PROCESSOS COMUNICACIONAIS- Investiga o jornalismo a partir da análise crítica de seus processos e
práticas dentro de sistemas produtivos de significações tendo como
referentes a relação com os discursos sociais, a memória e a história, a economia política do jornalismo, os impactos sociais da atividade
jornalística e sua inter-relação com as tecnologias. Foca o papel do
jornalismo na construção do espaço público, na produção de visibilidades, na legitimação de instituições e nas transformações decorrentes da disseminação das Tecnologias da Informação e da Comunicação nas sociedades contemporâneas. Esta linha comporta pesquisas que investiguem o jornalismo em seus aspectos de regionalização e globalização, em questões relacionadas ao poder e a formação de hegemonias, gêneros, formatos, linguagens, técnicas e tecnologias jornalísticas, políticas: de mercado, públicas e editoriais.
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PROCESSOS COMUNICACIONAIS- Investiga a relação de diferentes dispositivos midiáticos contemporâneos na produção de subjetividades. Foca na análise crítica da produção de processos de subjetivação nas interações da sociedade com os produtos midiáticos, considerando que tais processos são construídos em torno da mídia enquanto espaço institucionalmente legitimado, produtor de sentidos e de novas formas culturais. Neste sentido, tem-se por objetivo perceber: a) os modos de subjetivação construídos pelos diversos produtos midiáticos; b) as formas de sociabilidade e, correlatamente, de subjetividade como efeito da recepção e apropriação das lógicas da mídia; c) as identidades e subjetividades construídas nas redes políticas e sócio-culturais midiatizadas.
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