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VANESSA GONÇALO DE SOUSA
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AS CRÔNICAS RADIOFÔNICAS DE CECÍLIA MEIRELES: UMA CONTEMPLAÇÃO CRÍTICA
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Orientador : SEBASTIAO ALVES TEIXEIRA LOPES
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Data: 21/12/2016
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O presente estudo compreende um recorte das crônicas radiofônicas de Cecília Meireles, escritas em 1961-1964, para serem veiculadas nos programas Quadrante e Vozes da Cidade nas respectivas rádios Roquete Pinto e MEC, posteriormente publicadas nos editoriais Escolha seu sonho e Ilusão de mundo. Objetivou-se identificar e analisar matizes críticas acerca de temas condizentes ao contexto sócio-histórico com os seguintes tópicos de análise: reflexão sobre a relação humana, diagnóstico sobre o aspecto social e escritos levianos sobre a política. O primeiro capítulo versou sobre os comentários biográficos e profissionais da autora, no qual, em termos gerais, percebeu-se a intensa atividade literária e atuação sociocultural e militância educadora de Cecília Meireles, com base nas críticas literárias Valéria Lamego (1996), Maria Lúcia Dal Farra (2005), Maria Valdenia da Silva (2008), Mariana Batista do Nascimento Silva (2008) e Yolanda Lôbo (2010). O segundo capítulo visou divulgar e compreender o exercício cronístico de Cecília Meireles em ampla dimensão e situá-la no status de crônica moderna auxiliados com o aporte teórico de Massaud Moisés (2003), Antônio Cândido (2006), Afrânio Coutinho (1986), Jorge de Sá (2005) e Eduardo Portela (2005), que caracterizam o gênero literário crônica. No Terceiro capítulo realizou-se uma análise interpretativa baseada no procedimento metodológico de Carlos Reis (2003) dos objetos selecionados. Como resultados foram apontados recursos intrínsecos textuais, como: a especificidade da linguagem, estratégias narrativas, recursos poéticos usados para construir ironias e tons leves que demonstram um olhar perscrutador do narrador acerca de uma realidade ficcional, estimulando a capacidade de imaginação do leitor e apelo pela negociação dos sentidos, visto que os recursos textuais destacados são influenciados pelos recursos extrínsecos para compor a temática da narrativa crônística sob o crivo da autora afinados com as propostas educacionais pelas qual Cecília Meireles atuou.
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RENATA FREITAS DE OLIVEIRA
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GÊNERO ARTIGO ACADÊMICO EXPERIMENTAL: UM ESTUDO COMPARATIVO DA ORGANIZAÇÃO RETÓRICA EM DIFERENTES CULTURAS DISCIPLINARES.
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Orientador : FRANCISCO ALVES FILHO
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Data: 01/12/2016
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Considerando-se uma variedade de estudos realizados no campo da Análise de gêneros, observamos que nos últimos anos, os gêneros da esfera acadêmica têm despertado o interesse dos pesquisadores. Dentre estes, o artigo acadêmico experimental é considerado o gênero de maior prestígio na produção, distribuição e consumo do conhecimento científico que é empreendido nas universidades em diferentes áreas do saber. Por esta razão, esta pesquisa faz um recorte em tal gênero, selecionando como objeto de estudo a seção de Introdução. Entendemos que esta constitui uma espécie de planejamento global da pesquisa, sendo responsável pela apresentação do artigo e pela argumentação em torno da relevância do conteúdo do trabalho, conduzindo o leitor a uma compreensão do que será abordado nas seções seguintes, além de ser determinante para o convencimento dos pares de uma dada comunidade disciplinar. Assim, o objetivo geral desta pesquisa consiste em investigar a organização retórica da seção de Introdução do gênero artigo acadêmico experimental em duas culturas disciplinares distintas: Linguística e Pedagogia. Como objetivos específicos buscou-se identificar e descrever os movimentos e passos retóricos mais recorrentes em cada uma das áreas, examinar os recursos léxico-gramaticais mais presentes nos movimentos e passos e analisar comparativamente as culturas disciplinares de Linguística e Pedagogia a fim de estabelecer similaridades/diferenças entre estas. O corpus foi constituído por quarenta e oito exemplares, sendo vinte e quatro de cada área, selecionados em periódicos Qualis A1, entre os anos de 2014 e 2015. Para efeito de análise, adotamos como ferramenta teórico-metodológica o modelo CARS de Swales (1990) e suas contribuições sobre gêneros textuais/discursivos e comunidades discursivas (1990, 2004), os aportes teóricos de Aranha (1996), Bernardino (2007), Motta-Roth e Hendges (2010) e Costa (2015) sobre o artigo acadêmico e a seção de introdução. Além dos teóricos já citados nos fundamentamos principalmente, nos pressupostos teóricos de abordagem sociorretórica, considerada aqui como a combinação dos Estudos de Inglês para Fins Específicos (SWALES, 1990; BATHIA, 2004) e dos Estudos Retóricos de Gênero (MILLER, 2012 [1984]; BAZERMAN, 2011), bem como a noção de comunidade e cultura disciplinar (HYLAND, 2000, 2009). Para o reconhecimento das unidades informacionais dos exemplares do gênero, identificamos as pistas léxico-gramaticais, o conteúdo propriamente dito e a disposição de blocos textuais, como títulos e parágrafos. Para a caracterização das culturas disciplinares das áreas de Linguística e Pedagogia, coletamos dados em documentos e relatórios de área da Capes, nos periódicos e a partir das respostas de pesquisadores expertos, obtidas por meio de entrevista. Os resultados apontaram indícios de padronização e flexibilidade na organização retórica da seção de introdução do gênero artigo acadêmico experimental, o que resultou em novas propostas de descrições retóricas. A análise comparativa revelou ainda, que há aspectos similares nas duas culturas disciplinares, mas que tais áreas diferem no modo como elaboram o conhecimento disciplinar dentro de um mesmo gênero, tendo em vista que cada cultura disciplinar possui suas crenças, valores, convenções, sendo os membros experientes destas comunidades discursivas influenciados por estas especificidades quando organizam seus textos.
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SHISLENY MACHADO LOPES
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AS MARCAS DE ESTILO PÓS-MODERNO EM THOMAS PYNCHON: UMA ANÁLISE ESTILOMÉTRICA
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Orientador : SAULO CUNHA DE SERPA BRANDAO
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Data: 21/11/2016
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Esta pesquisa objetivou identificar e analisar possíveis marcas pós-modernas na obra de Thomas Pynchon (The Crying of Lot 49) através do uso do método estilométrico de análise e do uso de ferramentas telemáticas, NEOLO e XFRAGMENT, desenvolvidos especificamente para análise estatística textual. Embasados nos estudos estilísticos de Cressot (1947), Riffaterre (1971); nos estudos pós-modernos de Jameson (2004), Hutcheon (1991), Cage (1995); e nos estudos linguísticos de Halliday (1985), Leech (1992); e outros, realizamos uma análise quantitativa e comparativa dos traços estilísticos encontrados em The Crying of Lot 49, de Thoma Pynchon, e nos parâmetros escolhidos (Lost in the funhouse, de John Barth, e amostra de textos não ficcionais da época) a saber: riqueza lexical; hapax legomena; neologismos; expressividade do uso e desuso do verbo; e frequência do uso de sinais gráficos de pontuação, respectivamente. Os resultados obtidos revelaram uso robusto de vírgulas para suprir os espaços vazios e silenciosos na estrutura da narrativa, uso representativo do ponto de interrogação como delimitador de sentença que pode provocar no leitor a autorreflexidade. Entre outras características, constatamos a existência de uma marca estilística pós-moderna que se trata da fragmentação textual. Esta que se relaciona proximamente da poética do pós-modernismo de Hutcheon (1991) e poética do silêncio de Cage (1995).
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RAFAEL GONÇALVES FREIRE
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LIBERDADE E MORTE EM OS QUE BEBEM COMO OS CÃES: UMA LEITURA A PARTIR DE ALGUNS POSTULADOS SARTRIANOS
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Orientador : LUIZIR DE OLIVEIRA
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Data: 04/11/2016
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O texto que segue tem por proposta oferecer uma apreciação do romance inicial do Ciclo do terror intitulado Os que bebem como os cães (2010) de Francisco de Assis Almeida Brasil tendo em vista a denúncia ali apresentada acerca da liberdade humana. A análise que oferecemos nesta dissertação baseou-se em um diálogo entre a Filosofia e a Literatura, por meio de uma inspiração na proposta de Jean-Paul Sartre que nos permite oferecer uma leitura do romance a partir dos conceitos sartrianos de Morte e Liberdade. Além disso, os três níveis de existência que demarcam o seu percurso ontológico apresentado por Sartre em Ser e Tempo – o em-si, o para-si e o para-outrem – também serviram de subsídios para a análise. Aliada a essa questão, também foi traçada uma análise acerca da construção da literatura engajada e de como ela suscitou questionamentos sobre a condição existencial do ser humano. Diante dessa situação do ser ficcional deslocado do mundo e impedido das menores coisas é que o escritor Assis Brasil permitiu circunscrever o caráter existencialista e a forma como este se manifestou na obra de que tratamos neste texto.
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GLAUCIMARA ALVES DA COSTA VIEIRA
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UMA REPRESENTAÇÃO DO CARIBE EM UNE TEMPÊTE, DE AIMÉ CÉSAIRE
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Orientador : ALCIONE CORREA ALVES
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Data: 31/10/2016
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Este pesquisa apresenta um estudo da peça teatral Une Tempête (1969), de Aimé Césaire, a partir de um pensamento decolonial. Um texto adaptado especialmente para um teatro negro. A peça traz a relação entre duas personagens-símbolo da literatura ocidental: Prospero e Caliban; o colono branco e o escravo negro. O escritor caribenho faz uma releitura da peça A Tempestade (1611), de Shakespeare. Aimé Césaire expõe em sua peça os conflitos fundamentais entre as raças e as classes.. A peça é um canto de liberdade que emerge a partir da resistência estabelecida por Caliban às imposições de Prospero na releitura feita por Aimé Césaire. A partir da releitura feita por Aimé Césaire, Caliban torna-se símbolo de uma reivindicação pelo direito de enunciar, de falar de si, de contar a própria história do seu lugar sem que tenha de ser pelo filtro europeu, representado na peça por Prospero. O objetivo da pesquisa foi apontar em que aspectos teóricos Une Tempête instaura-se como uma representação possível do Caribe em perspectiva à uma representação também das Américas. Neste estudo foram utilizados elementos da História, sobretudo ao período correspondente à Descolonização do Caribe, assim como um dos conceitos fundadores da identidade afro-caribenha, a Negritude. Para tanto, a pesquisa foi fundamentada nos Estudos Culturais e no pensamento decolonial, principalmente sistematizada por Edward W. Said (2007; 2011), Orientalismo e Cultura e Imperialismo; Frantz Fanon (2005; 2008), Os condenados da terra e Pele negra, máscaras brancas; Discurso sobre o colonialismo, de Aimé Césaire (2010); Albert Memmi (1977), Retrato do colonizado precedido pelo retrato do colonizador; Stuart Hall (2002), A identidade cultural na pós-modernidade, Eduardo Restrepo (2014), Stuart Hall desde el Sur: legados y apropiaciones, Arturo Escobar (2003), Mundos y conocimientos de otro modo: el programa de investigación de modernidade/colonialidad Latinoamericano.
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GUSTAVO RUY RIBEIRO LUSTOSA
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SOBRE O CONTO INSÓLITO NA LITERATURA PORTUGUESA DO SÉCULO XX: RELENDO SÁ CARNEIRO, ALMADA NEGREIROS, AQUILINO RIBEIRO E TEIXEIRA GOMES
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Orientador : SAULO CUNHA DE SERPA BRANDAO
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Data: 31/10/2016
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O conceito de insólito, como uma espécie literária que agrega gêneros cuja composição narrativa baseia-se na subversão da expectativa realista da percepção de fatos e suas respectivas implicações causais, configura-se como ponto de partida para o presente empreendimento analítico. Decorrendo disso, textos artísticos (tecido verbal modelizado, elaborado e de coerência relativa) serão observados no sentido de depreender mecanismos de produção de sentido (estratégias narrativas). Então, partindo do exposto, depreende-se que exista, por exemplo, um dado texto X que é constituído por estratégias narrativas que, em sua totalidade, “brincam” com a subversão da expectativa realista, levando em conta a verossimilhança interna e/ou externa da obra em prosa de ficção. Essa ideia tem um caráter especialmente correferencial no que diz respeito à expectativa gerada por um pragma perceptivo e possibilidades de subversão em virtude de fenômenos perceptivos. De outra forma, pode-se considerar a questão como uma convergência de subjetividades, a dos personagens e a do próprio leitor, o leitor implícito ou modelo. O percurso MESTRADO ACADÊMICO EM LETRAS / CCHL Campus Universitário Petrônio Portela Bairro Ininga – Teresina – Piauí – CEP 64049-550 Telefones: (86) 3215-5794 / 3215-5942 – E-mail: posletras@ufpi.br argumentativo se servirá da flexibilidade teórica proporcionada pelo conceito de insólito e sua possibilidade de ser uma matriz analítica que, confluindo com conceitos de teoria narrativa, permita analisar o corpus eleito nos contos: A estranha morte do professor Antena, de Mário de Sá Carneiro; O cágado, de Almada Negreiros; Sede de sangue, de Teixeira Gomes; A reencarnação deliciosa, de Aquilino Ribeiro. Pretende-se defender que os contos em causa, consideradas suas particularidades, pertencem ao insólito. Tem-se como objetivos específicos: a) apresentar a noção/conceito de insólito ficcional b) Identificar os temas insólitos abordados em cada uma das narrativas escolhidas; c) Descrever as estratégias discursivas empregadas nas narrativas analisadas para melhor compreender a sua produção de sentido; d) Justificar a presença da contística insólita na literatura portuguesa revisitando autores que são pouco conhecidos pela sua produção na seara do insólito ficcional.
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IRLA FERNANDA E SILVA SOARES
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OS SIAMESES SARAMAGUIANOS: O DESDOBRAMENTO DO EU NO ROMANCE O HOMEM DUPLICADO SOB A ÓTICA DA LITERATURA FANTÁSTICA.
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Orientador : SAULO CUNHA DE SERPA BRANDAO
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Data: 28/10/2016
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O topos do Duplo faz parte da história cultural da humanidade. No âmbito da literatura, é cultivado desde a antiguidade clássica com obras como Anfitrião (201-207 a.C.) e Os Menecmos (206 a.C.), de Plauto. Contudo, seu apogeu se deu no século XIX, com E.T.A. Hoffmann, com as obras: Don Juan (1813), O vaso de ouro (1814), Os elixires do diabo (1815-16), O homem de areia (1816), Os autômatos (1819), Os Duplos (1821). Esta temática possui uma afinidade particular com a literatura fantástica, haja vista que o desdobramento do Eu é um mote excepcional para dar vida à hesitação do gênero Fantástico, pois, como aponta Bravo (1997), a ambiguidade, a incerteza, presente na relação do Eu com o seu Duplo possibilita duvidar/questionar a realidade circundante. Desse modo, a presente pesquisa tem por objetivo analisar a temática do Duplo n’O Homem duplicado, de José Saramago, pelo viés da literatura fantástica. E para alcançarmos nosso intento, estabelecemos alguns movimentos indispensáveis, a saber: realizamos um recorte teórico-crítico da literatura fantástica, elegendo como base epistemológica o modelo estrutural proposto por Todorov (2008); explanamos o topos do Duplo, enquanto categoria concreta, com o intuito de definirmos o que é o desdobramento do Eu, bem como caracterizá-lo de acordo com os tipos e formas de materialização existentes e, por fim, efetivamos o exame do desdobramento do Eu na narrativa em destaque, com base na linha teórica escolhida. Para isso, tomamos o Duplo na acepção de Doppelgänger, bem como o sósia, como forma de materialização deste. O referencial teórico para o estudo do Duplo foram os estudiosos que tratam de modo específico dessa temática, dentre eles: Keppler (1972), Chevalier (1999), Bravo (1997), Cunha (2009), Mello (2000), Bargalló (1994), Jourde e Tortonese (1996), Pélicier (1995), Guiomar (1967), Richter (1995), etc., bem como outros que tratam dele, de maneira geral, enquanto tema do Fantástico.
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MARIA CLIZALDA VITÓRIO
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REPRESENTAÇÕES INDIGENISTAS EM MANDU LADINO, DE ANFRÍSIO NETO LOBÃO CASTELO BRANCO
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Orientador : SEBASTIAO ALVES TEIXEIRA LOPES
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Data: 26/10/2016
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O romance Mandu Ladino, do autor piauiense Anfrísio Neto Lobão Castelo Branco, que constitui-se como corpus desta pesquisa, apresenta, de forma ficcional, uma releitura da história do índio Mandu Ladino, personagem histórico que viveu em solo piauiense no final do século XVII e início do XVIII e que se tornou símbolo da resistência indígena contra o processo de conquista impetrado pelo colonizador português. Esta pesquisa teve por objetivo geral discutir sobre as representações indigenistas construídas por Castelo Branco em seu romance histórico Mandu Ladino. Para alcançar tal intuito, foram eleitos os seguintes objetivos específicos: a) Refletir sobre as teorias que percebem a História como discurso, examinando como a história do índio Mandu Ladino se torna ficção no romance histórico de Anfrísio Neto Lobão Castelo Branco; b) Contextualizar historicamente o Piauí à época da chegada dos colonizadores para viabilização das fazendas de gado, averiguando as circunstâncias do processo de resistência indigenista nas lutas contra a colonização da região, relatados pela historiografia oficial e por Castelo Branco em Mandu Ladino; c) Apontar aspectos da obra Mandu Ladino, de Castelo Branco, que se aproximam tanto do indianismo romântico novecentista quanto do indigenismo pós-colonial, buscando pontos de convergências e de divergências entre essas duas correntes.Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico no campo da Crítica Literária, com aporte teórico dos Estudos Pós-Coloniais e com forte diálogo interdisciplinar com a Sociologia e a História. Fundamentaram teoricamente a pesquisa os estudos de Alencastre (1981), Bonicci (2005), Borges (2006; 2010), Bosi (1992), Bhabha (1998), Candido (2000; 2006), Chaves (1995), Dias e Sousa (2011), Machado (2002), Jameson (2007), Perrone-Moisés (1992), Pesavento (2012), Ricœur (1994), Silva (1991), Todorov (2003), Veyne (1998), White (1991; 2001), dentre outros. Em forma de conclusões, evidencia-se que, a obra Mandu Ladino, Castelo Branco, tem caráter híbrido no que se refere à representação do índio, sendo perceptíveis traços que ora se aproximam do indianismo romântico novecentista ora se assemelham às narrativas literárias pós-coloniais, com ênfase para uma tentativa de solução harmoniosa a um encontro violento entre os povos nativos do Piauí e as bandeiras paulistas de traços culturais eurocêntricos. Fato ocorrido durante o processo de colonização dessa região - final do século XVII e início do século XVIII.
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LANA KAINE LEAL
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DE LA BARBADE À LAMÉRIQUE ET RETOUR: memória, resistência e construções identitárias em diáspora no romance Moi, Tituba sorcière..., de Maryse Condé
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Orientador : ALCIONE CORREA ALVES
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Data: 24/10/2016
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Esta dissertação propõe uma análise do romance Moi, Tituba sorcière... (2008), de Maryse Condé, com o objetivo de investigar como a memória possibilita a resistência da protagonista Tituba ao discurso hegemônico dos puritanos ingleses em solo americano, assim como fundamenta as construções identitárias dessa personagem ao vivenciar a diáspora negra nas Américas. Para tanto, apoia-se em estudos realizados por Édouard Glissant (1996), Paul Ricoeur (2000), Stuart Hall (2003; 2011), Gayatri Spivak (2010), Edward Said (1995), Roland Walter (2008; 2009), Alcione Alves (2013; 2014), entre outros. Dessa forma, este estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e transdisciplinar. Em suma, as análises empreendidas nesta Dissertação de Mestrado relacionam as traces do passado às estratégias de resistência desenvolvidas por Tituba ao longo do seu percurso diaspórico, bem como em suas construções identitárias.
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JÔNATA ALISSON RIBEIRO DE OLIVEIRA
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A RESISTÊNCIA AO OLHO DO PODER: RASTRO, GÊNERO E COLONIALIDADE NO ROMANCE EU, TITUBA, FEITICEIRA... NEGRA DE SALEM, DE MARYSE CONDÉ
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Orientador : ALCIONE CORREA ALVES
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Data: 24/10/2016
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Esta pesquisa tem como objeto de estudo o romance Eu, Tituba, feiticeira... negra de Salem, de Maryse Condé (1997). Objetiva-se analisar vozes negras femininas silenciadas e suas resistências a esses silenciamentos. Como um corolário de tal exercício, busca-se: analisar as estratégias do texto na constituição do passado da protagonista, Tituba; discutir, no romance, o lugar das imposições coloniais de gênero e raça à personagem; e investigar seus processos insurgentes contra a dominação colonial. Ao reconstituir a história de Tituba, a obra propõe uma narrativa que se nega a fazer parte daquilo que é ordinariamente invizibilizado, reafirmando a constância de vozes femininas negras do passado que sempre estiveram falando e resistindo contra as opressões interseccionais. Como sintoma de suas ausências nas historiografias disponíveis edificadas, no mais das vezes, sob uma ótica patriarcal, ou sob uma possível historiografia à luz de um feminismo sob bases de teoria feminista, Condé e outras escritoras negras das Américas elaboram projetos estético-literários atuantes na emergência do sujeito negro feminino desde seus lugares de enunciação. Esta pesquisa fundamenta-se nas abordagens de Patrícia Hill Collins (2012), bell hooks (2004), Jurema Werneck (2010), Zilá Bernd (2013), Aníbal Quijano (2005), María Lugones (2008), Alcione Alves (2015), Yolanda Arroyo Pizarro (2011) e Lelia Gonzalez (1988).
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PEDRO DA SILVA PONTES NETO
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O GÓTICO COMO FORMA DE EXPRESSÃO DO SUJEITO PÓS-COLONIAL EM MURTHER AND WALKING SPIRITS DE ROBERTSON DAVIES
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Orientador : SEBASTIAO ALVES TEIXEIRA LOPES
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Data: 23/09/2016
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Os sujeitos pós-coloniais, de acordo com Bhabha (1994), são aqueles que por muito tempo se encontraram silenciados por um regime de exploração e mutilação (física e psicológica) e que, após a partida da metrópole colonizadora, finalmente encontraram uma voz com a qual é possível expressar todas as agruras sofridas durante esse período. O processo de colonização foi cruel, contudo, compreensível, como assevera Young (2001), tendo em vista a necessidade que os grandes impérios tinham de se expandir e buscar novas terras para alimentar a crescente onda de liberalismo econômico na Europa durante os séculos XIII e XIV, donde partiram boa parte das caravelas rumo ao novo mundo. Possibilitados de se manifestar, os sujeitos pós-coloniais usariam diversas estratégias para recontar suas histórias, que por muito tempo foram silenciadas, e, consequentemente, se aventurariam em busca de identidades perdidas e acabariam por encontrar não somente uma, mas algo plural. Assim, como objetivo desse trabalho, buscou-se observar como esse sujeito pós-colonial se expressa e como se dá a busca por identidade(s) a partir da análise de uma obra do gênero gótico, o romance Murther and walking spirits, do canadense Robertson Davies, que apresenta em sua obra várias facetas do pós-colonialismo, que às vezes explora o ponto de vista do canadense nato, às vezes do inglês quem fugido da guerra, vai para o Canadá ou ainda do escocês que imigra em busca de novas oportunidades no novo mundo. Hall (1996), Bhabha (1994), Rudd (2010), Young (2001), Freud (2003), Sedwick (1986) e Jung, entre outros, constituem o aporte teórico. Este estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e interdisciplinar. Os personagens de Davies, principalmente o fantasma, transitam por diversas eras, expondo a visão de um sujeito que até pouco tempo vivia o pós-colonialismo de um país que, por mais que goze de uma certa liberdade, ainda hoje vive subjugado pela coroa britânica, ao mesmo tempo que é constantemente sobreposto pelo poderio econômico e cultural dos EUA, se encontrando, dessa forma, no limiar de mundos.
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JONAS PEREIRA GOMES
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Análise semiótica de textos publicitários: buscando ideologias dominantes contidas em panfletos de instituições de ensino particulares de Teresina – PI.
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Orientador : FRANCISCO WELLINGTON BORGES GOMES
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Data: 29/08/2016
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Esta pesquisa partiu da ideia de que é necessário encontrar formas cada vez mais eficazes de leitura de textos multimodais, formas estas sistematizadas e que contribuam com o desenvolvimento crítico do leitor num sentido social e político. Nosso problema foi então identificar ideologias presentes em textos publicitários impressos a partir do uso de dispositivos de análises próprios da Semiótica Social e a Gramática do Design Visual em conjunto com dispositivos da Análise Crítica do Discurso. Deste modo, entendendo serem os panfletos, assim como qualquer outro suporte publicitário, artefatos propícios a serem incutidas ideologias advindas de um grupo ou classe social e direcionadas a outro grupo ou classe social, resolvemos elegê-lo como nosso corpus de pesquisa. Especificamente, os panfletos que investigamos nesta pesquisa foram aqueles que continham publicidades de instituições escolares particulares sediadas na cidade de Teresina – PI. Foram, ao todo, cinco exemplares, os quais distribuídos entre os períodos de dezembro de 2015 e março de 2016. Como fundamentação debruçamo-nos sobre estudos de autores como Kress e van Leeuwen (2006; 2008), Almeida (2008), Natividade & Pimenta (2009) e Carvalho (2010), dentre outros, no intuito de conhecermos um pouco mais sobre a teoria da Semiótica Social e a Gramática do Design Visual. Enveredamos também por Fairclough (2001), Brent (2009), Resende e Ramalho (2014), para a obtenção de conhecimentos sobre a Análise Crítica do Discurso. Buscamos em Bahktin (1986) boa parte dos conceitos sobre a ideologia marxista na linguagem, além do próprio Max (1999) e Max e Engels (1999). E por último, em Richers (1994), Vanoye (2002), Sant’anna (2002) e Citelli (2005), Lantolf & Thorne (2007) perseguimos a compreensão dos elementos comuns à publicidade e seu papel sociocultural. A metodologia utilizada nas análises é de cunho essencialmente qualitativo e buscou por meio dos dispositivos de investigação encontrados nas teorias envolvidas adentrar de modo profundo nos sentidos contidos no corpus escolhido, com o fim de desvelar ideologias dominantes transmitidas pela mídia publicitária como mais uma tática de manutenção da hegemonia nas relações de classes. Os resultados encontrados foram condizentes com nossas expectativas, posto que após as leituras aprofundadas de cada um dos anúncios conseguimos decifrar a presença de elementos ideológicos que a nosso ver servem à manutenção da hegemonia de uma classe dominante sobre uma classe dominada.
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FRANCISCO PEREIRA DA SILVA NETO
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O prefixo na construção de sentidos: análise da unidade morfolexical re- em livros didáticos
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Orientador : MARIA AUXILIADORA FERREIRA LIMA
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Data: 28/07/2016
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O sentido das unidades linguísticas se estabelece no e pelo enunciado. A perspectiva construtivista da Teoria das Operações Enunciativas (TOE) de Antoine Culioli parte desse princípio por tributar a significação ao processo de construção do enunciado, considerando a interação entre as unidades que o compõem e as operações que o deflagram. Calcado na TOE, desenvolvida por Antoine Culioli (1990, 1999), e em conceitos de mesma perspectiva postulados por Denis Paillard (2004, 2011), Jean-Jacques Franckel (2011) e Sarah de Vogüé (2011), o presente texto, que corresponde a uma pesquisa de conclusão de Mestrado, é direcionado à análise do prefixo re- no Livro Didático (doravante LD). Objetiva-se analisar e descrever a semanticidade da unidade morfolexical a partir de ocorrências extraídas de livros selecionados previamente. Além disso, será confrontada a perspectiva construtivista à perspectiva tradicional encontrada nos LD examinados, a saber: Gramática e texto (de Nicola, 2014), Gramática Reflexiva (Cereja e Magalhães, 2014), Ser protagonista: língua portuguesa (Bergamin et al, 2014) e Aprender e praticar gramática (Patrocínio, 2014). A relação entre os dois vieses analíticos culmina numa sugestão de abordagem, mais crítica e reflexiva, dos fenômenos levantados, em forma de exercícios propostos enfatizando a percepção do(s) sentido(s) em construção. Indica-se, em suma, a influência decisiva dos elementos constituintes do enunciado, apontando não para uma referência pronta e preestabelecida, mas para valores referenciais construídos. Apesar de manter certo traço de regularidade, os valores semânticos estabilizados ao re- diferem, em geral, daquilo que preestabelecem as definições dos materiais de referência investigados; além disso, a unidade parece estar perdendo sua natureza prefixal, em alguns casos, ao assimilar-se morfológica e semanticamente à base lexical (repensar), formando um vocábulo primitivo, não mais derivado (re+pensar).
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LYA RAKEL ELOUF QUEIROZ
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Cantando a resistência: uma análise da Ópera do malandro sob a perspectiva do teatro épico de Bertolt Brecht.
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Orientador : ERICA RODRIGUES FONTES
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Data: 14/07/2016
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Este trabalho tem como corpus a comédia musical Ópera do malandro, composta em 1978 por Chico Buarque de Hollanda. O objetivo desta pesquisa é demonstrar que o referido autor utilizou-se da teoria do teatro épico de Bertolt Brecht para traçar, criticamente, o perfil da sociedade brasileira inserida no regime ditatorial de 1964 a 1984. O método utilizado para a análise política da peça teatral em questão foi o estudo comparativo entre o comportamento de algumas de suas personagens marcantes e o momento histórico pelo qual atravessava o país na década de 1970. Para tanto, foram apreciados alguns trechos da obra, incluindo diálogos e música, bem como, o estudo das composições “O malandro”, “Se eu fosse o teu patrão” e “Geni e o Zepelim”. O estudo da Ópera do malandro, a partir das ações das personagens e das canções, confirma que Chico Buarque, por meio da teoria de Brecht, metaforizou a situação política, social e econômica de um Brasil governado por militares. Como suporte teórico utilizou-se Bertold Brecht (1976, 1978, 2004), Anatol Rosenfeld (2011, 2012), Georg Lukács (1965,1970), Peter Szondi (2001), Adélia Bezerra de Meneses (2002), Solange Ribeiro de Oliveira (2011), dentre outros nomes.
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ANDREANA CARVALHO DE BARROS ARAÚJO
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A construção de sentido de um verbo prefixado: uma análise enunciativa do verbo descobrir
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Orientador : MARIA AUXILIADORA FERREIRA LIMA
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Data: 30/06/2016
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As unidades lexicais da língua não são portadoras de um sentido próprio. Este é construído no e pelo enunciado resultante de interações que a unidade estabelece nas relações textuais, a partir da integração entre cotexto e contexto. Tendo em vista esses aspectos, este trabalho tem como objetivo investigar o processo de construção de sentido do verbo prefixado descobrir na diversidade de suas ocorrências. Para embasar tal pesquisa, adotamos a Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas (TOPE), tomando como referência, dentre outras, Culioli (1990, 1999, 2010), De Vogüé, Franckel e Paillard (2011) e Paillard (2004, 2007) que trata dos verbos prefixados. As análises foram realizadas em duas etapas, na primeira, trabalhamos o verbo cobrir para então começarmos a entender o funcionamento do verbo prefixado e, na segunda, somente o verbo descobrir. Para este primeiro momento, selecionamos enunciados a partir dos exemplos de acepções de um dicionário geral, Houaiss (2003). Para o segundo momento das análises, foram selecionadas cem (100) ocorrências, como base para a seleção do corpus, dentre as quais, foram utilizadas vinte (20) ocorrências retiradas de livros da literatura contemporânea com data a partir de 2010, além de enunciados recolhidos do google. O estudo foi realizado de modo a compreender como se dá a ocorrência do prefixo des- no verbo descobrir, destacando quais as possibilidades dessa ocorrência e os fatores que contribuem para a construção de sentido dessa unidade considerada complexa. Observamos que, de acordo com a TOPE, o tratamento dado a um verbo prefixado deve ser diferenciado, não se restringindo apenas a uma simples junção de um prefixo a uma base na qual o prefixo traz uma significação e altera o sentido da base. Como resultado dessa pesquisa, pudemos constatar que o verbo prefixado descobrir tem características peculiares que não se restringem, em termos de contraste, ao sentido de cobrir e nem tampouco representa somente uma oposição a cobrir. As ocorrências apontam para uma noção específica de descobrir, aquela de valor material, que faz oposição a cobrir. As outras ocorrências resultaram em seis sinônimos locais de valores abstratos que foram: encontrar, perceber, tomar conhecimento, identificar, desvendar e conhecer. Ao que parece, nestes casos, o prefixo não pode mais ser identificado e a unidade assume características de uma palavra primitiva com identidade própria.
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BÁRBARA LAÍS DA SILVA NEGREIROS CAMPOS
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Militância e mercado: uma análise do Poema sujo de Ferreira Gullar como bem simbólico
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Orientador : WANDER NUNES FROTA
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Data: 29/06/2016
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Esta dissertação de Mestrado propõe um estudo das sensibilidades durante a Ditadura civil-militar (1964-1985) a partir do livro Poema sujo (1976) de Ferreira Gullar. Através desta obra buscaremos compreender como a experiência com o regime de exceção aparece na literatura brasileira e como esta literatura produz sentidos através da história do período, contribuindo para construção de noções sobre as produções de exílio e a repercussão dessa obra no mercado de produção de bens culturais. Como suporte teórico serão usados: Theodor Adorno; Alfredo Bosi; Edward Said; Idelber Avelar; Marcelo Ridenti; Pierre Bourdieu; João Luiz Lafetá, entre outros estudiosos. Como fontes para este trabalho, Poema sujo e Rabo de foguete e, junto destes, outras produções de Ferreira Gullar relevantes para a pesquisa, tais como suas entrevistas publicadas em revista científicas, revistas e jornais, livros que se entrelaçam com os aqui estudados, além de produtos culturais com os quais as narrativas também dialogam.
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LIGIA MARIA AGUIAR SOUZA
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"Helen of Troy does countertop dancing”: Helena de Tróia ganha voz em um poema de Margaret Atwood
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Orientador : ERICA RODRIGUES FONTES
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Data: 28/06/2016
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O objeto de estudo para este trabalho é o poema intitulado “Helen of Troy does countertop dancing” do livro Morning in the burned house (1995) da escritora canadense Margaret Atwood. Nós temos como objetivo geral para este trabalho, analisar este poema pelo aspecto sócio-crítico, visando revelar a voz feminina da persongem Helena de Tróia. E como objetivos específicos, identificar como se dá a construção da identidade feminina dentro deste poema e avaliar como a construção da identidade feminina revela a voz feminina neste poema ao trazer outra perspectiva para esta personagem que geralmente é vista por um viés machista. Dentre os autores nos quais nos embasamos neste trabalho: fundamentamos o nosso primeiro capítulo ao utilizar as palavras de Bettany Hughes (2009), quando ela afirma que o amor de Helena é visceral, e muito sangue será derramado por causa dela; para o nosso segundo capítulo, temos Hélène Cixous (1970), ao comentar que a mulher deve falar sobre a mulher; e para o nosso terceiro capítulo, mencionamos Stuart Hall (2000), ao expor que o sujeito tem um núcleo ou uma essência interior que é o “eu” real, mas este é formado e modificado num diálogo contínuo com os mundos culturais exteriores e as identidades que esses mundos oferecem. Este estudo é fruto de uma pesquisa bibliográfica. Como metodologia para este trabalho, temos a relação do que acontece no poema “Helen of Troy does countertop dancing”, a análise do poema de acordo com a história narrada. Da mesma forma, também fazemos análise do contexto sócio cultural da história narrada, a determinação do tema do poema e enunciação dos indícios que podem comprovar o tema neste poema. Concluímos esta pesquisa, afirmando que este poema nos mostra que a voz de Helena que está ficcionalmente audível nos faz perceber a mercantilização do corpo feminino dentro deste poema e as múltiplas identidades dessa personagem.
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MARIA HELENA DE OLIVEIRA
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Letramento nas práticas de atores do contexto escolar
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Data: 31/05/2016
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O objetivo desta pesquisa é investigar quais os principais eventos e práticas de letramento ocorrem no contexto de uma escola pública estadual, localizada na zona sul da cidade de Teresina - Piauí. Nossa motivação se deve ao interesse nos estudos sobre letramento, especialmente no contexto escolar. A partir do nosso objetivo central indagamos: Quais as manifestações de letramento legitimadas pela instituição escolar. Essa indagação é pertinente, tendo em vista que a escola é um espaço por onde ocorrem vários eventos de letramento, estes ligados às práticas de natureza social e cultural e, legitimados. Nosso estudo propôs, ainda, identificar os letramentos que se apresentam no contexto escolar; descrever eventos e práticas de letramento nos quais se envolvem os atores do contexto escolar e analisar o comportamento dos atores diante dos eventos de letramentos no universo escolar. Para realização dessa pesquisa nos ancoramos na pesquisa, qualitativa, de orientação etnográfica, utilizando como instrumentos de coleta de dados entrevistas e questionários, que possibilitaram conhecer quais as práticas de letramentos desses atores e quais significados atribuídos a elas. Além disso utilizamos a observação como técnica de coleta de dados. À luz dessas considerações, organizamos este trabalho em quatro capítulos. No primeiro capítulo, trouxemos uma abordagem sobre a escrita na sociedade, utilizando como aportes teóricos, principalmente, os estudos de Olson (1997), Coulmas (2014) e Mandel (2011). No segundo capítulo, apresentamos uma discussão sobre o letramento, fundamentadas nos postulados de Street (2014 [1984]), Kleiman (1995), Soares (2012; 2013), Lopes (2006; 2010), Tfouni (2010), Costa (2010), Silva (2008), Bazerman (2011, 2015), Bunzen (2010), Buzato (2007), Campello (2009) dentre outros, com suas contribuições para a compreensão da dimensão sociocultural do Letramento.No terceiro capítulo, discorremos sobre o percurso metodológico da pesquisa, apresentando seus sujeitos, o espaço pesquisado, o tipo de pesquisa, os instrumentos de coleta dos dados, bem como os procedimentos de análise. Nessa trajetória de investigação, nos apoiamos em autores como Bortoni-Ricardo (2008), Richardson (2014), André (2010), Martins (2010), Masini (2010), Silva Júnior (2010) e Oliveira (2014). Finalmente, no último capítulo apresentamos a análise dos dados da pesquisa sobre as manifestações, características, descrição e comportamentos dos atores envolvidos em práticas de letramentos através dos eventos de letramentos ocorridos no contexto escolar. A partir das análises dos dados concluímos que o professor, o aluno e demais atores do contexto escolar devem reconhecer e assumir seu papel como agentes de letramentos na escola. Agindo desse modo esses atores se reconhecerão como participantes ativos desse universo letrado compreendendo assim sua importância como participante desse universo.
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ALINY CARDOSO DOS SANTOS
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PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM CONTEXTO DE EJA – ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE TERESINA
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Data: 31/05/2016
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O objetivo do presente estudo foi investigar os eventos e práticas de letramento a partir dos quais se efetiva a Educação de Jovens e Adultos, em uma turma de 8° ano numa escola pública municipal de Teresina, Piauí. Para isso, utilizamos como procedimentos metodológicos a pesquisa qualitativa com abordagem etnográfica, o que implica no contato direto do pesquisador com o campo pesquisado, tomando o objeto de pesquisa como processo e não como produto final. Assim, este estudo foi feito por meio de uma pesquisa de campo. Os dados coletados para este estudo foram contextos reais de sala de aula do 8° ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Teresina, a partir de questionários respondidos pelo professor da turma e pelos alunos, contemplando questões abertas e fechadas, observação participante, notas de campo, gravações em áudio e entrevistas. Utilizamos como fundamentação teórica Street (2014), Kleiman (1995), Soares (2010), Bortoni-Ricardo (2004/2008), Gadotti (2011), Mollica e Leal (2009), Kato (1986), Antunes (2003), Lopes (2006), dentre outros. A partir dos dados coletados foi possível traçar o perfil dos sujeitos colaboradores da pesquisa, assim como desvelar como ocorrem os eventos e as práticas de letramento na referida turma da Educação de Jovens e Adultos. Dessa forma, constatamos que as concepções de leitura e de escrita sob a ótica dos alunos e do professor da turma ainda não priorizam de maneira plena os usos sociais da escrita, o que contribui para uma participação pouco ativa nas práticas de letramento. Portanto, a presente pesquisa pode fomentar outros estudos e reflexões acerca das práticas de leitura e de escrita em turmas de Educação de Jovens e Adultos.
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AMANDA BEATRIZ DE ARAÚJO SOUSA
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O CORPO É MERCADORIA: UM ESTUDO DO PROCESSO DE RECATEGORIZAÇÃO METAFÓRICA NA CONSTRUÇÃO DO REFERENTE “SERVIÇO DE ACOMPANHANTE SEXUAL” EM CLASSIFICADOS DE JORNAIS
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Data: 30/05/2016
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Neste trabalho, a partir da perspectiva sociocognitiva do texto assumida por uma parcela significativa dos estudiosos contemporâneos da Linguística de Texto, tratamos do fenômeno referencial da recategorização, mais particularmente das ocorrências de recategorização metafórica na construção de sentidos de anúncios de acompanhante sexual. Diferentemente do estudo pioneiro da recategorização proposto por Apothéloz e ReichlerBéguelin (1995) a partir de uma abordagem textual discursiva, foi eleita para esta investigação a concepção cognitivodiscursiva da recategorização delineada por Lima (2009), cuja base está configurada numa interface entre a Linguística de Texto e a Linguística Cognitiva. Conforme Lima (2009), o processo referencial da recategorização nem sempre se realiza explicitamente no texto, podendo também ser homologado pela ancoragem no nível das estruturas e do funcionamento cognitivo. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é investigar a relação entre o fenômeno linguístico da recategorização metafórica e a construção do referente “acompanhante sexual” no gênero textual anúncio de classificado, que circula em jornais da mídia impressa. Partimos da hipótese de que a construção dos sentidos nesse tipo de gênero pode ser engatilhada via processo de recategorização metafórica, bem como que tal processom assume nesse gênero uma função argumentativa, tendo em vista o seu propósito comunicativo de atrair o interlocutor para a obtenção do serviço anunciado. Diante disso, temos como proposta metodológica deste trabalho uma pesquisa de cunho qualitativo com análise descritiva dos dados de investigação. O corpus é constituído por catorze anúncios de “serviço acompanhante sexual” coletados da seção classificados dos Jornais Meio Norte, O Dia e O Estado de São Paulo. Os resultados da análise empreendida são sugestivos para a validação da hipótese assumida, constatandose que o processo de recategorização metafórica é basilar para a construção de sentidos do referente “acompanhante sexual” e, consequentemente, para engatilhar o propósito comunicativo do gênero anúncio de serviço de acompanhante sexual. Ademais, vimos que a metáfora conceitual O CORPO É UMA MERCADORIA pode ser dita como na base das estruturas cognitivas que licenciam as ocorrências de recategorização analisadas, sendo dela também derivadas outras metáforas nesse processo, tais como O ATRAENTE É GOSTOSO, O CORPO É COMIDA, O SEXO É FOGO, dentre outras. A evocação dos modelos cognitivos metafóricos que licenciam as ocorrências de recategorização metafórica constituintes do corpus desta pesquisa foi fundamental para uma descrição mais refinada de como esse processo atua na construção dos sentidos dos anúncios de serviços de acompanhante sexual.
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MARIA HELENA DE OLIVEIRA
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Letramentos nas práticas de atores do contexto escolar
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Data: 23/05/2016
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Esta pesquisa, realizada em uma escola pública estadual, localizada na zona sul da cidade de Teresina - Piauí, foi motivada pelo interesse nos estudos sobre os letramentos, especialmente no contexto escolar. Desse modo, apresentamos como objetivo geral investigar as práticas de letramentos nas quais estão envoltos atores no contexto de uma escola pública da rede estadual em Teresina. A partir desse objetivo indagamos: Quais as manifestações de letramentos legitimadas pela instituição escolar. Essa indagação é pertinente, tendo em vista que a escola é um espaço por onde ocorrem vários eventos de letramentos, estes ligados às práticas de natureza social e cultural e, legitimados pela escola. Nosso estudo propôs, ainda, averiguar como os letramentos se apresentam no contexto escolar; descrever eventos de letramentos nos quais se envolvem os atores do contexto escolar, analisar o comportamento dos atores diante dos eventos de letramentos no universo escolar. A pesquisa, qualitativa, de natureza etnográfica, teve como instrumentos de coleta de dados, entrevistas e questionários, que possibilitaram conhecer quais as práticas de letramentos desses atores e quais significados atribuídos a elas. À luz dessas considerações, esta dissertação foi organizada em quatro capítulos. No primeiro capítulo, trouxemos uma abordagem sobre a escrita na sociedade, utilizando como aportes teóricos, principalmente, os estudos de Olson (1997), Coulmas (2014) e Mandel (2011).No segundo capítulo, apresentamos uma discussão sobre o letramento, apontando autores como Street (2014 [1984]), Kleiman (1995), Soares (2012; 2013), Lopes (2006; 2010), Tfouni (2010), Costa (2010), Silva (2008), Bazerman (2011, 2015), Bunzen (2010), Buzato ( 2007), Campello (2009) dentre outros, com suas contribuições para a compreensão da dimensão sociocultural do Letramento. Em seguida, no terceiro capítulo, discorremos sobre o percurso metodológico da pesquisa, apresentando seus sujeitos, o espaço pesquisado, o tipo de pesquisa, os instrumentos de coleta dos dados, bem como os procedimentos de análise. Nessa trajetória de investigação, nos apoiamos em autores como Bortoni-Ricardo (2008), Richardson (2014), André (2010), Martins (2010), Masini (2010), Silva Júnior (2010) e Oliveira (2014). Finalmente, no último capítulo apresentamos a análise dos dados da pesquisa sobre as manifestações, características, descrição e comportamentos dos atores envolvidos em práticas de letramentos através dos eventos de letramentos ocorridos no contexto escolar. A partir das análises fizemos uma discussão dos resultados e consequentemente as considerações finais.
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FRANCISCA MARCIELY ALVES DANTAS
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Paisagens reinventadas: um olhar sobre Lisboa
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Orientador : MARIA ELVIRA BRITO CAMPOS
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Data: 13/05/2016
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Sabendo da importância de Teolinda Gersão no panorama lusófono, no âmbito do romance português contemporâneo, o propósito desta pesquisa é examinar de que forma os personagens apreendem subjetivamente a paisagem portuguesa na obra A cidade de Ulisses, publicado em 2011. Por se tratar de um romance que foi publicado após a Revolução dos Cravos, ocorrida em Portugal no ano de 1974, buscamos privilegiar o posicionamento crítico da autora, associando experiência e perspectiva imagética ao cenário cultural português. Considerando reflexões teóricas pertinentes à Geografia Humanista Cultural, serão trazidos à luz os conceitos de paisagem, espaço e lugar, privilegiando o enfoque cultural e existencial que permeia a relação arquitetada entre sujeito e o seu entorno, quando da análise espacial da cidade de Lisboa e da intimidade da casa. Com o intuito de alcançar tal objetivo buscamos fundamentação teórica nos estudos de Yi-Fu Tuan (1983, 2015), Eric Dardel (2015), Gaston Bachelard (2008), dentre outros. Desse modo, é possível perceber que o labor poético de Teolinda Gersão, observando as suas peculiaridades literárias, vincula a preocupação estética a um senso de consciência nacional, à medida que ela traz à tona, por meio de seus escritos, um país em constante transformação e a compreensão das relações sociais que são tecidas nesse contexto espacial.
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GEORGEA VALE DE QUEIROZ SIQUEIRA
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TRANSFORMAÇÕES NOS PARADIGMAS DE JEREMIAS, DE OS QUE BEBEM OS CÃES
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Orientador : WANDER NUNES FROTA
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Data: 06/05/2016
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O presente trabalho tem como objeto o romance de Assis Brasil, Os que bebem como os cães (1975). Propõe-se a análise dos conceitos de liberdade x prisão, vida x morte, conhecimento x ignorância, humanização x bestialização, submissão x resistência, lucidez x loucura, que Jeremias desenvolve dentro do cárcere, observando a evolução e as mudanças que esses elementos sofrem ao longo da narrativa e sua relação com o processo de conscientização passado pela personagem, observando o diálogo entre Literatura e realidade. Para tal, usa-se como aporte teórico um recorte da teoria de Sartre acerca do existencialismo, limitado aos conceitos de liberdade, angústia e autenticidade. A pesquisa faz uso de pesquisa bibliográfica qualitativa aplicada ao exame do romance em foco. Para discussão das características estéticas da obra, será feito um estudo a respeito movimento do “Novo Romance brasileiro”, tomando como base a obra crítica de Assis Brasil (1973; 1975; 1980; 1982; 1987; 1992; e 1995), utilizando-se ainda do conceito de indústria cultural,
de Max Horkheimer e Theodor Adorno (1992), e das ideias de Edgar Morin sobre cultura de massa (2002). Os pressupostos teóricos para compreensão do universo diegético são emprestados de Carlos Reis (2006) e Affonso Romano de Sant’ Anna (1990), bem como o são também os conceitos da topoanálise, de Ozíris Borges Filho (2007) e de Luis Alberto Brandão (2013). Quanto ao estudo da simbologia encontrada no romance, empregam-se as interpretações oferecidas por Jean Chevalier e Alain Gheerbrant (2015) e por Manfred Lurker (2003).Ozíres Borges Filho (2007).
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ROSÂNGELA ANDRADE LIMA
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A leitura e construção de sentido do grafite a serviço do letramento multissemiótico.
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Orientador : FRANCISCO WELLINGTON BORGES GOMES
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Data: 12/04/2016
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A visão multissemiótica de letramento está inserida na perspectiva da Semiótica Social e refere-se ao processo de significação como parte da construção social da linguagem, considerando a circulação de significados com origens, funções sociais, contextos e efeitos culturalmente, historicamente e ideologicamente definidos (KRESS; van LEEUWEN, 1996; 2001; 2006). Neste sentido, o objetivo geral da presente dissertação foi apresentar os resultados de uma investigação sobre a contribuição da leitura do grafite para o desenvolvimento do letramento multissemiótico em uma turma do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Teresina. Os objetivos específicos do trabalho são foram promover atividades de letramento multissemiótico em ambiente escolar por meio do contato com grafites espalhados na cidade; orientar os alunos sobre estratégias de interpretação de grafites de rua por meio da metafunção interacional da Gramática do Design Visual de Kress e van Leeuwen (2006) e verificar a influência das práticas de letramento multissemiótico na habilidade de leitura de textos imagéticos dos alunos. Os pressupostos teóricos que orientam o trabalho são a Semiótica Social (HODGE E KRESS, 1998), os Novos Estudos do Letramento (STREET 1984; HEATH, 1983), os Multiletramentos (COPE; KALANTZIZ, 2008), a Multimodalidade (KRESS e VAN LEEUWEN 2006; JEWITT, 2011) a Gramática do Design Visual (KRESS e VAN LEEUWEN, 2006) e o Grafite como prática de letramento (CRUZ, 2014). A pesquisa realizou-se través de um olhar qualitativo exploratório de caráter etnográfico, adotando a metodologia de observação participante. O corpus está constituído de entrevistas de grupos focais, gravações audiovisuais, fotografias e diários de campo oriundos das observações. Transcreveu-se o material coletado nas entrevistas para em seguida realizar a analise por meio de triangulação. Por meio da análise dos dados, constatou-se uma contribuição da leitura do grafite para o desenvolvimento do letramento multissemiótico. A potencialidade de um texto multimodal como o grafite contribuiu, não apenas para fazer com que os alunos sentissem sua realidade mais presente em sala de aula, mas, sobretudo, possibilitou que os mesmos apreendessem os textos pelo viés das diferentes formas de representação do significado, evidenciando com isso, a necessidade da inclusão de leitura multissemiótica em contexto escolar.
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CRISTINA GOMES DE BRITO
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Consagração ou Maldição? Alvina Gameiro no Campo de Produção Cultural da Literatura Brasileira e seu Romance Curral de serras (1980) como Bem Simbólico
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Orientador : WANDER NUNES FROTA
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Data: 11/04/2016
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O campo literário é um espaço existente no plano imaginário no qual os artistas e editores se posicionam. A posição hierárquica de um escritor no campo literário depende, entre outros fatores, do gênero, cor, condição social; e também da localização e porte da editora. Para um trabalho ser reconhecido depende da posição de seu autor na estrutura do campo intelectual. De acordo com a análise sociológica de Pierre Bourdieu (1968 e 1996) deve-se, primeiramente, analisar o campo do poder enquanto espaço macroscópico da obra; depois, em nível intermediário, uma análise do campo literário observando a postura dos agentes na luta pelo poder de consagração da obra e do autor; e finalmente no espaço menor a observação da trajetória do autor e de suas relações interpessoais com os demais integrantes do campo. Assim, esta dissertação tem como objetivo principal analisar o itinerário do romance Curral de serras (1980) de Alvina Gameiro a partir da teoria de Bourdieu; contudo, é feita uma leitura conjunta com Grande sertão: veredas (1956) de Guimarães Rosa para apontar possíveis similaridades entre ambos. Evocamos o Modernismo e também o Regionalismo mais recente para situar os dois romances e seus autores; a topoanálise para um estudo espacial da narrativa de Curral de serras (1980). As técnicas de pesquisa são bibliográficas e documental com vistas a compreender o campo literário e as lutas pelo espaço, para tanto se recorre a Bourdieu (1968 e 1996) e Speller (s.d.). Para entendimento do mercado editorial reporta-se a Reimão (1996) e Johnson (1995) e Hallewell (2012); os direcionamentos sobre o Modernismo localista estão em Moreira (2012) e Bolle (2004); para o Regionalismo: em Dalcastagnè (2012) e Albuquerque Jr. (1996); para a topoanálise: Borges Filho (2007) e Brandão (2013), sobre estudos comparados: Nitrini (2010) e Carvalhal (2010), dentre outros.
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GESSIELMA APARECIDA DE SOUSA SANTOS
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UM ESTUDO SOCIOLINGUÍSTICO DE CONTATO DIALETAL: A INTERFERÊNCIA/ALTERNÂNCIA ENTRE A VIBRANTE SIMPLES COM A FRICATIVA VELAR NA FALA DE GAÚCHOS E BOM- JESUENSES, NO PIAUÍ.
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Orientador : CATARINA DE SENA SIRQUEIRA MENDES DA COSTA
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Data: 08/04/2016
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O fenômeno da variação linguística está presente nas mais diversas situações de interação que envolvem falantes de uma língua, e como tal faz parte da caracterização linguística de muitas regiões brasileiras. Dentro dessa realidade, estão os falantes da cidade de Bom Jesus-PI que se caracteriza por uma migração gaúcha visível ao longo dos últimos 25 anos. Sendo assim este trabalho tem como finalidade investigar a Interferência/alternância da vibrante simples com a fricativa velar presente em situações de fala de falantes gaúchos e bom-jesuenses que mantêm contato entre si e moram na cidade de Bom Jesus-PI. Nessa investigação, usamos como aporte teórico fundamental Labov (1960), Bortoni (2014), Tarallo ( 2007), Cardoso (2010), Weinreich (1968)e Gumperz(1998) dentre outros que abordam sobre diversos estudos de fenômenos da variação linguística e, ainda, Câmara (1971,1998) Callou(1996;1999), Silva (2014;2015) como base para a identificação da variação fonético-fonológica em questão. A proposta metodológica deste trabalho caracterizou-se por uma abordagem quantitativa e qualitativa sobre o corpus selecionado, constituído de uma amostra de fala de 20 informantes representativos dessa comunidade social. Para um melhor detalhamento dos dados, primeiramente, fizemos uma caracterização histórico-geográfica da comunidade estudada. Em seguida, foi feito um registro de conversas livres e narrativas orais que direcionaram para temas da realidade local, bem como trechos de falas produzidas durante a entrevista semiestruturada e em contextos interacionais dos informantes em situações cotidianas. Realizada a coleta de dados, transcrevemos os trechos de fala, procurando registrar a presença da interferência/alternância da vibrante simples com a fricativa velar nos usos linguísticos dos informantes. Depois disso, fizemos o levantamento quantitativo das variantes linguísticas encontradas, codificamos de acordo com as variáveis sociais, submetendo-as ao programa GoldVarb X, e fizemos uma análise interpretativa dos dados gerados. Na sequência, abordamos qualitativamente a ocorrência do fenômeno estudado na interação linguística e fizemos uma análise das percepções dos informantes a partir das suas reflexões a respeito de sua própria fala. Do ponto de vista estatístico, esse estudo revelou que a variável social naturalidade foi a que mais condicionou a alternância da vibrante simples com a fricativa velar. Do ponto de vista interacional, a pesquisa demonstrou que, de um modo geral, o emprego dessa alternância ocorre de uma maneira espontânea na fala dos informantes. Porém, quando questionados sobre o que percebem a respeito de como está sua própria fala e a fala do outro após o contato com outro dialeto, a maioria dos migrantes gaúchos afirmou que vê bastante diferença da forma que falavam antes para a que eles falam hoje. Já com relação a opinião dos bom-jesuenses sobre como está sua fala após a convivência com os gaúchos, apenas a minoria afirmou que percebe alguma mudança. A análise indicou que os resultados já direcionam para a consolidação da variante fricativa velar na fala dos gaúchos bem com fazem uma indicação da presença da vibrante simples na fala dos bom-jesuenses na comunidade de fala pesquisada, comprovando assim que a interferência/alternância da vibrante simples com a fricativa velar está ocorrendo tanto na fala dos informantes gaúchos como na dos bom-jesuenses não só nas interações monitoradas como também em contextos espontâneos, cotidianos de fala.
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ROSA ÁUREA FERREIRA DA SILVA
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O LUGAR DE ENUNCIAÇÃO DA MULHER SUBALTERNA EM NIKETCHE: UMA HISTÓRIA DE POLIGAMIA DE PAULINA CHIZIANE
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Orientador : SEBASTIAO ALVES TEIXEIRA LOPES
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Data: 31/03/2016
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Niketche: uma história de poligamia, romance da autora moçambicana Paulina Chiziane, que constitui-se como corpus desta pesquisa, é um romance narrado em primeira pessoa pela personagem Rami, uma mulher que vive em um contexto pós-colonial em uma sociedade patriarcal que relega à mulher uma posição de subalternidade pontuada pelo binarismo social de gênero que hierarquiza as diferenças sociais ente homem e mulher. No romance, apesar do contexto social, percebe-se uma quebra de paradigmas quando as mulheres, representadas e lideradas pela protagonista Rami, tomam consciência de seu estado de subalternidade e procuram compreender melhor as tradições e o contexto poligâmico da sociedade em que estão inseridas culminando em uma possibilidade de fala e reconstrução identitária. O objetivo geral desta pesquisa é investigar o lugar de enunciação e a possibilidade de fala da mulher subalterna no romance. Como objetivos específicos pretende-se relatar sobre a percepção de Paulina chiziane em relação ao feminino em Moçambique; Examinar algumas tradições moçambicanas presentes no romance e o seu grau de cumplicidade para a subalternidade da mulher; Investigar como Paulina Chiziane através da personagem Rami e demais personagens femininas, possibilita um espaço onde a mulher tenha voz e possa ser ouvida; E por fim, investigar como a troca de conhecimentos por meio de um processo dialógico culmina em uma possibilidade de fala e (re)construção identitária das mulheres subalternas. Trata-se uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico no campo da crítica literária com diálogo interdisciplinar com a história, sociologia e antropologia. Para as análises foram empreendidos os pressupostos dos teóricos Spivak (2010), Beverley (2004) e Rodriguez (2000), para se falar sobre o conceito de subalternidade; Said (2005) para se preconizar sobre representação do intelectual; dos conceitos teóricos de Leite (2014) sobre oralidade; de Bakhtin (2002) sobre diálogo e alteridade; além dos conceitos de identidade de Castells (1999) e Hall (2005,2014); dentre outros pesquisadores. As conclusões parciais apontam para uma possibilidade de fala e (re)construção identitária da mulher subalterna no romance, apesar dos obstáculos que esta tem que enfrentar em uma sociedade com construtos sociais patriarcais arraigados como a moçambicana.
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FRANCISCA VERÔNICA ARAÚJO OLIVEIRA
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A ORGANIZAÇÃO RETÓRICA DA SEÇÃO DE CONSIDERAÇÕES FINAIS DO GÊNERO MONOGRAFIA EM COMUNIDADES DISCIPLINARES DISTINTAS
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Orientador : FRANCISCO ALVES FILHO
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Data: 29/03/2016
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Os gêneros se constituem como formas de realizar nossas ações linguisticamente. Dessa maneira, cada esfera da atividade humana possui características específicas, por isso os textos são elaborados conforme as exigências do contexto. Os textos que circulam na esfera acadêmica apresentam-se como forma de desenvolver e divulgar o conhecimento científico. Diante disso, o gênero selecionado para esta pesquisa foi a monografia de conclusão de curso de graduação que vem ganhando espaço no contexto universitário, pois se configura como requisito para obtenção de graus acadêmicos a nível de graduação nas mais diversas áreas e instituições de ensino superior. Todavia, ainda existem poucas pesquisas que abordam as características das monografias, mais precisamente da seção de Considerações Finais. Além disso, há uma escassez de estudos que reflitam sobre a aprendizagem desse gênero por membros iniciantes da comunidade acadêmica. Nesta dissertação, a partir da comparação entre Considerações Finais de monografias das áreas de Computação e Letras/Linguística delineamos como objetivo geral investigar a organização retórica da referida seção nas diferentes áreas. Como objetivos específicos, identificar e descrever os movimentos retóricos presentes na seção; analisar, comparativamente, as descrições sociorretóricas das duas culturas, além de identificar a percepção de orientadores e orientandos acerca da função da seção de Considerações Finais. Como direcionamento teórico, nos embasamos na proposta teórico-metodológica de Swales (1990) sobre gêneros no contexto acadêmico e comunidade discursiva, nas considerações de Hyland (2000, 2004, 2008 e 2009) acerca da noção de cultura disciplinar, nas contribuições de Rêgo (2012) e Pereira (2012) sobre a escrita de monografias de graduação e ainda nas formulações de Yang e Allison (2003), Bunton (2005) e Araújo (2006) para análise das seções de Considerações Finais de artigos e teses. Constituímos o corpus com quarenta exemplares da seção de Considerações Finais de monografias, sendo vinte da área de Computação e vinte da área de Letras/Linguística. O material foi disponibilizado pela Universidade Estadual do Piauí, Campus Alexandre Alves de Oliveira. Como critério para seleção dos textos optamos por não repetir os orientadores. Para identificar as unidades retórico-funcionais nas seções selecionadas observamos as pistas léxico-gramaticais e os próprios conteúdos dispostos no texto. Os resultados evidenciaram algumas influências das culturas disciplinares na organização das informações nas seções, o que resultou em dois modelos de descrição retórica, os quais diferem entre si quanto à disposição dos passos retóricos. Os depoimentos dos orientadores e orientandos confirmaram o caráter de iniciação científica do gênero monografia, além de comprovar também a importância de informações relacionadas aos resultados, contextualização e pesquisas futuras.
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FERNANDA CASTRO FERREIRA
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DE SHOW A FIASCO: DOS EFEITOS DE SENTIDO PRODUZIDOS PELAS CAPAS DA REVISTA VEJA ACERCA DAS COPAS DO MUNDO
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Orientador : MARAISA LOPES
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Data: 16/03/2016
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O trabalho ora exposto busca compreender a forma pela qual se produzem efeitos de sentido nas capas de Revista Veja sobre as Copas do Mundo. Foram selecionadas as capas da revista referentes aos anos de 1970, 1974, 1978, 1982, 1986, 1990, 1994, 1998, 2002, 2006, 2010, 2013 e 2014, a fim de observar o jogo discursivo presente nas mesmas. Os diferentes efeitos de sentido produzidos são marcados por representações imaginárias, condições sócio-históricas, interesses políticos, econômicos, vitórias de um time, etc., e a identificação dos interlocutores com o que é dito. O aporte teórico que embasou a pesquisa leva em consideração os estudos de Pêcheux (1975) e Orlandi (2012) acerca da Análise de Discurso. Ao longo das publicações, notam-se deslizamentos e movimentos no processo discursivo em relação ao tema, Notamos um movimento dos sentidos que caminham de um ufanismo e patriotismo exacerbados à evidência das desigualdades sociais brasileiras. É relevante observar essa mudança nos efeitos de sentido produzidos no e pelo discurso em relação ao tema futebol, pois é sabido que esse é um dos principais fenômenos socioculturais do século XXI, capaz de influenciar diversos segmentos da sociedade.
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SAFIRA RAVENNE DA CUNHA RÊGO
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TEODORO BICANCA, DE RENATO CASTELO BRANCO: DA PRODUÇÃO DE SENTIDOS E DA CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO HOMEM NORDESTINO
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Orientador : MARAISA LOPES
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Data: 15/03/2016
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A produção de sentidos, em um discurso, relaciona-se diretamente aos atos, dizeres, lugares e sujeitos inscritos na dimensão histórica e em todo o contexto. A análise do romance piauiense Teodoro Bicanca, de Renato Castelo Branco, possibilita a compreensão do sujeito que produz o discurso, abrigado em terras nordestinas e interpelado pela ideologia de hábitos e traços típicos desse povo. Atravessando múltiplos contextos e passando por diversas modificações ao longo de sua constituição, o sentido, aqui, considera questões que podem ser analisadas pelo dispositivo discursivo. Através de pesquisa bibliográfica, buscamos analisar a produção de sentidos bem como a construção dos protagonistas da obra, levando em consideração as formações discursivas para a compreensão de quem diz e o que diz, além do estudo das condições de produção, as relações de força existentes na sociedade nordestina e as próprias condições de produção para a escrita da narrativa. MESTRADO ACADÊMICO EM LETRAS / CCHL Campus Universitário Petrônio Portela Bairro Ininga – Teresina – Piauí – CEP 64049-550 Telefones: (86) 3215-5794 / 3215-5942 – E-mail: posletras@ufpi.br Utilizando o embasamento teórico de Michel de Pêcheux, que aborda o discurso sob um pensar histórico, é feita a relação da língua com a ideologia, sobrelevando, inclusive, aquilo que já foi dito. Dessa maneira, conseguimos constatar que tudo que dizemos tem, pois, um traço ideológico em relação a outros traços, que a discursividade tem uma espessura histórica e que a Análise de Discurso se constitui da própria necessidade de construir significações, sob uma ótica do simbólico, que considera a linguagem como prática, como constituição do próprio sujeito, permeada por fatores sociais, psicológicos, culturais, históricos e discursivos. O homem nordestino é, portanto, resultado dessa relação e fruto de um ambiente marcado por características próprias, deixando de ser um simples elemento desconectado do envolto sócio-histórico que o cerca e passando a construir sentidos, a partir do trabalho simbólico, tornando-se sujeito.
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VANESSA RAQUEL SOARES BORGES
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Das ruas para a Folha: a discursivização sobre a (re)construção da imagem da posição sujeito “manifestante” no Brasil
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Orientador : MARAISA LOPES
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Data: 15/03/2016
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Pêcheux objetivou, a partir da análise do funcionamento discursivo, explicitar o processo de significação através dos mecanismos históricos de determinação do dizer. E é nessa conjuntura teórico-epistemológica que se pretende compreender o movimento do político da/na linguagem, tendo como corpus quinze cartuns publicados pelo jornal Folha de S.Paulo acerca das manifestações populares ocorridas em junho de 2013 no Brasil, considerando os efeitos de sentido produzidos, sua circularidade, circunscrição, a partir do investimento analítico da/na imagem. Nosso empreendimento enfoca principalmente o modo como os protagonistas desse acontecimento são construídos, e o procedimento de análise será intercambiado pela relação parafrástica e metafórica, além da remissão do intradiscurso no interdiscurso para compreender as posições-sujeito a partir das quais se enuncia nestes exemplares da Folha. O arquivo mostra diferentes materialidades, que produzem um acontecimento, significando uma intersecção entre a memória discursiva e a atualidade, que ajudam a constituir uma nova interpretação sobre um evento histórico (ORLANDI, 2012a). Nesse contexto, os cartuns produzem efeitos de sentido responsáveis por reconfigurar, (re)formular acontecimentos, tornando-os outros na atualidade, fazendo surgir uma historicidade constitutiva (ORLANDI, 2012a). Assim, torna-se relevante compreender como as ações dos manifestantes trazem à tona um passado reconfigurado, a partir do recorte, da busca pela memória discursiva silenciada na superfície da produção imagética. Nota-se, assim, contribuições de como ver a língua em seu funcionamento e como esta se materializa na ideologia, para compreender que o sentido não é dado nas palavras, mas construído pela/na história, pela memória discursiva e pelo contexto de uso da língua. Portanto, esta pesquisa torna-se relevante por visar um gesto de leitura para além da MESTRADO ACADÊMICO EM LETRAS / CCHL Campus Universitário Petrônio Portela Bairro Ininga – Teresina – Piauí – CEP 64049-550 Telefones: (86) 3215-5794 / 3215-5942 – E-mail: posletras@ufpi.br superfície discursiva, a partir da contribuição de autores como Courtine (2009), (2006); Indursky (2003), (2013), (2015); Lopes (2009); Maldidier (2003); Maricato (2013); Morgenstern (2015); Orlandi (2006), (2008), (2012a), (2012b), (2012c), (2014), (2015), entre outros caros à discussão.
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AMANDA BEATRIZ DE ARAÚJO SOUSA
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O CORPO É MERCADORIA: UM ESTUDO DO PROCESSO DE RECATEGORIZAÇÃO METAFÓRICA NA CONSTRUÇÃO DO REFERENTE “SERVIÇO DE ACOMPANHANTE SEXUAL” EM CLASSIFICADOS DE JORNAIS
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Data: 14/03/2016
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Neste trabalho, a partir da perspectiva sociocognitiva do texto assumida por uma parcela significativa dos estudiosos contemporâneos da Linguística de Texto, tratamos do fenômeno referencial da recategorização, mais particularmente das ocorrências de recategorização metafórica na construção de sentidos de anúncios de acompanhante sexual. Diferentemente do estudo pioneiro da recategorização proposto por Apothéloz e ReichlerBéguelin (1995) a partir de uma abordagem textual discursiva, foi eleita para esta investigação a concepção cognitivodiscursiva da recategorização delineada por Lima (2009), cuja base está configurada numa interface entre a Linguística de Texto e a Linguística Cognitiva. Conforme Lima (2009), o processo referencial da recategorização nem sempre se realiza explicitamente no texto, podendo também ser homologado pela ancoragem no nível das estruturas e do funcionamento cognitivo. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é investigar a relação entre o fenômeno linguístico da recategorização metafórica e a construção do referente “acompanhante sexual” em anúncios de serviço de acompanhante sexual que circulam em jornais da mídia impressa. Partimos da hipótese de que a construção dos sentidos nesse tipo de gênero pode ser engatilhada via processo de recategorização metafórica, bem como que tal processo assume nesse gênero uma função argumentativa, tendo em vista o seu propósito comunicativo de atrair o interlocutor para a obtenção do serviço anunciado. Diante disso, temos como proposta metodológica deste trabalho uma pesquisa de cunho qualitativo com análise descritiva dos dados de investigação. O corpus é constituído por vinte anúncios de “serviço acompanhante sexual” coletados da seção classificados dos Jornais Meio Norte, O Dia e O Estado de São Paulo. Os resultados da análise empreendida são sugestivos para a validação da hipótese assumida, constatandose que o processo de recategorização metafórica é basilar para a construção de sentidos do referente “acompanhante sexual” e, consequentemente, para engatilhar o propósito comunicativo do gênero anúncio de serviço de acompanhante sexual. Ademais, vimos que a metáfora conceitual O CORPO É MERCADORIA pode ser dita como na base das estruturas cognitivas que licenciam as ocorrências de recategorização analisadas, sendo dela também derivadas outras metáforas nesse processo, tais como O ATRAENTE É GOSTOSO, O CORPO É COMIDA, O SEXO É FOGO, dentre outras. A evocação dos modelos cognitivos metafóricos que licenciam as ocorrências de recategorização metafórica constituintes do corpus desta pesquisa foi fundamental para uma descrição mais refinada de como esse processo atua na construção dos sentidos dos anúncios de serviços de acompanhante sexual.
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MARCOS HELAM ALVES DA SILVA
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O PROCESSO DE RECATEGORIZAÇÃO METAFÓRICA NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS DE MEMES VERBO-IMAGÉTICOS
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Data: 14/03/2016
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No âmbito da Linguística do Texto, o estudo da recategorização tem se mostrado uma profícua área de investigação desde a divulgação do trabalho seminal de Apothéloz e Reichler-Béguelin, no ano de 1995, quando a recategorização é apresentada como uma estratégia de designação pela qual os referentes são remodulados na atividade discursiva. Essa nova perspectiva vem chamando à atenção de vários pesquisadores, dentre eles, Cavalcante (2003), Lima (2003; 2009), Tavares (2003), Ciulla e Silva (2008) e Custódio Filho (2011). A partir destes e de outros trabalhos tem sido considerável o número de pesquisas que buscam descrever o fenômeno na construção de sentidos de textos via processos de recategorização. Dos estudos elencados, destaque-se os de Lima (2003; 2009) que, de forma sistemática, defende a necessidade de um enlace entre a Linguística Textual e a Linguística Cognitiva para uma melhor compreensão do fenômeno da recategorização, um passo que pode também ser produtivo para o estudo desse processo em textos multimodais, que é a proposta deste trabalho. Dessa maneira, a fim de atingir os objetivos da pesquisa, recorremos a uma interface entre a perspectiva cognitivo-discursiva da recategorização, conforme proposição de Lima (2009), e a teoria da metáfora multimodal, proposta por Forceville (2009). Assim, o desafio deste trabalho é tratar da recategorização metafórica na construção de sentidos de um gênero multimodal, objetivando alcançar uma descrição desse processo que efetivamente contemple o tripé texto-cognição-multimodalidade. Aceito o desafio de tratar das recategorizações metafóricas na construção de sentidos do gênero multimodal meme, realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo-descritivo, oriunda da análise de vinte memes que tematizam de forma cômico-irônica a situação política brasileira, o poder judiciário e a economia. O corpus constituído para análise foi colhido diretamente do Facebook no período de 2013 a 2015, em que foram priorizados memes que mesclassem a linguagem verbal e imagética, já que no processo de descrição das metáforas que licenciam as recategorizações utilizamos a proposta de Forceville (2009) da metáfora multimodal. Dos resultados da análise, pode-se afirmar que os diversos recursos multimodais, em especial a imagem e seus integrantes como cores, expressões corporais/faciais e a própria disposição no texto, atuam diretamente na homologação dasrecategorização e determinam em conjunto com as estruturas e funcionamento cognitivo a construção de sentidos do texto, não se constituindo apenas como uma mera ilustração, mas como elementos evocadores de sentidos. Constatamos, neste estudo, portanto, que o processo de recategorização metafórica, em textos verbo-imagéticos, pode acontecer de três modo distintos: (1) homologado por expressões referenciais em conjunto com as imagens; (2) homologado pela ancoragem no plano das estruturas e do funcionamento cognitivo ativado pela mescla dos modos semióticos verbal e imagético.
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MARIA LUCINÁRIA LUSTOSA DE ARAÚJO
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EVENTOS E PRÁTICAS DE LETRAMENTOS UTILIZADOS PELO ALFABETIZADOR NO PROCESSO DE LETRAMENTO SOCIAL DO ALUNO: EXPERIÊNCIAS NO CAMPO E NA CIDADE
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Orientador : CATARINA DE SENA SIRQUEIRA MENDES DA COSTA
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Data: 07/03/2016
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A alfabetização é uma das principais etapas escolares para o sujeito, representando, muitas vezes, o primeiro contato formal com a leitura e a escrita. Por isso, a escola possui um papel primordial no oferecimento desse contato, uma vez que na sociedade da informação, do conhecimento e das tecnologias a leitura e a escrita ocorrem com diversas finalidades e através de diferentes suportes de textos. A partir dessa compreensão, o processo de alfabetização baseado, somente, no ensino do código escrito, não mais atende as demandas dessa sociedade. Por isso o nosso trabalho tem como principal objetivo investigar as práticas de letramentos de professores alfabetizadores utilizadas para promover o processo de letramento social dos alunos A elucidação teórica desta pesquisa partiu, principalmente, das leituras de Street (2014 [1984]), Marcuschi (2001, 2008), Kleiman (1995, 2001, 2005), Soares (2000, 2003, 2008), Bortoni-Ricardo (2005; 2008, 2010), Rojo (2009), André (1995) Erickson (1988), entre outros. A investigação foi desenvolvida em duas escolas públicas da rede municipal de Teresina (PI), sendo uma localizada na zona urbana e a outra na rural. Elegemos como sujeitos, duas alfabetizadoras, uma de cada escola. O percurso metodológico esteve pautado na abordagem qualitativa, dentre as pesquisas dessa abordagem, escolhemos a etnográfica, que proporciona ao pesquisador buscar respostas, in locu, e analisá-las, condições necessárias para esse tipo de pesquisa. Como instrumentos de coleta de dados, lançamos mão da observação participante, questionários, entrevista semiestruturada associada à compreensiva, além do auxílio da fotografia e gravações das falas das professoras. Os dados obtidos foram descritos e interpretados, com base na organização de quatro categorias de análises: 1. A sala de aula como um espaço de letramento .2 Andaimes no processo de alfabetização em duas escolas públicas 3 Os gêneros textuais presentes nos eventos e práticas das alfabetizadoras das escolas em questão 4 Os eventos e práticas de letramentos utilizados pelos docentes alfabetizam letrando? A partir disso, constatamos, dentre outros aspectos, que, as alfabetizadoras, não alfabetizam desenvolvendo o letramento social de seus alunos, uma vez que suas práticas de letramentos estão presas, somente, ao ensino/aprendizagem da mera funcionalidade da língua, ou seja, sendo esta um produto em si mesmo, independente de questões sociais. No entanto, dentre as professoras, a da zona rural (PB) foi a que mais se aproximou da perspectiva apontada pelos estudos do letramento, visto que a mesma proporcionou à turma o contato com os mais diferenciados gêneros textuais experienciados na cidade e na comunidade.
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FRANCISCO RENATO LIMA
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Letramentos em contextos de consulta médica: um estudo sobre a compreensão na relação médico-paciente
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Orientador : MARIA ANGELICA FREIRE DE CARVALHO
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Data: 04/03/2016
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Neste trabalho, apresenta-se uma discussão sobre letramentos sociais, situados em contextos de consulta médica, quando os sujeitos se envolvem em diferentes práticas de letramento, por meio de um movimento dialógico e sociointeracionista da linguagem. O recorte temático dessa discussão é o processamento da comunicação entre médicos e pacientes durante o evento de letramento consulta médica. Teve-se como objetivo geral observar as representações dos médicos e dos pacientes sobre os modos de compreensão do evento de letramento consulta médica. Partiu-se dos seguintes questionamentos: a) Como se dá a compreensão na atividade comunicativa entre médico e paciente, a partir do modo como esses sujeitos representam o evento de letramento consulta médica? b) Quais as formas ou estratégias de retextualização que os pacientes utilizam para a compreensão da receita médica? Estes questionamentos constituíram as duas categorias de análise. Do ponto de vista metodológico, constituiu-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo, de abordagem qualitativa e dialógica. A primeira, parte da concepção dialógica e enunciativa da linguagem proposta por Bakhtin (2009/2011), bem como as argumentações de Koch (2011/2012/2014/2015), Rojo (2010); que se articulam aos New Literacy Studies (Novos Estudos do Letramento) (NLS), como prática social, postulados por Street (1984/1995) e com argumentos teóricos de autores, como Barton; Hamilton (1998/2000), Cook-Gumperz (1991), Kleiman (1995/1998), Lopes (2006), Marcuschi (2001/2010a), Soares (1995/2002/2003/2010), Tfouni (1988/2010); e ainda, Adam (1992), Bronckart (2012) e Dolz; Schneuwly (2004), ao tratar dos gêneros discursivos. Na segunda, a coleta de dados realizou-se em três Unidades Básicas de Saúde (UBSs), na cidade de Nazária (PI), constituindo um corpus de 48 entrevistas, sendo 3 com médicos e 45 com pacientes, além da observação do contexto, caderno de anotações e fotografias das receitas médicas. As exposições teóricas aliadas à análise do corpus orientam algumas conclusões: i) os médicos e pacientes representam o evento de letramento de modo distanciado em decorrência das diferenças nos seus níveis de letramento, o que acarreta gradações nos usos da linguagem; ii) os pacientes têm uma expectativa dos médicos, que nem sempre é correspondida, e vice-versa; iii) o sucesso na compreensão depende de um empenho de ambos e do modo como respondem dialogicamente as estratégias negociadas durante a consulta médica; iv) a questão do saber ler é fundamental para a compreensão da receita, o que não exclui a capacidade de compreensão, decorrente do letramento social de cada paciente; v) a letra do médico na receita constitui um dos principais lócus de conflito na comunicação; vi) as estratégias e/ou mecanismos de retextualização das receitas médicas que os pacientes se envolvem, constituem um continuum ideológico de organização das modalidades de uso da língua (oral ou escrita), mediada pela ação dos gêneros textuais; e vii) a compreensão, que engloba todo o processo, tanto durante a consulta, como fora dela, acontece, portanto, por meio de práticas interativas e dialógicas, na qual os letramentos sociais de cada sujeito lhes possibilita uma ressignificação dos papéis e práticas sociais no mundo.
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BEATRICE NASCIMENTO MONTEIRO
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ORGANIZAÇÃO RETÓRICA E ESTRUTURAÇÃO SEQUENCIAL DA SEÇÃO DE METODOLOGIA DO GÊNERO PROJETO DE PESQUISA
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Orientador : FRANCISCO ALVES FILHO
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Data: 29/02/2016
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O projeto de pesquisa é um gênero de grande legitimidade na comunidade acadêmica, pois é frequentemente é utilizado para avaliar o mérito de propostas de pesquisa em diversas situações. Apesar dessa importância, trata-se de um gênero ainda pouco investigado no Brasil e internacionalmente. Diante dessa lacuna de pesquisa, tomamos como objeto de estudo o gênero projeto de pesquisa, mais especificamente, projetos utilizados para entrada em programa de pós-graduação, os quais são ainda pouco investigados. De modo a aprofundar nossa análise, decidimos nos centrar na descrição de uma seção específica desse gênero, a seção de metodologia. O objetivo geral de nossa pesquisa é analisar a organização retórica e a arquitetura sequencial da seção de metodologia no gênero projeto de pesquisa, bem como as possíveis interrelações entre esses dois aspectos. Para subsidiar nossa análise da organização retórica, tomamos como base Swales (1990; 2006), Bezerra (2001), Biasi-Rodrigues (2009), entre outros autores. Já para descrever as sequências textuais presentes em nosso corpus, nosso principal fundamento teórico foi Adam (1992; 2011). Fundamentamo-nos também em pesquisas anteriores sobre o gênero projeto de pesquisa, como a de Connor e Mauranen (1999), e sobre a seção de metodologia no gênero artigo de pesquisa: Nwogu (1997), Kanoksilapatham (2005), Lim (2006), Oliveira (2002) e Costa (2015). O corpus da pesquisa é composto por 40 projetos de pesquisa da área de Linguística aprovados em seleções no Programa de Pós-Graduação em Letras na UFPI nos anos de 2012, 2013 e 2014. Como resultados, constatamos a existência de quatro movimentos na organização retórica da seção de metodologia do gênero projeto de pesquisa: Apresentando a abordagem teórico-metodológica da pesquisa, Descrevendo a etapa de revisão bibliográfica, Descrevendo a etapa de coleta dos dados e Descrevendo a etapa de análise dos dados. Além disso, observamos que os passos retóricos utilizados para materialização dos movimentos sofrem influência da subárea de pesquisa e da abordagem metodológica utilizada. Quanto às sequências, identificamos a sequência descritiva como dominante e as sequências explicativa e argumentativa como subsidiárias. Correlacionando as duas categorias, organização retórica e estruturação sequencial, constatamos que os passos retóricos apresentam arranjos sequenciais típicos.
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EDIANE SILVA LIMA
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O FENÔMENO DÊITICO E OS VERBOS DIRECIONAIS E NÃO DIRECIONAIS DA LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA – LSB: uma abordagem sintático-semântica
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Orientador : RONALD TAVEIRA DA CRUZ
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Data: 26/02/2016
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Esta dissertação vem abordar o uso e a relação dos sinais dêiticos pessoais como responsáveis pelo processo de concordância verbal na Libras. Defendermos, ainda, que os sinais dêiticos, do mesmo modo que os sinais nominais, se pautam pela composicionalidade fonológica. Aliados à percepção do processo de evolução natural de toda e qualquer língua, evidenciamos que esses sinais evoluem dando origem a novas formas, como o caso do pronome possessivo NOSSO, já que na Libras encontramos sinais distintos para esse sentido de posse, e do mesmo modo também identificamos mais de um sinal dêitico para o pronome de 2ª pessoa, na sua forma singular e plural. Nossa pesquisa fundamenta-se em teóricos como Berenz (1996), Quadros (1995,1997,1990), Ferreira (2010), Quadros & Quer (2013), Meier & Lillo-Martin (2013) dentre outros. E como objetivo geral, essa pesquisa buscou analisar como o surdo atribui significados a partir dos sinais dêiticos, especificamente, quando se utiliza de verbos não direcionais para marcar e/ou localizar seus referentes. E como objetivos específicos, procuramos verificar como o surdo marca referentes de 1ª, 2ª e de 3ª como Suj. e Obj. desses verbos; além de identificar como o tempo e as pessoas são marcadas nos verbos direcionais e não direcionais, optamos, ainda, por averiguar MESTRADO ACADÊMICO EM LETRAS / CCHL Campus Universitário Petrônio Portela Bairro Ininga – Teresina – Piauí – CEP 64049-550 Telefones: (86) 3215-5794 / 3215-5942 – E-mail: posletras@ufpi.br como os verbos não direcionais se comportam relacionados à noção de pessoa e de tempo. Essa pesquisa, por ser de cunho qualitativo e de observação participante, ocorreu em uma associação de surdos, na cidade de Teresina-PI. No qual, os participantes, mediante autorização, foram filmados e aplicados testes durante a fase de observação. A relevância dessa pesquisa se justifica por apresentar novos dados a respeito da LSB sobre a noção de tempo e pessoa, e de que modo a relação entre o verbo e seu Suj. e Obj. se relacionam para estruturar essa língua, aliado ao fenômeno dêitico, que surge em nossas discussões como uma possibilidade de apresentar mais de uma função, com uma mesma forma (e/ou configuração de mão), bem como outras formas, conforme identificamos em nossos dados analisados. Nossas discussões, observações e análises de dados nos levaram a ‘enxergar’ que o caráter gestual nessa língua, possibilitada pelo simples ato de apontar, ganhou novas possibilidades de uso e de sentido, assumindo várias funções, às vezes concomitantemente, acompanhando os verbos direcionais e incorporando-se aos verbos direcionais para indicar os referentes espacialmente. Desse modo, concluímos que esses sinais possuem uma capacidade para se comportar do mesmo modo que os sinais lexicais, mas sem perder seu caráter dêitico de apontar, de indicar e de localizar.
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FRANCISCA DAS CHAGAS GOMES FERREIRA
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LEITURA, LUDICIDADE E O COTIDIANO: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES
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Orientador : BEATRIZ GAMA RODRIGUES
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Data: 25/02/2016
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Esta pesquisa objetiva investigar a influência da utilização de textos com temáticas sobre o cotidiano e atividades lúdicas no desenvolvimento da competência leitora dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública em Teresina - PI. Com esse intuito, busca-se averiguar a receptividade e a relevância de algumas estratégias de aprendizagem nas atividades com leitura, assim como verificar se há dificuldades que interferem no desenvolvimento da competência leitora do público-alvo deste estudo, que se encontra em fase de conclusão de uma das etapas da Educação Básica, a que corresponde ao Ensino Fundamental, cuja um dos objetivos principais é de enfatizar e promover a continuidade do processo de formação de leitores. O trabalho apresenta em seu aporte teórico os modelos de leitura na perspectiva de Gough (1976), Le Berger (1976), Ruddell (1976), Goodman (1976), Rumelhart (1994) e Stanovich (1980); discorre sobre as linhas de pesquisa em leitura desenvolvidas no Brasil, conforme a abordagem de Zappone (2001), com o intuito de questionar e assumir um posicionamento em relação às concepções de leitura que propiciem uma aplicação mais eficaz em relação ao ensino de leitura; assinala a importância da postura do professor enquanto mediador do processo ensino-aprendizagem de leitura, segundo as abordagens de Solé (1998), Maia (2007) e Bortone; Martins (2008); apresenta as considerações de Brown (1980), Leffa (1996), Solé (1998), Kato (1999), Kleiman (2011, 2013a, 2013b) e Koch; Elias (2014) a respeito das estratégias de leitura, destacando sua relevância para a compreensão leitora; conta também com as orientações sugeridas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais-PCN (1998) no tocante ao papel do ensino em relação à formação de leitores; revela a visão de alguns teóricos sobre a presença de estratégias de aprendizagem como instrumento pedagógico, ocasionando um envolvimento significativo dos colaboradores no ensino de leitura, tais como o lúdico, conforme abordagem de Huizinga (2000), Negrine (2000), Macedo; Petty; Passos (2005) e Oliveira (2009), assim como os benefícios da leitura do gênero discursivo crônica, em razão da temática impressa por ela, segundo a perspectiva de Cândido (1996), Coutinho (1999) e Cursino (2013). Quanto aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa possui natureza aplicada, adota uma abordagem qualitativa, faz uso do procedimento técnico da pesquisa-ação de acordo com a perspectiva de Thiollent (1998) e do método de abordagem de análise de dados fenomenológico hermenêutica de Van Manen (1990) como meio de atestar a cientificidade dos dados obtidos. Para tanto, utiliza-se como instrumento de pesquisa questionários destinados aos discentes colaboradores e aos docentes da turma pesquisada, como forma de coletar informações preliminares e subsequentes à intervenção promovida por meio de oficinas de leitura devidamente registradas em diário de campo após a observação direta da pesquisadora. A pesquisa revelou contribuições consideráveis em relação ao uso de estratégias de aprendizagem e de leitura no processo que visa à formação de leitores, ao tempo em que apontou aspectos que carecem de uma mobilização mais acentuada por parte dos envolvidos no processo ensino-aprendizagem de leitura para que se possa favorecer a formação de leitores.
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ANA MARIA ALVES DE BRITO
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ATIVIDADES MULTILETRADAS E LETRAMENTO ESCOLAR: UMA INVESTIGAÇÃO NO ENSINO MÉDIO
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Orientador : CATARINA DE SENA SIRQUEIRA MENDES DA COSTA
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Data: 24/02/2016
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O domínio da leitura e da escrita é condição necessária para o empoderamento de habilidades letradas e participação dos indivíduos na sociedade. Neste pensar, este trabalho tem como objetivo analisar, descrever e caracterizar, no contexto das atividades multiletradas, as contribuições para o desenvolvimento da leitura e da escrita de uma amostra de dez alunos da 2ª Série do Ensino Médio. A pesquisa foi realizada em uma escola da Rede Pública Estadual, localizada na zona Sul de Teresina –PI. Para os fundamentos teóricos, buscamos apoio em Street (1984; 2014), Soares (2012), Tfouni (2010), Mortatti (2004), Kleiman (1995; 2005) entre outros que argumentam que, o letramento é sempre uma prática social, seja no contexto escolar ou fora dele e em Rojo (2009; 2012; 2013; 2015) com a perspectiva dos multiletramentos. Este estudo se justifica pela importância do novo tratamento dado à leitura e à escrita a partir de novas tecnologias multiletradas, contribuindo para novas práticas de letramento na sala de aula. Optamos, aqui, por uma pesquisa de natureza qualitativa descritiva com abordagem etnográfica buscando subsídios em Erickson (1988), Hymes (1974), Braga (1988) entre outros que tem suas bases na etnografia. No que se refere aos procedimentos adotados, seguimos o percurso do método etnográfico, que estabelece como parâmetros para a coleta dos dados, aspectos que devem partir da observação direta do pesquisador com os sujeitos pesquisados. Os procedimentos se deram através de gravações de áudios e imagens, aplicação de questionário, registros de conversas em diários de campo que se constituíram como importantes para a coleta dos dados. Os resultados das análises nos mostraram que o contexto das atividades multiletradas, embora timidamente exploradas na sala de aula, contribuem de forma significativa para o desenvolvimento da leitura e da escrita dos alunos, bem como para a compreensão de novas formas e espaços de aprendizagem em que a leitura e a escrita se apresentam aparentemente marginalizadas.
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DJANE OLIVEIRA DE BRITO
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A REPETIÇÃO COMO ESTRATÉGIA NA ORGANIZAÇÃO TEXTUAL-DISCURSIVA EM FÓRUM DE EAD
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Orientador : FRANCISCO ALVES FILHO
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Data: 23/02/2016
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Neste trabalho investigamos o papel da repetição como estratégia na organização textual-discursiva para a construção dos enunciados em fórum de Educação a Distância (EaD). Para tanto, utilizamos como base as classificações formais e funcionais propostas por Marcuschi (1992; 2002 [1996]). É o resultado da análise de 02 (dois) fóruns que ocorreram na disciplina Leitura e Produção de Textos I, do Curso de Letras Português, na Modalidade a Distância, da UFPI (Universidade Federal do Piauí), no Polo de São João do Piauí, cujos dados foram extraídos da Plataforma Moodle (Modular Object Oriented Dynamic Learning Enviroment). Sendo a repetição o emprego reiterado de palavras ou expressões (grupos de palavras) duas ou mais vezes dentro de um mesmo enunciado, postulamos que a mesma constitui uma estratégia linguística utilizada na organização textual-discursiva, tanto no texto oral quanto no escrito. Nosso estudo preocupou-se, também, no corpus investigado, em evidenciar e caracterizar as funções mais recorrentes da repetição, averiguar suas possíveis funções específicas e caracterizar, sob o ponto de vista formal, suas ocorrências. Consultamos, como aporte teórico, a literatura voltada para o estudo do texto e de suas realizações oral e escrita; percorrermos os caminhos da EaD tratando sobre sua conceituação e importância, destacando sua realização em ambiente virtual de aprendizagem e as especificidades do fórum online; as contribuições de estudos anteriores sobre o fenômeno da repetição foram, igualmente, indispensáveis à estruturação e à composição de nosso trabalho. Os resultados apontaram que, em alguns casos, as repetições analisadas nas interações em fórum de EaD se enquadram nas classificações formal e funcional propostas por Marcuschi (1992; 2002 [1996]), em outros não. Os dados obtidos indicam, ainda, a repetição como um fenômeno necessário também ao texto escrito.
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ISANA MARIA FERREIRA BARBOSA
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ANÁLISE SEMIÓTICA DA BELEZA EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS DE MAQUIAGEM
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Orientador : FRANCISCO WELLINGTON BORGES GOMES
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Data: 27/01/2016
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Com o objetivo de investigar a formação de sentido em textos multimodais do gênero anúncio publicitário, este trabalho descreve os processos semióticos presentes na estrutura dos textos, com fins a uma investigação da contribuição persuasiva de conceitos de beleza possivelmente trazidos ideologicamente na sua estrutura. Estudos de imagens em conjunto com textos verbais surgiram a partir da necessidade de se compreender como funciona a utilização de recursos semióticos na construção de sentidos produzida pelos mesmos. Nesse contexto, esta pesquisa tem o intuito de investigar o processo de construção de sentido do conceito de beleza em anúncios publicitários de maquiagem, focalizando a relação das semioses constituintes do discurso. Busca-se, assim, analisar essa construção conceitual da beleza em anúncios publicitários específicos através principalmente do seu caráter interativo interpessoal e composicional, buscando, por meio da análise semiótica social, recorrendo à Gramática do design visual, de Kress e van Leeuwen (2006), perceber o papel social e ideológico desse conceito do que é belo para a informação publicitária com fins persuasivos nessa relação entre produção e consumo de informação. De acordo com os objetivos a serem atingidos neste trabalho, a metodologia utilizada é exploratória, de base qualitativa, com análise descritiva dos dados. Para tanto, foi selecionado um corpus de 6 anúncios publicitários recolhidos em revistas femininas brasileiras publicadas nos meses de junho e outubro de 2014. Com o desenvolvimento desta pesquisa, observou-se esses ideais de beleza e seu comportamento como elemento construtor de argumento para a venda de produtos que, teoricamente, atenderiam a essa demanda do público alvo de adquirir o que socialmente é aceito enquanto belo. Assim, o conceito de beleza trazido em cada texto, através de seus elementos, verbais e/ou imagéticos, constitui em si mesmo o principal argumento persuasivo e traz consigo constructos de significação que acionam uma necessidade de consumo que é o primordial intuito de um texto que comunica com finalidade de venda de produtos e, inclusive, ideias. Essas ideologias apresentadas constituem-se socialmente em verdade, por meio das estratégias argumentativas presentes nos textos, no momento desse diálogo entre participantes do processo textual. Esse instante de atividade social favorece um processo que constrói valores dentro de uma sociedade consumidora de produtos, mas, principalmente, de ideias e informação valorativa.
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ISABELA CHRISTINA DO NASCIMENTO SOUSA
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A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES FEMININAS NA PÓSMODERNIDADE: UM ESTUDO DE CONTOS DE DORIS LESSING
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Orientador : SEBASTIAO ALVES TEIXEIRA LOPES
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Data: 14/01/2016
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As personagens femininas em DorisLessing se defrontam constantemente com problemas relacionados ao processo de identificação. As fragmentações e os contínuos deslocamentos de suas identidades perturbam a consciência que elas possuem de si mesmas, e tornam a identificação um processo problemático. As protagonistas de “Anoldwomanandhercat”, “Ourfriend Judith” e “Toroomnineteen”, respectivamente, HettyPennefather, Judith Castlewelle SusanRawlings, podem ser entendidas como sujeitos pós-modernos. Como tal, vivenciam crises de identidades, e empenham-se na busca por um Eu unificado e estável. Tendo em vista os aspectos observados, esta pesquisa visa investigar como se dá o processo de construção identitária das protagonistas femininas nos contos “Anoldwomanandhercat”, “Ourfriend Judith” e “Toroomnineteen” de DorisLessing. Incialmente,procura-se examinar a que ponto as identidadesdas personagens se tornam fragmentadas e descentradas;em seguida, são discutidos os fatores que assumem relevância no processo de identificação dessas personagens; e, por fim,são analisados os conflitos e consequências gerados pelas crises de identidade que as personagens vivenciam. Hall (2014a, 2014b), Ferguson (1991), Woodward (2000), Funck (2011), Bordo (1997), Althusser (1970), entre outros, constituem o aporte teórico. Este estudo foi desenvolvidopor meio de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e interdisciplinar. As três personagens podem ser compreendidas como sujeitos pós-modernos, baseando-se na proposta de Hall (2014a), uma vez que não se relacionam somente com uma, mas múltiplas identidades, muitas vezes incongruente, e com incessantes deslocamentos. Essas identidades são construídas a partir da interação com diversos sistemas simbólicos e representações com as quais as personagens se identificam.
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