|
Description |
|
|
-
CRISTINO JOSÉ DOS SANTOS FERREIRA
-
Fase de Gouy e visibilidade no experimento de fenda dupla com ondas de matéria.
-
Advisor : IRISMAR GONCALVES DA PAZ
-
Data: Nov 23, 2015
-
Show resume
-
O deslocamento de fase de Gouy é um efeito do confinamento espacial transverso de uma onda por focalização ou por difração através de pequenas aberturas. Nesta dissertação calculamos a fase de Gouy para a difração através de uma fenda dupla de larguras diferentes, onde observamos características diferentes em relação à fase obtida por focalização. Por exemplo, a variação total da fase é apenas π/4 para a difração em 1-dimensão enquanto que esta variação é de π/2 para a focalização em 1-dimensão. Estudamos a experiência da fenda dupla de larguras diferentes com ondas de matéria, a fim de avaliar o efeito da fase de Gouy sobre a visibilidade das franjas do padrão de interferência e a previsibilidade. Enquanto a previsibilidade muda à medida que se aumenta a largura de uma das fendas, a visibilidade recebe uma contribuição da fase de Gouy em um determinado ponto na tela de detecção. A dependência desta fase com a largura da fenda faz da fenda dupla de larguras diferentes um simples aparato para a medida desta fase para ondas de matéria. Portanto, medindo a visibilidade e a intensidade relativa em diferentes posições x na tela, obtemos a fase de Gouy. Nós ilustramos este experimento numericamente para nêutrons.
|
|
|
-
MARIANA RICHELLE P DA CUNHA
-
Estudo de propriedades de transporte em dispositivos monocamada de Poli(3-hexiltiofeno) (P3HT)
-
Advisor : HELDER NUNES DA CUNHA
-
Data: Sep 25, 2015
-
Show resume
-
O polímero semicondutor poli(3-hexiltiofeno) (P3HT) tem sido alvo de inúmeras pesquisas devido às suas propriedades opto-eletrônicas que viabilizam o seu uso principalmente na fabricação de dispositivos fotovoltaicos orgânicos (OPVs) e transistores de efeito de campo (OFETs). Este trabalho apresenta um estudo a cerca das propriedades de transporte de carga em dispositivos monocamada de P3HT sob diferentes atmosferas de medida [inerte (N2) e não inerte (O2)]. Todas as amostras foram produzidas em atmosfera inerte para evitar quaisquer efeitos de dopagem ou degradação do polímero durante o processo de fabricaçãoo das amostras. As propriedades ópticas e morfológicas foram analisadas através de medidas de absorção na região do UV-Vis e Microscopia de Força Atômica (AFM), respectivamente. Quanto às propriedades elétricas utilizamos diferentes técnicas de caracterização. Através de medidas de corrente vs. tensão identicamos os regimes de transporte e injeção de carga no material. Além disso, identificamos a presença de níveis de armadilha de carga na amostra com estrutura ITO/P3HT/Al caracterizada em atmosfera ambiente (O2) e na amostra ITO/PEDOT:PSS/P3HT/Al caracterizada em atmosfera inerte. Este resultado é corroborado pelas medidas de capacitância vs. tensão (C-V), pois estas apresentaram um primeiro pico devido ao potencial de interface (Vbi) e um segundo pico atribuído à presença de níveis de armadilha pela dopagem do P3HT com o oxigênio. A mobilidade dos portadores de carga e a constante dielétrica do polímero foram estimadas através da técnica de foto-CELIV sob a variação de diferentes parâmetros experimentais de medida.
|
|
|
-
ANDERSON GOMES VIEIRA
-
Estudo da condutividade térmica de filmes policristalinos monocamadas de WS2 por Espectroscopia Raman.
-
Advisor : BARTOLOMEU CRUZ VIANA NETO
-
Data: Sep 24, 2015
-
Show resume
-
Neste trabalho nós relatamos as características dos modos Raman de filmes de semicondutores de metais de transição dicalcogenóides (TMDs), com variação da temperatura e potência dos lasers aplicados. A maior parte dos estudos foram realizados com o filmes sobre o substrato em que o material correspondente foi cultivado ou transferido após a esfoliação (isto é, SiO2). No entanto, as propriedades das camadas finas são fortemente influenciadas pelo substrato. Amostras suspensas de TMDs foram fabricadas através da transferência de monocamadas de WS2 sobre substratos de Si3N4 que foram previamente perfurados por um feixe de íons focalizado (Ga+). Os espectros Raman exibiram picos de intensidade mais elevadas para ambos principais modos vibracionais na região onde o filme estava suspenso em comparação com as regiões que estavam diretamente sobre o substrato de Si3N4. Finalmente, os efeitos da temperatura aplicada nas camadas de TMDs resultou em mudanças de posições de picos no espectro de Raman. As mudanças registradas foram analisados e o coeficiente de condutividade térmica foi calculado para cada tipo de TMD, com base em outros trabalhos já realizados para TMDs e grafeno.
|
|
|
-
NATANAEL DA SILVA ROCHA
-
Síntese e Caracterização do Molibdato de Cobalto puro e dopado com Zinco
-
Data: Aug 31, 2015
-
Show resume
-
Muitos dos dispositivos tecnológicos modernos dependem de materiais magnéticos, dentre os quais incluem os geradores e transformadores de energia elétrica, os motores elétricos, os rádios, os televisores, telefones, computadores e componentes de sistemas de reprodução de som e vídeo. Os molibdatos de metais de transição têm sido gradualmente utilizados como alternativas promissoras e eficazes, pois oferecem vantagens como baixo custo, recursos abundantes, além de não agredirem o meio ambiente. O molibdato de cobalto em particular, tem despertado grande interesse da comunidade devido às suas excelentes propriedades catalíticas, eletroquímicas e magnéticas e, em virtude disso, oferecem inúmeras aplicações, que vão desde o uso em materiais ânodos em baterias de lítio e capacitores eletroquímicos à oxidação fotocatalítica de corantes. Neste estudo, bastões de molibdato de cobalto puro e dopado com zinco ZnxCo(1-x)MoO4 (x = 0, 1, 2 e 3%), foram sintetizadas pelo método hidrotérmico e caracterizados por difração de Raios-X, espectroscopia na região do infravermelho (FTIR), espectroscopia Raman, espectroscopia na região do ultravioleta e visível (UV-vis), microscopia eletrônica de varredura (MEV), EDS e medidas magnéticas. Após caracterização foi observado, na análise magnética, que o molibdato de cobalto puro na temperatura ambiente é paramagnético e, após a dopagem com zinco, passa a ser ferromagnético.
|
|
|
-
FRANCISLEIA MARIA LIMA SILVA
-
Estudo da difusão de luz em amostras aquosas na presença de nanopartículas deCaWO4, BaWO4, CaMoO4, BaMoO4 e de pigmento de cúrcuma.
-
Advisor : FRANCISCO WELINGTON DE SOUSA LIMA
-
Data: Aug 31, 2015
-
Show resume
-
A nanotecnologia atualmente é uma tecnologia bastante utilizada para diversos fins. Uma das industrias que tem investido bastante nesta nova tecnologia é a industria cosmética e isso se dar ao fato das nanopartículas possuir um alto poder penetração na pele chegando a camadas mais profundas que os produtos convencionais, potencializando assim o efeito desejado. Com o intuito de investigar como o espalhamento da luz no tecido biológico se altera na presença de nanopartículas e de pigmentos, neste trabalho busca-se realizar um estudo comparativo do espalhamento da luz na presença ou ausência de nanopartículas de CaWO4, BaWO4, CaMoO4, BaMoO4 e de pigmento de cúrcuma. Para a realização deste estudo inicialmente simulamos um meio biológico utilizando uma amostra aquosa de colágeno, no qual adicionamos as nanopartícula e o pigmento. Para realizar as analise montamos um aparato experimental que nos fornecesse o perfil de penetração da luz nas amostras de forma que analisamos a queda de intensidade no caminho óptico do laser e no sentido perpendicular. Nossos resultados mostram que as nanopartículas alteram o decaimento da intensidade luminosa e o pigmento de cúrcuma interage de forma diferente quando combinada com nanopartículas podendo aumentar ou diminuir o poder do espalhamento da luz na presença de nanopartículas de pigmento age de forma diferente quando combinada com as nanopartículas podendo aumentar ou diminuir o poder de espalhamento da luz nas amostras de forma que as nanopartículas de tungstato são meios espalhadores mais eficientes que as de molibdatos.
|
|
|
-
GIOVANE DE SOUZA SILVA
-
Método de Callan-Symanzik para Campos Escalares com Violação de Lorentz.
-
Advisor : PAULO RENATO SILVA DE CARVALHO
-
Data: Aug 14, 2015
-
Show resume
-
Neste trabalho será apresentado o cálculo dos expoentes críticos com violação de Lorentz em uma teoria O(N) do campo escalar lambda phi 4, onde introduzimos o método de Callan-Symanzik com momentos externos nulos. Embora as constantes de renormalização, a função beta e as dimensões anômalas adquiram correções quânticas com a violacao de Lorentz, o resultado dos expoentes críticos são os mesmos encontrados com invariância de Lorentz. Os resultados para todos esses expoentes concordam perfeitamente com aqueles obtidos para uma teoria sem massa renormalizada com momento externos arbitrários.
|
|
|
-
WILLIAM DE CARVALHO VIEIRA
-
Robustez da Classe de Universalidade O(N)
-
Advisor : PAULO RENATO SILVA DE CARVALHO
-
Data: Aug 14, 2015
-
Show resume
-
Neste trabalho verificamos a classe de universalidade O(N) para uma teoria do campo escalar lambda-phi-4 sem massa com violação de Lorentz, utilizando dois métodos distintos. Primeiro, fixando o momento externo via condições de normalização. Segundo, deixando o momento externo arbitrário, utilizando a subtração mínima dos pólos. Verificamos que embora as constantes de renormalização, funções do grupo de renormalização e a dimensão anômala adiquiram correções quânticas com a violação de Lorentz, os expoentes críiticos parmanecem inalterados, para ambos os métodos de renormalização.
|
|
|
-
MARIA ISABEL C RODRIGUES
-
Estudo de icnofósseis (coprólitos) da Bacia Sedimentar do Parnaíba (Permiano Inferior) e da Bacia Sedimentar do Paraná (Permiano Médio / Superior) via técnicas físico-químicas
-
Advisor : BARTOLOMEU CRUZ VIANA NETO
-
Data: Jul 31, 2015
-
Show resume
-
Análises de espectroscopia, energia dispersiva de raios-X e difração de raios-X de materiais paleontológicos como, por exemplo, excrementos fossilizados de de organismos que estiveram presentes nos intestinos de animais que os originaram têm fornecido inúmeras informações sobre a paleoecologia, o paleoclima e as condições químicas nas quais os mesmos foram preservados. Portanto, o estudo desses materiais tem grande importância científica para o estado do Piauí, onde há abundantes sítios paleontológicos que se encontram pouco estudados. Tendo em vista sua constituição físico-químicas em geral, os fósseis podem ser adequadamente estudados por técnicas de espectrosocpia, energia dispersiva de raios-X e difração de raios-X para identificar e caracterizar os compostos que constituem o material fossilizado. Elas permitem obter informações dos espectros moleculares das substâncias orgânicas e inorgânicas presentes nestes materiais fossilizados, como também, estes estudos podem revelar serem bastante promissores para auxiliar a novas interpretações paleoambientais, sobre a área em discussão e seus estratos deposicionais. Essas técnicas possibilitam, principalmente, inferências com relação aos eventos fossildiagenéticos, do processo de fossilização e melhor entendimento de características mineralógicas do antigo ambiente de vida do organismo fossilizado. O conhecimento dessas etapas durante a fossilização do organismo será de grande valia para a realização de pesquisas futuras. Neste contexto, o presente trabalho trata do estudo da caracterização de dois icnofósseis, denominados coprólitos, um da Formação Pedra de Fogo, Bacia Sedimentar do Parnaíba e o outro da Formação Rio do Rasto, Bacia Sedimentar do Paraná por meio de técnicas de espectroscopia, energia dispersiva de raios-X e difração de raios-X, bem como discutir, com base nessa caracterização, aspectos relacionados aos hábitos alimentares dos animais produtores desses coprólitos que viviam nas referidas regiões durante o período permiano.
|
|
|
-
RAFAEL DE ALENCAR ROCHA
-
Efeitos da Deformação nas Propriedades Eletrônicas de Nanotubos BCN com Vários Níveis de Desordem Posicional
-
Advisor : JONATHAN DA ROCHA MARTINS
-
Data: Jul 30, 2015
-
Show resume
-
Neste trabalho aplicamos cálculos por primeiros princípios, usando a teoria do funcional da densidade, para investigar os efeitos da deformação nas propriedades eletrônicas de nanotubos de carbono dopados com boro e nitrogênio. Consideramos vários nanotubos com diferentes níveis de desordem posicional dos átomos de boro, carbono e nitrogênio, desde um caso onde os átomos estão aleatoriamente ordenados na amostra até o caso onde o carbono está segregado do BN. Observamos uma redução sistemática da faixa proibida de energia para os nanotubos armchair, quando consideramos os casos de mais baixa energia, com baixa desordem. Para os nanotubos zigzag, não percebemos uma sistemática consistente no comportamento da faixa proibida com o achatamento para os casos estudados. Para ambos os tipos de nanotubos, casos muito desordenados não sofreram influencia relevante nas propriedades eletrônicas com o achatamento. Este estudo mostra um caminho para modificações sistemáticas nas propriedades de nanotubos BCN sem alterar a estequiometria da amostra.
|
|
|
-
JOAO VICTOR BARBOSA MOURA
-
Síntese e caracterização de molibdatos: Propriedades estruturais e vibracionais.
-
Advisor : CLEANIO DA LUZ LIMA
-
Data: Jul 13, 2015
-
Show resume
-
Os molibdatos constituem uma classe de materiais pertencentes ao grupo dos óxidos de metais de transição com grande importância, devido suas propriedades ópticas, elétricas, expansão térmica negativa, aplicações em lasers, cintiladores etc. Neste trabalho foram investigadas as propriedades estruturais e vibracionais dos molibdatos de prata (Ag2MoO4), ferro (Fe2(MoO4)3) e sódio-cério (NaCe(MoO4)2) utilizando espectroscopia Raman e difração de raios-X. Os molibdatos foram obtidos pelo método de síntese hidrotermal, tal método possibilita a obtenção de cristais com uma temperatura de tratamento relativamente baixa. Usando difração de raios-X observou-se que os materiais sintetizados foram o Ag2MoO4 – cúbico, Fe2(MoO4)3 – monoclínico e NaCe(MoO4)2 – tetragonal. A análise dos espectros Raman em função da alta temperatura no Ag2MoO4, mostrou que este molibdato sofre duas transições de fases em torno de 510 K (tetragonal) e 720 K (fase reentrante – cúbica). Nos experimentos de espectroscopia Raman em função da pressão hidrostática realizados no Fe2(MoO4)3 foi observado uma diminuição gradativa de intensidade dos modos vibracionais com o aumento da pressão, onde acima de 2,4 GPa observa-se apenas bandas largas em altos números de onda e que os modos da rede tornam-se imperceptíveis, evidenciando uma transição para uma fase desordenada que geralmente leva a uma amorfização. A transição para a fase desordenada é reversível o que mostra que o material não entrou em um estado de amorfização. Utilizando microscopia eletrônica de varredura observou-se que os cristais de NaCe(MoO4)2 são de tamanhos micrométricos e morfologia uniforme. Com as análises de difração de raios-X, Raman e microscopia eletrônica de varredura observa-se que o método de síntese é eficiente e que o molibdato de prata sofre transições de fase em altas temperaturas, o molibdato de ferro tem princípio de amorfização induzida por pressão e que o molibdato de sódio-cério apresenta morfologia diferentes das apresentadas na literatura para esse material.
|
|
|
-
ANTONIO SALDANIO MATOS MACEDO
-
Modelo XY sobre uma cadeia diamante na aproximação de Hartree-Fock.
-
Advisor : JOSE PIMENTEL DE LIMA
-
Data: Jun 22, 2015
-
Show resume
-
Nesta dissertação consideramos o modelo XY (s=1/2) sobre uma cadeia diamante nas configurações simétrica e distorcida. A Hamiltoniana é fermionizada através de uma transformação de Jordan-Wigner generalizada e os termos quárticos são tratados através de uma aproximação de Hartree-Fock. Após isso chegamos a uma Hamiltonana efetiva quadrática, sendo possível o cálculo aproximado de toda a termodinâmica do sistema. Determinamos a magnetização média por sítio, enfatizando o estudo em temperatura nula onde identificamos várias transições de fase quânticas. Comparamos ainda os resultados, em alguns casos limites, com outros métodos aproximativos e com aqueles existentes na literatura utilizando o modelo XX (s=1/2) sobre a mesma cadeia. Ainda identificamos que a aproximação de Hartree-Fock falha em algumas situações particulares, por exemplo quando o campo magnético externo é nulo, em temperatura nula, fornecendo uma magnetização não nula, contrário ao que é fisicamente esperado. Concluindo, no geral a aproximação se mostra bem adequada no estudo desse sistema físico.
|
|
|
-
EDIO DE OLIVEIRA AQUINO
-
Modelo de Potts com q=3 e 8 estados nas redes direcionadas de pequenos mundos em uma dimensão.
-
Advisor : FRANCISCO WELINGTON DE SOUSA LIMA
-
Data: Jun 19, 2015
-
Show resume
-
Neste trabalho estudamos o efeito de ligações direcionadas no modelo de Potts em uma dimensão com q=3 e 8 estados. Mostramos que este modelo apresenta uma transição de fase de 1ª e 2ª ordem que depende da probabilidade de direcionamento das ligações e dos números de estados deste modelo.
|
|
|
-
JOSE VALDO DE SANTANA FILHO
-
Estudo do Quantum Quench no Modelo Ising com Campo Transverso na Cadeia Fibonacci
-
Advisor : JOSE PIMENTEL DE LIMA
-
Data: Feb 27, 2015
-
Show resume
-
Estudaremos o modelo Ising com campo transverso sujeito a uma mudança repentina do campo magnético de um valor h0 para h (denominada quantum quench), para isso, inicialmente revisamos o perfil de magnetização, o espectro de energia e a suscetibilidade magnética desse modelo, em função do campo magnético, para o instante de tempo inicial t = 0. Em seguida de forma numérica analisamos a evolução temporal da magnetização local ml(t) após o quench. Para a cadeia homogênea finita, identificamos três regimes dados por um inicial decaimento exponencial, seguido por um regime quase-estacionário, e um período de reconstrução, caracterizando um regime aproximadamente cíclico, ao menos para os spins da região do bulk, pois para os spins próximos da borda uma análise mais detalhada revela um relaxamento inicial por uma função cosseno amortecida por uma lei de potência. Também calculamos ζ e ξ relacionados à relaxação temporal (ml(t) ~ exp(-t/ζ)), e ao comprimento de correlação (ml(t) ~ exp(-l/ξ )), e apresentamos uma relação entre eles dentro da fase ordenada (h0 < 1, h < 1). Para a cadeia quase-periódica calculamos o expoente μ que caracteriza a magnetização por uma função exponencial atenuada ml(t) ~ exp(-t)μ, e comparamos seu valor para diferentes valores do campo h e de amplitudes de inomogeneidade r, com os expoentes advindos da evolução temporal da entropia de emaranhamento e da difusão, baseado no modelo de quasepartículas que se movem balisticamente na cadeia homogênea e de forma anômola na cadeia quase-periódica. Ainda estudamos o comportamento das oscilações no cálculo do logaritmo do módulo da magnetização ln(ml(t)) pelo tempo t que definem um parâmetro de ordem para uma transição de fase dinâmica, e determinamos os valores críticos do campo.
|
|
|
-
FRANCISCO CAROL BONFIM LEAL
-
Estudo da interação de bolas de arame com água
-
Data: Feb 26, 2015
-
Show resume
-
Nesta dissertação estuda-se a interação de bolas de arame porosas mergulhadas em um fluido. Na primeira parte, propriedades básicas das bolas são investigadas. Através do método massa-tamanho, foi obtida a dimensão fractal para as bolas de fio amassado, igual a 2,65 ± 0,07. Determinou-se a dimensão fractal da seção transversal das bolas de fio amassado, que é igual a 1,54 ± 0,03. Comprovou-se que outras grandezas que caracterizam as bolas de fio amassado também escalam com diâmetro. Entre outros foram, obtidos os seguintes expoentes: da rugosidade versus diâmetro é igual a 0,35 ± 0,10 e do volume de poros versus diâmetro é igual a 3,06 ± 0,13. Descreveu-se uma lei linear para a porosidade das bolas de fio e encontrou-se no limite termodinâmico, quando o diâmetro, ξ, vai ao infinito que ρ → 0,91. Na segunda parte deste trabalho, submergiu-se e emergiu-se as bolas de fio amassado (em água) para estudar as forças de interação da água com as mesmas. Este processo apresentou um efeito de histerese, encontrado nas medidas de evolução da força em função da profundida. Interpretou-se este efeito como uma consequência da força de tensão superficial somada ao peso da água que ficou aderida à bola de fio amassado, quando a mesma estava emergindo.
|
|
|
-
RENATA RODRIGUES DA HORA
-
Estudo das propriedades físicas de fios empacotados em cavidades bidimensionais
-
Advisor : VALDEMIRO DA PAZ BRITO
-
Data: Feb 25, 2015
-
Show resume
-
Neste trabalho apresentamos estudos experimentais e de simulações computacionais dos aspectos físicos de estruturas heterogêneas de fios empacotados em cavidades planas circulares com diâmetros de 22,0 cm e 50,0 cm, até o limite máximo de empacotamento. Essas estruturas apresentam uma rica física caracterizada por leis de escala robustas, transições de fase, fenômenos de correlação espacial, formação de padrões, além de analogias com importantes sistemas da física da matéria condensada [1,2]. O processo de empacotamento desses sistemas quase-1D em cavidades quase-2D dá origem, nesse limite, a uma distribuição hierárquica de laços caracterizada por uma baixa fração de empacotamento e por uma dimensão fractal D=1,9 ± 0,1 e um expoente de difusão anômala dw= 3,03 ± 0,05 [2]. A partir das medidas experimentais temos que o expoente dwestá em concordância com o encontrado na Ref. [3] para a qual os expoentes implicam em uma resistência elétrica R escalando com o tamanho L, sendo R L, onde = dw - D. Estes resultados indicam = 1,1 0,1. Esses expoentes, dentro das incertezas estatísticas, sugerem uma semelhança com aqueles dos cluster de percolação (PC), DPC = 1,89 ± 0,03 e dwPC = 2,87 ± 0,02 [3,4]. Com o objetivo de verificar esta semelhança, determinamos através de simulações computacionais a relação funcional entre a distância direta, r, e a distância química, l, para as estruturas empacotadas. O resultado encontrado está em concordância com os resultados de diversos trabalhos para o cluster de percolação, apontando para a relação l r(1,13 ± 0,01). Diante da necessidade de aprofundamento do estudo de empacotamento em cavidades com obstáculos, no presente trabalho apresentamos resultados de um estudo experimental detalhado das configurações de um fio de cobre, com diâmetro de 1,0 mm, injetado até o limite de máximo empacotamento, em uma cavidade circular bidimensional de 22,0 cm de diâmetro. As cavidades em estudo incorporam n obstáculos ( 1 n 16) na forma de discos rígidos fixos, totalizando uma fração f de área excluída ao fio no intervalo 5% f 45%. Dos resultados experimentais podemos obter, entre outros, a densidade de ocupação do fio na cavidade, p(n,f), bem como relacioná-la com vários problemas físicos de interesse. Dessa forma esse trabalho visa contribuir para uma maior compreensão dessas estruturas bidimensionais.
|
|
|
-
JOSE SOLANO DE MORAES NETO
-
Correlações entre posição e momento no experimento de fenda dupla com ondas de matéria
-
Advisor : IRISMAR GONCALVES DA PAZ
-
Data: Feb 19, 2015
-
Show resume
-
Embora a conexão com a realidade na teoria descrita pela mecânica quântica seja feita em termos do módulo quadrado da função de onda, as fases carregam bastantes informações, levando por exemplo ao surgimento de correlações entre posição e momento na dinâmica quântica. A conexão entre fases e correlações implica que podemos obter informações sobre o padrão de interferência a partir dessas correlações. Neste trabalho, apresentamos um tratamento do padrão de interferência na fenda dupla com ondas de matéria representadas por pacotes de ondas Gaussianos e evoluídos por funções de Green. Calculamos as correlações entre posição e momento e as incertezas em posição e momento e estudamos as alterações da gaussianidade do pacote de ondas no anteparo via relação de incerteza generalizada de Robertson-Schrödinger. Exploramos a conexão entre fases e correlações na intensidade, visibilidade e previsibilidade para o experimento de fenda dupla. Essa formulação indicou alguns aspectos que podem ser úteis para o tratamento teórico e experimental de interferometria com partículas, átomos e moléculas podendo ser discutida em cursos introdutórios de mecânica quântica.
|
|
|
-
LEONARDO MELO OLIVEIRA
-
Propriedades de Transporte em Sistemas Desordenados Não Lineares de Baixa Dimensionalidade.
-
Advisor : JONATHAN DA ROCHA MARTINS
-
Data: Feb 13, 2015
-
Show resume
-
O modelo de Anderson com desordem descorrelacionada indica não existir transição metal-isolante para sistemas de baixa dimensionalidade, no entanto, estudos recentes sugerem que em redes com desordem correlaciona, pode haver mudança de um auto estado deslocalizado para um estado selftrapping. O espectro da sequencia de nucleotídeos do DNA, apresentase como bom exemplo de desordem com correlação de longo alcance. Além disso, uma outra abordagem sobre o aparecimento de auto estados localizados, surge em sistemas não lineares, quando analisados a partir de uma discreta equação não linear de Schrödinger (DNLS) que vem arduamente sendo observada em redes fotônicas não lineares. Nossa proposta foi estudar a dinâmica em uma rede não linear 1d com correlação de longo alcance na desordenado diagonal.
|
|
|
-
ANA LUÍZA MARIANO TORRES COSTA
-
Transporte eletrônico em nanojunções triangulares de carbono com três terminais - Electronic transport in three-terminal triangular carbon nanopatches
-
Advisor : EDUARDO COSTA GIRAO
-
Data: Jan 29, 2015
-
Show resume
-
Nesta dissertação, as propriedades de transporte eletronico de junções grafíticas de três terminais são estudadas utilizando-se uma combinação de método tight-binding e teoria de transporte eletrônico baseada nos formalismos de fun\c cões de Green e de Landauer. As junções são compostas de uma estrutura triangular composta de três nanofitas de grafeno de borda armchair unidas de modo a formar um triângulo equilátero. Nós mostramos como detalhes da região central influenciam o transporte ressonante através das regiões triangulares e destacamos as características especiais do fluxo de corrente como função da geometria. Estas propriedades explicitam um conjunto de funcionalidades visando o desenvolvimento de nanocircuitos complexos baseados no carbono e de dispositivos operacionais em nanoescala.
|
|