APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (18/07/2024 - 31/08/2024)
O violinista verde - Pintura de Marc Chagall
Disponível em: https://www.theartpostblog.com/violinista-verde-chagall-decrizione-curiosita/
APRESENTAÇÃO GERAL DA DISCIPLINA
A disciplina aborda a relação entre a educação e o desenvolvimento da imaginação e da criação na infância a partir da defesa da Educação Infantil como um projeto de plena humanização de toda criança. A partir dos pressupostos da Teoria histórico-cultural, defende-se que a imaginação e a criatividade não se desenvolvem naturalmente, mas engendram-se no processo de transmissão-assimilação dos conteúdos escolares.
Subsidia na Teoria Histórico-cultural a compreensão de que a Educação Infantil constitui-se um espaço propício para o desenvolvimento da atividade criadora, possibilitando assim a formação de funções psíquicas superiores pelas crianças.
Nessa perspectiva, a organização do trabalho pedagógico (atividade docente e discente) na Educação Infantil deve se dar a partir da organização do processo de obutchénie (unidade ensino-aprendizagem/desenvolvimento ) para que se criem condições para o desenvolvimento infantil (humano) nas suas máximas possibilidades, tendo em vista a necessidade da criança em apropriar-se de conceitos científicos por vias da educação infantil indispensáveis à formação do pensamento abstrato e do desenvolvimento da imaginação criativa.
Assim, objetivamos que ao longo dessa disciplina possamos compreender como se dá o processo de ensino-aprendizagem e desenvolvimento infantil a partir dos pressupostos da Teoria Histórico-cultural, estabelecendo conexões possíveis entre a educação infantil, arte e os processos de desenvolvimento da Imaginação e da atividade criadora.
A obra que subsidiará nossos estudos será o livro Imaginação e criação na infância, escrito por Lev Semionovich Vigotski e traduzido por Zoia Prestes, que aborda a questão da imaginação, seus conceitos e sua formação na infância e versa também sobre a criação literária, teatral e do desenho. Nesta obra, Vigotski define quatro formas principais de relação entre a atividade de imaginação e a realidade.
Além disso, as demais referências bibliográficas, leituras e materiais indicados, nos auxiliarão na compreensão da importância da imaginação e da criação nos primeiros anos de vida da criança e no papel da educação infantil no desenvolvimento da imaginação criadora.
Imagem retirada de : https://images.app.goo.gl/LmEg25ojBgx6XhKT7
VIGOTSKI, L. S. Criação e imaginação; Imaginação e realidade. In: Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico: livro para professores. Trad. Z. Prestes. São Paulo: Ática, 2009.
O ovo (Urutu) Tarsila do Amaral, 1928.
Acesso em https://www.spescoladeteatro.org.br/noticia/100-anos-da-semana-de-22-conheca-urutu-ou-o-ovo-de-tarsila-do-amaral
Sejam bem-vindos/as à disciplina Participar e explorar: imaginação e criatividade da criança. Nesse módulo estudaremos sobre os paradigmas teóricos clássicos da Teoria Histórico-cultural e suas contribuições para a educação. Objetivamos compreender como se dá os processos de ensino-aprendizagem e desenvolvimento infantil, bem como as possibilidades do trabalho pedagógico na educação infantil como possibilidade para o desenvolvimento das funções psíquicas superiores, com ênfase no desenvolvimento da imaginação e da atividade criadora.
A formação de professoras-professores, alinhada a uma perspectiva crítico-emancipatória, tomada pela materialidade da práxis – indissociabilidade entre teoria-prática -, suscita a constituição da identidade
Docente por um conjunto de conhecimentos técnicos, mas também ético, político e estético.
Nesse sentido, a realização das leituras e das atividades indicadas. Ademais, ao considerar os estudos vigotskianos sobre a arte como possibilidade de educação das emoções, comportamentos, tomada da consciência, desenvolvimento da personalidade e da consciência, consideramos a arte, ciência e filosofia como princípio basilar para a formação humana, ou seja, de professores e crianças.
Outrossim, esperamos que ao longo dessa disciplina a arte esteja presente em seus processos formativos e que possam compartilhar conosco suas experiências estéticas e novas aprendizagens.
Bons estudos,
Profa. Dra. Priscilla Ximenes
Vamos nos conhecer melhor? Dinâmica de apresentação
A- Registro para o padlet –
Clique no link (PADLET https://padlet.com/priscilla_andrade/quem-eu-sou-de-onde-venho-e-por-que-estou-aqui-o-que-eu-j-se-qutdan6ai8cwv8lv Vá no sinal de + e responda a pergunta:
"Quem eu sou? De onde venho e por que estou aqui? O que eu já sei sobre a Teoria Histórico-cultural?
Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.
Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.
Uma excelente trilha de aprendizagem!!
Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor (a): Priscilla de Andrade Silva Ximenes
CONHEÇA O PROFESSOR:
Minicurrículo:
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2020). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás / Regional Catalão (2015).Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (2006). Professora Adjunta na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE/UFG). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, Infância e Formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Infância, Educação Infantil, Formação de professores, Didática e Teoria histórico-cultural. Líder da Rede de Pesquisadores sobre professores do Centro-Oeste (REDECENTRO). Professora pesquisadora membro da ANDIPE (Associação Nacional de Didática e Prática de Ensino). Coordenadora Estadual da ANFOPE - Goiás (Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação). Membro do Fórum Goiano de Educação Infantil. Professora pesquisadora e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Infância (NEPIE/UFG/RC) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Docência na Educação Básica e Superior (GEPDEBS/UFU) .
Saiba mais no Currículo Lattes: https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=79B848B9824A64F17E6F2D465E444CD2#