O brincar no espaço escolar;
O papel do professor no ensino.
Nessa unidade de ensino, a temática central de estudo contempla discursões sobre a organização do espaço escolar no processo de formação da criança na educação infantil, a mediação do profissional na condução das práticas de ensino no uso dos brinquedos, brincadeiras e materiais necessários para uma formação humana de qualidade.
Objetivo: Discutir a organização do espaço escolar no processo de formação da criança na educação infantil, entendendo que as práticas que permeiam toda essa etapa devem ser realizadas por meio de atividades lúdicas e interativas que desafiem as capacidades e o interesse em participar e aprender.
ü Compreender práticas de ensino que conduzam as crianças ao desenvolvimento e aprendizagem por meio de brinquedos e brincadeiras que atenda às necessidades da criança, conforme suas formas de manifestação no brincar;
ü Refletir o modo de organizar intencionalmente o ensino no espaço escolar da educação infantil;
ü Caracterizar os princípios orientadores presentes nas práticas pedagógicas na educação infantil;
ü Repensar as possibilidades educativas para crianças na idade infantil, a partir da teoria histórico-cultural;
Texto base/Livro
LAZARETTI, L. M.; MELLO, M. A. Como ensinar na Educação Infantil? Reflexões sobre a didática e o desenvolvimento da criança. Uberlândia: Navegando, 2018. Cap. 6. p. 117-131.
ALMEIDA, M. T. P. de. O brincar, a criança e o espaço escolar. In: SCHLINDWEIN, L. M.; LATERMAN, I.; PERTERS, L. (orgs). A criança e o brincar nos tempos e espaços da escola. Florianópolis: NUP, 2017. P. 39- 56.
MATERIAL COMPLEMENTAR:
ANDRADE, L. B. P. de. Educação infantil: na trilha do direito. In: ANDRADE, LBP. Educação infantil: discurso, legislação e práticas institucionais [online]. São Paulo: Editora UNESP, Cultura acadêmica, 2010. 193 p. ISBN 978-85-7983-085-3. Available from SciELO Books. http://books.scielo.org .
HORN, M. da G. S. Sabores, cores, sons, aromas: a organização dos espaços na educação infantil. Porto Alegre, RS: Artmed, 2004. 119p.
HORN, M. da G. S. Brincar e interagir nos espaços da escola infantil. [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso. 2017. E-PUB.
MELLO, S. A. O lugar da cultura na educação da infância: contribuições do enfoque histórico-cultural da psicologia à educação. In: MARISTELA, A. (org). A educação infantil em diálogos. Campinas, SP: Editora Alínea,2012.
BIBLIOTECA VIRTUAL
VÍDEO
Brincadiquê? Pelo direito ao brincar: culturas infantis e a defesa do direito do brincar. Http://youtube.be/iuFCBjJdRdo?si=RtZxf-40VRPQYz6j
No enfoque histórico-cultural, como afirma Zaporózhets (1987) citado por Mello (2012):
“As condições pedagógicas ótimas para a concretização das possibilidades potenciais da criança pequena, para seu desenvolvimento harmônico, não se criam por meio do ensino forçado, antecipado, dirigido a encurtar a infância, a transformar antes do tempo a criança pequena em pré-escolar e ao pré-escolar em escolar. Etc. É indispensável, ao contrário, o desdobramento amplo e o enriquecimento máximo do conteúdo das formas especificamente infantis da atividade lúdica, prática e plástica e também da comunicação das crianças entre si e com os adultos”. (p. 54).
Os conteúdos apresentados nessa unidade de ensino contemplaram aspectos relevantes acerca da rotina no espaço da educação infantil, a importância da mediação do professor no processo de educar e aprender das crianças por meio de brinquedo, brincadeira e materiais disponíveis na escola, cujo processo, deve ser compreendido por meio das interações e brincadeiras, cabendo ao professor organizar intencionalmente as atividades de ensino e fazer as mediações necessárias.
FÓRUM III
Período de Habilitação:
01/10/2024 às 00:00
a
28/10/2024 às 23:59
Inicia em 01/10/2024 às 0h 0 e finaliza em 16/10/2024 às 23h 59