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CPEV/CEAD012 - BRINCADEIRA, BRINQUEDO E JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL - Turma: 8B (2024.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (01/09/2024 - 15/10/2024)

Caro(a) aluno(a),

Boa tarde, que alegria! Como é bom ter vocês aqui participando do curso de formação/especialização em educação infantil, formação docente e desenvolvimento da criança, especificamente, cursando a disciplina: Brincadeira, brinquedo e jogos na educação infantil. A ementa da disciplina Aborda: os fundamentos teóricos da brincadeira, do brinquedo e do jogo; o significado da atividade lúdica no desenvolvimento da criança; o brincar como atividade guia do desenvolvimento da criança e da atividade de ensino do professor. O nosso propósito aqui é trabalhar as possibilidades que essas três categorias que envolve a disciplina, quais sejam, brincadeira, brinquedo e jogos, contribua na formação docente de vocês e atenda às necessidades, peculiaridades das crianças que frequentam às pré-escolas, numa formação humanizada para vida adulta. A disciplina é virtual, eu sei! Mas, deve ser recheada de estudo, análise e afeição. Talvez você esteja pensando e perguntando: o que eu irei aprender? Durante o processo, vocês iram saber.  Pois bem, começamos a nossa disciplina, saudando e desejando boas-vindas a cada um de vocês professores (as) que aceitou esse desafio com um jeito diferente de comunicação! Coisas de gente como a gente que ama a causa e a educação.

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados, fazer a leitura dos textos, realizar as tarefas e os fóruns. É uma disciplina, que transita com as demais já ministradas, em que você terá as condições materiais para se apropriar e aprofundar dos conhecimentos no decorrer dos módulos de estudo e nas trocas de experiencias com seus pares.

Desejo uma excelente aprendizagem!!

 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor (a):

 Ana Teresa Silva SousaCaro

CONHEÇA O PROFESSOR:

Ana Teresa Silva Sousa

 

Doutora em Educação (UFRN-2011), Mestre em Educação (UFPI-2002), Especialista em Educação Infantil (UEC-1992), Professora associada da Universidade Federal do Piauí-CCE/DMTE/UFPI, Membro do grupo de Pesquisa Formação de Professores na Perspectiva Histórico-Cultural-FORMAR, Membro efetivo da Associação Francofone de Pesquisa Científica em Educação AFIRSE/BRASIL. Desenvolve trabalhos na linha de pesquisa: formação de professores, pesquisa colaborativa, formação de conceitos, educação infantil, entre outros. É autora de artigos publicados em periódicos, capítulo e livros,  com foco na educação e formação de professores.  Lattes: CV: https://lattes.cnpq.br/7201819162879685, ORCID: http://orcid.org/0000-0003-1884-5039, E-mail: anateca@ufpi.edu.br.

 

Saiba mais no Currículo Lattes

AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (01/09/2024 - 15/10/2024)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

   FÓRUM DE APRESENTAÇÕES E TIRA DÚVIDAS
UNIDADE I (01/09/2024 - 15/10/2024)

O brincar na antiguidade;

Gênese da brincadeira, do brinquedo e do jogo na perspectiva sociocultural;

Definições e tipos.

 

               Na unidade, traremos uma abordagem sobre o brincar, brinquedo e jogo na educação infantil numa perspectiva sociocultural, buscando compreender a base epistemológica que está presente nessas atividades e a importância para o desenvolvimento e aprendizagem da criança em processo de educação e humanização.

Objetivo: Compreender as bases eistemológicas das relações entre brincadeiras, brinquedo e jogos na educação infantil.

  • Identificar como vai surgindo a brincadeira ao longo do desenvolvimento da criança e o papel dessa atividade, significados e sentidos no aprendizado voltado para humanização da vida, da educação e da cultura que faz parte.
  • Definir brincadeira, brinquedo e jogo caracterizando suas formas de desenvolvimento dessas atividades no período da infância.

LEONTIEV, Alexis. Os princípios psicológicos da brincadeira pré-escolar. In: VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R., LEONTIEV, A. N. Linguagem desenvolvimento e aprendizagem. Tradução: Maria da Penha Villalobos.  11. Ed. São Paulo: Ícone, 2010. p.119-142.

VYGOTSKY, L. S. O papel do brinquedo no desenvolvimento. In: VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

WAJSKOP, G. Brincar na pré-escola. 8. Ed. São Paulo: Cortez, 2009.

 

MATERIAL COMPLEMENTAR: 

KISHIMOTO, T. M. (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2017. p. 11-29.

LEBOVICI, S.; DIATKINE, R. Significado e função do brinquedo na criança. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1988. 63p.

 

BIBLIOTECA VIRTUAL

VIGOTSKI, L. S. A brincadeira e o seu papel no desenvolvimento psíquico da criança: Rio de Janeiro. Revista Virtual de Gestão de Iniciativas Sociais, n. 11, jun. 2008. Disponível em: http:// wwwItds.ufrj.br/gis/anteriores/rvgis11.pdf . Acesso em: 12/agost/2024.

VÍDEO

A importância do brincar no desenvolvimento infantil. Acesso:  https//youtu.be/evkvmkyVrYo?si=HHUvkOsktzMV2SCa  

Neste Inter jogo de forças, o brinquedo exerce importante função e nós, adultos, devemos conhecer essa atividade para compreendermos sua real importância na vida da criança. Pois o mundo externo, o ambiente (Nós!) podemos intensificar ou mitigar as necessidades infantis. Nós não deixamos para nossos filhos somente uma herança genética, mas um patrimônio adquirido pela convivência conosco. (Lebovici, S.; Diatkine, R. 1988, p. 6).

A meta proposta para a unidade I, teve como ferramenta principal discutir os fundamentos epistemológicos da brincadeira, do brinquedo e do jogo na educação infantil, definições e tipos, embasado por autores da linha histórico-cultural, numa defesa da formação humanizada do desenvolvimento e aprendizagem da criança.

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 01/09/2024 às 00:00 a 29/09/2024 às 23:59
    
Inicia em 01/09/2024 às 0h 0 e finaliza em 29/09/2024 às 23h 59
UNIDADE II (01/09/2024 - 15/10/2024)

  • O jogo de papeis e a ludicidade: importância, tipos;
  • Brincadeiras lúdico- agressivas;

 

Nessa unidade de ensino objetivamos, de modo geral, abordar os conteúdos historicamente produzidos sobre o jogo de papeis, ludicidade e a importância. As diferentes manifestações das brincadeiras lúdico-agressivas vivenciadas pela criança, conforme suas diversas formas de expressividades individuais, da cultura de pares das crianças, bem como na educação pré-escolar. O diálogo se insere com base na teoria histórico-cultural.

Objetivo: Discutir os fundamentos teóricos do jogo de papeis nas suas diferetes especificidades  e modalidades, protagonizado pelas crianças numa reconstituição das relações socias típico da vida adulto nos contextos socias em que se inserem.

ü  Caracterizar a importância e os tipos de jogo de papeis e brincadeiras protagonizados pelas crianças numa perspectiva de inclusão e reconstrução para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças nos tempos atuais;   

ü  Refletir sobre as dimensões pedagógicas nas brincadeiras lúdico-agressivas das crianças e seus reflexos socioculturais nos processos de ensino e aprendizagem.

 

BARBOSA, R. F. M.; MARTINS, R. L. Del R.; MELLO, A. da. S. Brincadeiras lúdico-agressivas: tensões e possibilidades no cotidiano na educação infantil. Movimento, v. 23, n. 1, p. 159-170, jan./mar. de 2017.

 

MAGALHÃES, M. G.; MESQUITA, de M.A. O jogo de papeis como atividade pedagógica: apontamentos para emancipação humana. Nuances. Estudo sobre educação. Presidente Prudente-SP. v. 25, n. 1, p. 266-279, jan./abr. de 2014.

 

MATERIAL COMPLEMENTAR: 

ARCE, A.; DUARTE., N. (orgs). Brincadeira de papéis sociais na educação infantil: as contribuições de Vigostki, Leontiev e Elkonin. São Paulo: Xamã, 2006.

 

KISHIMOTO, T. M. (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2017.

 

OTTONI, T. de P. M. E.; SFORNI, M. S de F. V. Vigotsky, Leontiev e Elkonin: subsídios teóricos para a educação infantil. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO. 16., 2012. Campinas, Anais [...]. Campinas- SP: Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP. 2012. V. 1. P. 1-10.

 

LAZARETTI, L. M. Idade Pré- Escolar (3-6 anos): a brincadeira de papeis sociais e o ensino sistematizado. In: MARTINS, L. G.; ABRANTES, A. A.; FACCI, M. G. D. Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas, SP: Autores Associados, 2016. P. 130-146.

BIBLIOTECA VIRTUAL

VÍDEO

Entrevista com Kishimoto, T. O brincar na educação infantil. https://youtu.be/09w8a-u-AUU?si=8QiTO1IMA05wV3M 

“A brincadeira compartilhada permite a participação do professor não apenas como alguém pode dirigir, mas de vivenciar com as crianças e perceber como elas vêm construindo seus conhecimentos a respeito do que envolve as funções de trabalho nas atividades produtivas dos adultos, incrementando e enriquecendo o conteúdo de valores e regras sociais que são fundamentais para relacionar com o mundo circundante, em direção à almejada formação humana”. (Lazaretti, 2016, p. 135-136).

Os conteúdos que foram abordados nessa unidade de ensino tiveram como meta apresentar os fundamentos teórico-metodológicos do jogo de papeis e das brincadeiras, suas diferentes modalidades e contextos sociais em que se inserem, numa dimensão pedagógica e como uma necessidade da criança em fase de desenvolvimento e aprendizagem que deve ser considerada para uma formação humanizada.

   FÓRUM II
Período de Habilitação: 16/09/2024 às 00:00 a 08/10/2024 às 23:59
    
Inicia em 16/09/2024 às 0h 0 e finaliza em 08/10/2024 às 23h 59
UNIDADE III (01/09/2024 - 15/10/2024)

O brincar no espaço escolar;

O papel do professor no ensino.

               

                Nessa unidade de ensino, a temática central de estudo contempla discursões sobre a organização do espaço escolar no processo de formação da criança na educação infantil, a mediação do profissional na condução das práticas de ensino no uso dos brinquedos, brincadeiras e materiais necessários para uma formação humana de qualidade.

Objetivo: Discutir a organização do espaço escolar no processo de formação da criança na educação infantil, entendendo que as práticas que permeiam toda essa etapa devem ser realizadas por meio de atividades lúdicas e interativas que desafiem as capacidades e o interesse em participar e aprender.

ü  Compreender práticas de ensino que conduzam as crianças ao desenvolvimento e aprendizagem por meio de brinquedos e brincadeiras que atenda às necessidades da criança, conforme suas formas de manifestação no brincar;

ü  Refletir o modo de organizar intencionalmente o ensino no espaço escolar da educação infantil;

ü  Caracterizar os princípios orientadores presentes nas práticas pedagógicas na educação infantil;

ü  Repensar as possibilidades educativas para crianças na idade infantil, a partir da teoria histórico-cultural;

Texto base/Livro

LAZARETTI, L. M.; MELLO, M. A. Como ensinar na Educação Infantil? Reflexões sobre a didática e o desenvolvimento da criança. Uberlândia: Navegando, 2018. Cap. 6. p. 117-131.

ALMEIDA, M. T. P. de. O brincar, a criança e o espaço escolar. In: SCHLINDWEIN, L. M.; LATERMAN, I.; PERTERS, L. (orgs). A criança e o brincar nos tempos e espaços da escola. Florianópolis: NUP, 2017. P. 39- 56.

MATERIAL COMPLEMENTAR:

ANDRADE, L. B. P. de. Educação infantil: na trilha do direito. In: ANDRADE, LBP. Educação infantil: discurso, legislação e práticas institucionais [online]. São Paulo: Editora UNESP, Cultura acadêmica, 2010. 193 p. ISBN 978-85-7983-085-3. Available from SciELO Books. http://books.scielo.org .

HORN, M. da G. S. Sabores, cores, sons, aromas: a organização dos espaços na educação infantil. Porto Alegre, RS: Artmed, 2004. 119p.

 

HORN, M. da G. S. Brincar e interagir nos espaços da escola infantil. [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso. 2017. E-PUB.

MELLO, S. A. O lugar da cultura na educação da infância: contribuições do enfoque histórico-cultural da psicologia à educação. In: MARISTELA, A. (org). A educação infantil em diálogos. Campinas, SP: Editora Alínea,2012.

BIBLIOTECA VIRTUAL

VÍDEO

Brincadiquê? Pelo direito ao brincar: culturas infantis e a defesa do direito do brincar. Http://youtube.be/iuFCBjJdRdo?si=RtZxf-40VRPQYz6j 

No enfoque histórico-cultural, como afirma Zaporózhets (1987) citado por Mello (2012):

 

“As condições pedagógicas ótimas para a concretização das possibilidades potenciais da criança pequena, para seu desenvolvimento harmônico, não se criam por meio do ensino forçado, antecipado, dirigido a encurtar a infância, a transformar antes do tempo a criança pequena em pré-escolar e ao pré-escolar em escolar. Etc. É indispensável, ao contrário, o desdobramento amplo e o enriquecimento máximo do conteúdo das formas especificamente infantis da atividade lúdica, prática e plástica e também da comunicação das crianças entre si e com os adultos”. (p. 54).

Os conteúdos apresentados nessa unidade de ensino contemplaram aspectos relevantes acerca da rotina no espaço da educação infantil, a importância da mediação do professor no processo de educar e aprender das crianças por meio de brinquedo, brincadeira e materiais disponíveis na escola, cujo processo, deve ser compreendido por meio das interações e brincadeiras, cabendo ao professor organizar intencionalmente as atividades de ensino e fazer as mediações necessárias.

   FÓRUM III
Período de Habilitação: 01/10/2024 às 00:00 a 20/10/2024 às 23:59
    
Inicia em 01/10/2024 às 0h 0 e finaliza em 30/10/2024 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (01/09/2024 - 15/10/2024)

O processo de avaliação será mediado por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), a partir de atividades assíncronas e síncronas com apoio de um conjunto amplo e diversificado de recursos e ferramentas próprios de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Entre as atividades assíncronas, destacam-se as que serão realizadas na turma virtual do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas da UFPI (SIGAA). Para efeito de notas serão realizadas as seguintes atividades avaliativas em que o cursista deverá observar o prazo estipulado para o envio conforme o que segue:

a)      Produção e envio de mapa conceitual;

b)      Produção e envio de tarefas correspondente as três unidades de ensino por meio da ferramenta tarefa online;

c)       Debates e discussões dos conteúdos com base na temática proposta nas unidades de ensino por meio das ferramentas fórum;

d)      Vídeo disponibilizado para assistir e discutir no fórum;

e)      Prova com questões de múltiplas escolhas eletrônica realizada diretamente na sala virtual do SIGAA;

O processo de avaliação da aprendizagem será de natureza qualitativa e quantitativa, observando-se o cumprimento dos prazos, a participação e interação no AVA, a assiduidade, engajamento e colaboração na realização das atividades propostas, a compreensão e o atendimento dos objetivos dos trabalhos e a qualidade das produções. O pré-requisito formal para aprovação será a obtenção de média igual ou superior a 6,0 (seis) pontos em cada componente curricular.

    
Inicia em 18/10/2024 às 0h 0 e finaliza em 19/10/2024 às 23h 59
SEGUNDA CHAMADA (01/09/2024 - 15/10/2024)
    
Inicia em 22/10/2024 às 0h 0 e finaliza em 23/10/2024 às 23h 59
AVALIAÇÃO FINAL (01/09/2024 - 15/10/2024)
    
Inicia em 25/10/2024 às 0h 0 e finaliza em 26/10/2024 às 23h 59
Frequências da Turma

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Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2024200**** 8,0 8,8 9,0 8.4 0 MATRICULADO
2 2024200**** 0.0 0 MATRICULADO
3 2024200**** 9,0 8,5 9,0 8.9 0 MATRICULADO
4 2024200**** 8,0 6,1 6,2 7.3 0 MATRICULADO
5 2024200**** 8,0 7,3 9,3 8.1 0 MATRICULADO
6 2024201**** 9,0 9,3 9,1 9.1 0 MATRICULADO
7 2024200**** 9,0 9,0 6,0 8.4 0 MATRICULADO
8 2024200**** 0.0 0 MATRICULADO
9 2024200**** 8,0 8,8 9,2 8.4 0 MATRICULADO
10 2024200**** 8,0 5,3 8,9 7.6 0 MATRICULADO
11 2024200**** 0.0 0 MATRICULADO
12 2024200**** 10,0 9,4 9,6 9.8 0 MATRICULADO
13 2024200**** 7,0 8,3 8,3 7.5 0 MATRICULADO
14 2024200**** 8,0 8,3 6,1 7.7 0 MATRICULADO
15 2024200**** 8,0 9,1 9,2 8.5 0 MATRICULADO
16 2024200**** 7,0 8,6 9,6 7.8 0 MATRICULADO
17 2024200**** 10,0 9,3 9,8 9.8 0 MATRICULADO
18 2024200**** 7,0 8,2 7,6 7.4 0 MATRICULADO
19 2024200**** 7,0 9,3 9,2 7.9 0 MATRICULADO
20 2024200**** 9,0 9,4 9,3 9.1 0 MATRICULADO
21 2024200**** 10,0 8,9 9,4 9.7 0 MATRICULADO
22 2024200**** 10,0 6,2 9,4 9.1 0 MATRICULADO
23 2024200**** 10,0 9,4 8,7 9.6 0 MATRICULADO
24 2024200**** 9,0 7,6 7,3 8.4 0 MATRICULADO
25 2024200**** 6,0 8,3 8,5 7.0 0 MATRICULADO
26 2024200**** 0.0 0 MATRICULADO
27 2024200**** 9,0 5,1 9,2 8.3 0 MATRICULADO
28 2024200**** 0.0 0 MATRICULADO
29 2024200**** 10,0 9,1 9,1 9.6 0 MATRICULADO
30 2024200**** 0.0 0 MATRICULADO
31 2024200**** 10,0 8,6 9,5 9.6 0 MATRICULADO
32 2024200**** 0.0 0 MATRICULADO
33 2024200**** 9,0 9,3 8,9 9.0 0 MATRICULADO
34 2024200**** 0.0 0 MATRICULADO
35 2024200**** 0.0 0 MATRICULADO
36 2024200**** 9,0 9,1 8,9 9.0 0 MATRICULADO
37 2024200**** 8,0 8,3 8,4 8.1 0 MATRICULADO
38 2024200**** 7,0 5,3 6,0 6.5 0 MATRICULADO
39 2024200**** 9,0 8,5 9,1 8.9 0 MATRICULADO
40 2024200**** 9,0 8,8 9,2 9.0 0 MATRICULADO
41 2024200**** 10,0 5,5 6,0 8.3 0 MATRICULADO
42 2024200**** 9,0 9,1 8,7 9.0 0 MATRICULADO
43 2024200**** 10,0 7,6 8,6 9.2 0 MATRICULADO
44 2024200**** 9,0 8,5 9,1 8.9 0 MATRICULADO
45 2024200**** 10,0 8,5 8,6 9.4 0 MATRICULADO
46 2024200**** 7,0 8,9 6,0 7.2 0 MATRICULADO
47 2024200**** 8,0 9,4 9,8 8.6 0 MATRICULADO
48 2024200**** 0.0 0 MATRICULADO
49 2024201**** 10,0 9,1 8,9 9.6 0 MATRICULADO
50 2024200**** 0.0 0 MATRICULADO
51 2024200**** 8,0 8,9 9,0 8.4 0 MATRICULADO
52 2024200**** 9,0 7,0 5,6 7.9 0 MATRICULADO
53 2024200**** 9,0 7,5 8,6 8.6 0 MATRICULADO
54 2024200**** 2,1 0.4 0 MATRICULADO
55 2024200**** 8,0 8,1 9,4 8.3 0 MATRICULADO
56 2024200**** 7,0 7,6 8,1 7.3 0 MATRICULADO
57 2024200**** 6,0 9,1 5.4 0 MATRICULADO
58 2024200**** 8,0 8,9 8,3 8.2 0 MATRICULADO
59 2024200**** 0.0 0 MATRICULADO
60 2024200**** 7,0 9,2 9,4 7.9 0 MATRICULADO

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