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CCB/CEAD011 - EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL E PROMOÇÃO DE HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS - Turma: 17A (2024.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (23/09/2024 - 25/10/2024)

Disponíveis em:
https://www.seduc.pi.gov.br/noticias/noticia/10227 

 

Caro(a) aluno(a),

Essa disciplina irá desenvolver processos dialógicos no contexto atual da saúde, nutrição e segurança alimentar e nutricional. Assim, para que você tenha o melhor aproveitamento e evolução no processo de aprendizagem, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.
Será uma disciplina onde iremos possibilitar importantes trocas com conteúdo teóricos e práticos.
Desejamos um excelente caminho de aprendizagem!!

Você contará com o acompanhamento da Professora Marize Melo dos Santos

 

CONHEÇA A PROFESSORA:

 

Sou Nutricionista, graduada pela Universidade Federal de Pernambuco (1981), Mestra em Nutrição em Saúde Pública pela Universidade Federal de Pernambuco (1989) e Doutora em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). Atualmente sou Professora Titular da Universidade Federal do Piauí/Departamento de Nutrição. Fui membro do Núcleo de Estudos em Saúde Pública, no período 1989-2019. Sou
Coordenadora de Gestão do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar- CECANE-UFPI, desde 2015. Tenho experiência na área de Nutrição, com ênfase em Nutrição Social e Saúde Coletiva, atuando com temas de Políticas Públicas de Saúde e Nutrição, Educação Alimentar e Nutricional, Segurança Alimentar e Nutricional, Sistema Único de Saúde, Atenção Básica em Saúde e Educação em Saúde.
Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0393267135853476 

AMBIENTAÇÃO DA DISCIPLINA (23/09/2024 - 25/10/2024)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

   FÓRUM DE APRESENTAÇÕES E TIRA DÚVIDAS
UNIDADE I (23/09/2024 - 25/10/2024)

Serão abordados temas no contexto da saúde, nutrição e EAN:
- Aspectos conceituais e marcos referenciais da educação, educação em saúde e EAN no Brasil
- Relações dos componentes cognitivos, afetivos e situacionais na promoção da alimentação adequada e
saudável

Desenvolver processos dialógicos e realização de atividades no contexto da saúde, nutrição e EAN.

 

Para melhor compreensão sobre alimentação adequada e saudável e ações de EAN:
Elabore um mapa mental com conexões entre suas atividades profissionais e acadêmicas e a
estruturação do conceito de alimentação adequada e saudável ou com os princípios para ações em
EAN, com base nas figuras apresentadas na aula e na referência.
CRUZ, KJC, OLIVEIRA, ARS, SANTOS, MM. Guia de referência: curso de formação para o enfrentamento da obesidade no
âmbito da atenção primária em saúde no Piauí. E-book. ISBN: 978-65-5904-003-2. Teresina: EDUFPI, 2020, 237p.

    
Inicia em 23/09/2024 às 0h 0 e finaliza em 09/10/2024 às 23h 59
UNIDADE II (23/09/2024 - 25/10/2024)

Serão abordados temas no contexto da segurança alimentar e nutricional e a multidimensionalidade da
alimentação.

Desenvolver processos dialógicos e realizar atividades no contexto da segurança alimentar e nutricional
e a multidimensionalidade da alimentação.

1. BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Marco de referência de educação alimentar e nutricional para as políticas públicas. – Brasília, DF: MDS; Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, 2012. 68 p.

2. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Básica. Departamento de Atenção Básica. Guia Alimentar para a população brasileira, 2ª Ed. (1ª reimpressão). Brasília, 2015. 166 p.

Vídeos disponíveis em: 1. https://br.video.search.yahoo.com/search/video?fr=mcafee&fr2=p%3As%2Cv%3Av&ei=UTF-8&p=guia+alimentar+para+a+popula%C3%A7%C3%A3o   

2. https://br.video.search.yahoo.com/search/video?fr=mcafee&ei=UTF-8&p=guia+alimentar+para+a+popula%C3%A7%C3%A3o+brasileira+pdf&type=E210BR826G0#id=17&vid=1a9abaf2c77e66920135078a9e3bc39b&action=view  

3. DIEZ-GARCIA RW, CERVATO-MANCUSO AM (Coordenadoras). Mudanças alimentares e educação alimentar e nutricional. 2ª ed. Rio de janeiro: Guanabara Koogan, 2017

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

1. SANTOS MM, CARVALHO CMRG. Vida saudável: da teoria à prática (organizadoras). E-book. ISBN: 978-65-990868-0-9. Parnaíba, PI: Acadêmica Editorial, 2020, 205 p.

2. CRUZ, KJC, OLIVEIRA, ARS, SANTOS, MM. – Guia de referência: curso de formação para o enfrentamento da obesidade no âmbito da atenção primária em saúde no Piauí. E-book. ISBN: 978-65-5904-003-2. Teresina: EDUFPI, 2020, 237p.

3. DIÔGO V., (Organizador). Temas e jogos digitais para educação alimentar e nutricional de adolescentes. [livro eletrônico] – Tutóia, MA: Diálogos, 2022.

4. SCHWEICKARDT, JC... [et al.], organizadores. Trabalhar e aprender em conjunto: por uma técnica e ética de equipe na saúde. 1.ed. - Porto Alegre: Rede UNIDA, 2019. 182 p.: – (Série Vivências em Educação na Saúde; nº15).

5. SIMINO, LAP. Educação alimentar e nutricional – Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018. 160 p.

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são o modelo para alcançar um futuro melhor e
mais sustentável para todas as pessoas. Foram definidos a partir de uma longa experiência da ONU em
promover uma sociedade mais justa e que respeitasse o meio ambiente

 

https://brasil.un.org/pt-br/sdgs 

Para melhor compreensão sobre nutrição e segurança alimentar e nutricional:
Participe das discussões no fórum a partir da leitura do segundo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável
(ODS2) - Fome zero e agricultura sustentável. Erradicar a fome, alcançar a segurança alimentar,
melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável.
Atividade: descreva sobre a sua compreensão quanto à situação atual do Brasil para alcançar esse
ODS2.
https://brasil.un.org/pt-br/sdgs 

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 23/09/2024 às 00:00 a 13/10/2024 às 23:59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (23/09/2024 - 25/10/2024)
SEGUNDA CHAMADA (23/09/2024 - 25/10/2024)
AVALIAÇÃO FINAL (23/09/2024 - 25/10/2024)
Frequências da Turma

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Notas da Turma

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Plano de Curso

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