Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Seminários - organizados pelos mestrandos, em equipe, sobre temas relacionados às expressões da questão social e que envolvem os projetos de pesquisa dos pós-graduandos. Cada seminário contará com dois momentos. No primeiro momento os pós-graduandos farão a apresentação das principais ideias sobre a temática definida para o seminário. Nesse momento o pós-graduando abordará o assunto em seus aspectos gerais (significados e realidade), buscando, ainda, relacionar, teoricamente, aos seus temas/objetos de pesquisa. Ao final do seminário cada aluno deverá apresentar um artigo (no mínimo 5 páginas) expondo e refletindo sobre a relação: questão social e tema/objeto do projeto de pesquisa. No segundo momento os alunos convidam, sob a anuência e orientação do professor, representantes de instituições públicas ou da sociedade civil para falar da realidade de suas experiências e as formas de enfrentamento do Estado e da sociedade sobre a temática do seminário. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Artigo: com tema voltado para o conteúdo da disciplina ? de preferência, associar o conteúdo do artigo ao projeto de pesquisa junto ao Mestrado ? o artigo deverá ter entre 10 e 15 páginas, devendo seguir as normas da ABNT e as exigências de um artigo. Esse trabalho, posteriormente, poderá, com o aval e a orientação do orientador, ser reformulado, aprofundado e transformado numa publicação a ser apresentado em periódico e/ou evento de caráter científico. Máximo de pontuação: 6 pontos; Entrega: 30 dias após o encerramento dos seminários Seminários - última unidade: 1 ponto para a apresentação e 3 pontos para o artigo solicitado = 4 pontos . Obs; o artigo é individual e deve levar em consideração as normas da ABNT Qualitativo ? todos os alunos se responsabilizarão por ler e fazer resumos (das idéias principais) de autores a serem estudados e debatidos em cada dia. Valor do qualitativo: 0,5 pontos
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Horário de atendimento:
| 15:00 às 19 horas - 3ª feira |
Bibliografia:
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