ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA- A linha propõe-se à realização de estudos a respeito dos conhecimentos
ligados ao ensino da disciplina, no tocante aos aspectos históricos,
teóricos, epistemológicos e metodológicos, tendo como escopo a
capacitação de professores de Geografia de diversos níveis de ensino em
relação ao domínio desses conhecimentos. Nesse sentido, aproveita as
contribuições teóricas da Educação para a Geografia, concernentes ao
estudo do Currículo, das teorias da aprendizagem, da Formação Docente
e práticas pedagógicas, orientando-os, principalmente, para a realidade
educacional brasileira e piauiense. Neste último caso, concentrando
esforços no resgate da produção geográfica escolar e nas racionalidades
que fundamentam a prática professoral nas instituições educacionais do
Estado.
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ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA- A linha propõe-se à realização de estudos sobre a organização e
estratégias de gestão do espaço regional brasileiro, as suas relações com
as áreas urbanas e rurais, em especial no território piauiense. Deste
modo, visa a efetuação de estudos das infraestruturas econômicas e dos
arranjos espaciais, considerando fatores históricos estruturantes e nexos
territoriais e ambientais. Em decorrência, propõe-se a levar em
consideração os estudos geoambientais em diferentes escalas,
analisando a dinâmica da natureza, tanto em seus aspectos
característicos como em suas relações com a cultura e a sociedade. Face
a isso, a linha preconiza também a reflexão e a execução de estudos
sobre o pensamento geográfico nos aspectos epistemológico, teórico e
metodológico.
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