ▶ Canal USP: o melhor da USP, em um só endereço na internet

Ao final dessa unidade espera-se que o cursista consiga relacionar como a experiência e prática pedagógica na Educação Infantil podem contribuir para o desenvolvimento do psiquismo infantil, com ênfase nas funções psíquicas superiores: imaginação (criativa), pensamento e linguagem.

Alpem da observação e produção de materiais pedagógicos, vivências e registros de experiências estéticas e pedagógicas que possam ser fomentadoras de imaginação, atividade criadora e formação estética na educação infantil.

   FÓRUM III
Período de Habilitação: 17/08/2024 às 00:00 a 31/08/2024 às 23:59
    
Inicia em 17/08/2024 às 0h 0 e finaliza em 31/08/2024 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (18/07/2024 - 31/08/2024)
    
Inicia em 26/08/2024 às 0h 0 e finaliza em 28/08/2024 às 23h 59
SEGUNDA CHAMADA (18/07/2024 - 31/08/2024)
    
Inicia em 05/09/2024 às 0h 0 e finaliza em 06/09/2024 às 23h 59
AVALIAÇÃO FINAL (18/07/2024 - 31/08/2024)
    
Inicia em 09/09/2024 às 0h 0 e finaliza em 11/09/2024 às 23h 59
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
2 2024200**** 10,0 9,0 3,3 8.5 0 MATRICULADO
3 2024200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
4 2024200**** 9,0 9,0 10,0 9.2 0 MATRICULADO
5 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
6 2024200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
7 2024200**** 8,0 0,0 7,0 6.2 0 MATRICULADO
8 2024200**** 9,0 7,0 7,0 8.2 0 MATRICULADO
9 2024200**** 10,0 5,0 10,0 9.0 0 MATRICULADO
10 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
11 2024200**** 10,0 7,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
12 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
13 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
14 2024200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
15 2024200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 MATRICULADO
16 2024200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
17 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
18 2024200**** 8,0 6,0 10,0 8.0 0 MATRICULADO
19 2024200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
20 2024200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
21 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
22 2024200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
23 2024200**** 9,0 3,3 3,3 6.7 0 MATRICULADO
24 2024200**** 8,0 9,0 10,0 8.6 0 MATRICULADO
25 2024200**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 MATRICULADO
26 2024200**** 10,0 7,0 7,0 8.8 0 MATRICULADO
27 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
28 2024200**** 8,0 9,0 10,0 8.6 0 MATRICULADO
29 2024200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
30 2024200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
31 2024200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
32 2024200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 MATRICULADO
33 2024200**** 8,0 7,0 7,0 7.6 0 MATRICULADO
34 2024200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
35 2024200**** 9,0 7,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
36 2024200**** 10,0 7,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
37 2024200**** 10,0 6,3 10,0 9.3 0 MATRICULADO
38 2024200**** 10,0 3,3 3,3 7.3 0 MATRICULADO
39 2024200**** 10,0 3,3 3,3 7.3 0 MATRICULADO
40 2024200**** 9,0 9,0 10,0 9.2 0 MATRICULADO
41 2024200**** 10,0 10,0 7,0 9.4 0 MATRICULADO
42 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
43 2024201**** 9,0 6,0 10,0 8.6 0 MATRICULADO
44 2024200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
45 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
46 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
47 2024200**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 MATRICULADO
48 2024200**** 9,0 7,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
49 2024200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
50 2024200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 MATRICULADO
51 2024200**** 9,0 9,3 7,0 8.7 0 MATRICULADO
52 2024200**** 10,0 10,0 7,0 9.4 0 MATRICULADO
53 2024200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
54 2024200**** 8,0 9,0 10,0 8.6 0 MATRICULADO
55 2024200**** 10,0 3,0 3,3 7.3 0 MATRICULADO
56 2024200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 MATRICULADO
57 2024200**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 MATRICULADO
58 2024200**** 9,0 6,0 10,0 8.6 0 MATRICULADO
59 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb15.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1134 05/10/2024 12:27