|
Descrição |
|
|
-
ANTONIO NILSON ALVES SILVA JUNIOR
-
Classificação e Trivialidades para alguns Sólitons Geométricos
-
Orientador : ANTONIO WILSON RODRIGUES DA CUNHA
-
Data: 19/12/2024
-
Mostrar Resumo
-
Neste trabalho iremos classificar e obter resultados de trivialidade para alguns sólitons geométricos. Para os sólitons de Ricci gradiente sem traço com curvatura seccional não negativa, provamos que, sob certa condição no gradiente da função potencial, ele deve ser trivial e estático. Depois abordamos os sólitons de Cotton completos e não compactos, onde aplicamos um princípio do máximo no infinito para obter no caso do sóliton não gradiente que, se |X| converge para zero no infinito e a curvatura de Ricci é não positiva então ele deve ser trivial e localmente conformemente plano. Finalmente, num caso mais geral, obtemos um resultado de isometria para sólitons generalizados chamados q-sólitons onde $q$ é um (0,2)-tensor geral simétrico. Mais precisamente, dado um q-sóliton completo e não compacto, simplesmente conexo, satisfazendo uma identidade tipo Bianchi, e tal que X é um campo conforme e não Killing, então ele deve ser isométrico ao espaço Euclidiano. Como aplicações, obtemos tais resultados em: sólitons de Ricci, sólitons de Cotton, sólitons de Bach e sólitons de obstrução ambiente.
|
|
|
-
VINICIUS SANTOS LUZ
-
Controle Nulo para a Equação do Calor Não Linear com Termo de Memória
-
Orientador : ISAIAS PEREIRA DE JESUS
-
Data: 19/12/2024
-
Mostrar Resumo
-
O objetivo desse trabalho é estudarmos a controlabilidade nula para uma equação não linear do calor com um termo de memória em um domínio limitado do R^N com condições de contorno de Dirichlet, onde um sistema original é linearizado. A prova do problema linear depende da estimativa de Carleman e da Desigualdade de Observabilidade para a equação adjunta e a prova do problema não linear é obtida através do Teorema do Ponto Fixo de Kakutani.
|
|
|
-
JEFERSON NASCIMENTO SILVA
-
Sobre uma classe de espaços de Sobolev e equações elípticas com crescimento crítico e termo logarítmico supercrítico
-
Orientador : JOSE FRANCISCO ALVES DE OLIVEIRA
-
Data: 06/12/2024
-
Mostrar Resumo
-
Introduzimos uma classe geral de espaços de Sobolev com pesos. Esses espaços são o ambiente natural para estudar uma classe geral de operadores, que inclui o operador poli-harmônico na forma radial. Uma desigualdade do tipo Sobolev para ordem superior é estabelecida e o problema variacional correspondente é analisado. Em certos casos exibimos as funções extremais e calculamos o valor da melhor constante associada a desigualdade do tipo Sobolev. Adicionalmente, estabelecemos resultados sobre regularidade e classifi cação. No caso ilimitado, analisamos a existência de solução fraca para uma classe geral de problemas que envolve crescimento crítico. No caso limitado, dedicamos nossa atenção a estudar uma classe de equações elípticas com termo logarítmico supercrítico.
|
|
|
-
CHRISTOPHER CARLISSON DE SOUSA QUEIROZ
-
Resultados de rigidez para variedades Tipo-Einstein
-
Orientador : HALYSON IRENE BALTAZAR
-
Data: 25/09/2024
-
Mostrar Resumo
-
Nesta tese de doutorado, o foco principal será o estudo das variedades tipo-Einstein, com o objetivo de resolver desafios relacionados à rigidez dessas estruturas. Inicialmente, apresentaremos um resultado de rigidez para variedades do tipo-Einstein, considerando a condição de curvatura de Ricci paralelo, o que melhora à condição de Einstein analisada por Freitas e Gomes. Além disso, estabeleceremos uma condição crucial relacionada à norma do gradiente da função potencial, visando demonstrar que essas métricas são, de fato, Einstein, ou seja, que a curvatura de Ricci é um múltiplo da métrica. Por fim, investigaremos uma condição de curvatura pinçada, inspirados por Baltazar para métricas CPE e Baltazar, Diógenes e ribeiro Jr. para métricas de Miao-Tam, com o intuito de classificar variedades compactas que possuem curvatura escalar não negativa e que atendem a uma condição especial de L^{n/2} pinçada.
|
|
|
-
LUIS ESTEVÃO DE SOUSA VIEIRA
-
Teorema de Liouville para gráficos mínimos
-
Orientador : LEANDRO DE FREITAS PESSOA
-
Data: 31/07/2024
-
Mostrar Resumo
-
Estudamos um teorema do tipo Liouville que diz que toda solução suave para a equação de gráficos mínimos definida em uma variedade Riemanniana completa com curvatura de Ricci não negativa e cuja parte negativa possui crescimento sub-linear deve ser constante. Para isto, apresentamos estimativas gradiente e estimativas integrais para potências da função volume para gráficos mínimos via uma modificação do método de iteração de De Giorgi-Nash-Moser.
|
|
|
-
DIEME PEREIRA DA SILVA
-
Sobre a estabilização para a equação de Zakharov-Kuznetsov n-dimensional com damping localizado e a equação de Kadomtsev-Petviashvili linear
-
Orientador : GLEISON DO NASCIMENTO SANTOS
-
Data: 31/07/2024
-
Mostrar Resumo
-
Nesse trabalho, estudamos a propriedade de estabilização para dois modelos de equações dispersivas: A equação de Zakharov-Kuznetsov(ZK) não-linear n-dimensional e a equação de Kadomtsev-Petviashvili II(KP-II). O nosso primeiro resultado provamos que a energia associada à equação (ZK) n-dimensional decai exponencialmente quando adicionamos um termo damping. O segundo resultado é sobre o decaimento exponencial da energia associada à equação (KP-II) linear sem damping. Em ambos os resultados usa-se o método dissipação-observabilidade combinado a um resultado de continuação única. No caso da (ZK) n-dimensional adaptamos as idéias introduzidas por J. Bourgain para obter um resultado de continuação única para um modelo multidimensional. Observamos que a ausência do termo damping na equação KP-II condiciona a validade do resultado de estabilização à presença de algumas restrições no tamanho do domínio da equação.
|
|
|
-
JOSÉ GONÇALVES DE OLIVEIRA RUFINO
-
A subgradient method with non-monotone line search for Lipschitz convex functions
-
Orientador : JOAO CARLOS DE OLIVEIRA SOUZA
-
Data: 31/07/2024
-
Mostrar Resumo
-
Neste trabalho, estudamos resultados de convergência dos métodos clássicos do gradiente e do subgradiente, além de uma variação do método subgradiente com busca linear não monótona para funções convexas Lipschitz. O método do gradiente é um método de descida e os tamanhos de passo são escolhidos de forma exata e inexata com busca linear. O método subgradiente não é necessariamente um método de descida e os tamanhos de passo estudados são pré-fixados, não sendo escolhidos via busca linear. Assim, também estudamos um método subgradiente com busca linear não monótona que, apesar de não ser um método de descida, o possível aumento nos valores da função é controlado e os tamanhos de passo são escolhidos de forma adaptativa. Apresentamos ilustrações numéricas comparando a eficácia dos métodos.
|
|
|
-
WILKREFFY MANOEL DE SOUSA SANTOS
-
An Inexact Non-monotone Boosted Difference of Convex Algorithm
-
Orientador : JOAO CARLOS DE OLIVEIRA SOUZA
-
Data: 29/07/2024
-
Mostrar Resumo
-
Estudamos o problema de minimização em uma classe de funções possivelmente não convexas e não diferenciáveis, dadas pela diferença de duas funções convexas. Abordamos esse problema por meio de três métodos estabelecidos na literatura: o Difference of Convex Algorithm (DCA), proposto por Tao and Souad (1986); o Boosted Difference of Convex Algorithm (BDCA), formulado por Aragón Artacho and Vuong (2020), que considera uma busca monótona em cada iterada a partir da solução encontrada pelo DCA; e o mais recente Non-monotone Boosted Difference of Convex Algorithm, proposto por Fereira, Santos e Souza (2024), que considera uma busca não monótona no BDCA, habilitando um possível crescimento na função objetivo controlado por um parâmetro. Além disso, propomos uma abordagem inexata para o nmBDCA e, sob hipóteses razoáveis, recuperamos os resultados de convergência e complexidade da sua versão exata. Realizamos alguns experimentos numéricos para ilustrar os algoritmos.
|
|
|
-
JOSÉ VITOR SEKEFF BUDARUICHE SOUSA
-
Sobre Boa Colocação Global e Comportamento Assintótico para a Equação de Schrödinger 3D Cúbica.
-
Orientador : MYKAEL DE ARAUJO CARDOSO
-
Data: 19/07/2024
-
Mostrar Resumo
-
Neste trabalho, consideramos o Problema de Valor Inicial associado à equação não linear de Schrödinger cúbica com dado inicial radial em H¹(ℝ³). Para este modelo, estuda-se a boa colocação global e o comportamento assintótico de soluções em H¹(ℝ³). Aqui analisamos condições suficientes para obtermos soluções com intervalo máximo de existência infinito e intervalo máximo de existência finito (blow-up), baseado no trabalho de Holmer-Roudenko, 2008. Além disso, usando a técnica aplicada no trabalho de Dodson-Murphy, 2017, mostramos que no caso das soluções globais estabelecidas temos a propriedade de espalhamento quando o tempo tende a ±∞.
|
|
|
-
ANA JULIA GIRARDI ZANETTE
-
Métricas V-estáticas com curvatura não-negativa
-
Orientador : HALYSON IRENE BALTAZAR
-
Data: 18/07/2024
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho é baseado em "Critical metrics of the functional on three-dimensional manifolds" de Huyia He, "On critical point equation of compact manifolds with zero radial Weyl curvature" de Halyson Baltazar e "Remarks on critical metrics of the scalar curvature and volume functionals on compact manifolds with boudary", escrito por Halyson Baltazar e Ernani Ribeiro, e visam estudar os resultados que classificam as métricas críticas do funcional curvatura escalar total, métricas críticas do funcional volume e métricas estáticas. Abordaremos essas três métricas críticas quando a curvatura de Ricci é não-negativa para variedades tridimensionais, e, posteriormente, para curvatura seccional não-negativa em dimensão arbitrária.
|
|
|
-
HONORIO DE OLIVEIRA SOARES
-
Variedades tipo-Einstein satisfazendo a condição fracamente Einstein
-
Orientador : HALYSON IRENE BALTAZAR
-
Data: 17/07/2024
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho está baseado no artigo "Compact gradient Einstein-type manifolds with boundary satisfying the weakly Einstein condition" do autor Xiaomin Chen, e tem por objetivo investigar variedades tipo-Einstein gradient, compactas, com bordo não vazio e que satisfazem a condição fracamente Einstein. Tais esrtuturas foram introduzidas por Catino, Mastrolia, Monticelli e Rigoli, e aqui estudaremos resultados de rigidez para o caso de variedades com curvatura escalar constante. Concluiremos que, sob certas restrições, essas variedades serão isométricas a uma bola geodésica em um espaço forma simplesmente conexo Sn ou a um hemisfério de uma esfera redonda.
|
|
|
-
JEFFERSON DE BRITO SOUSA
-
Equação k-Hessiana com termo quadrático natural
-
Orientador : JOSE FRANCISCO ALVES DE OLIVEIRA
-
Data: 20/03/2024
-
Mostrar Resumo
-
Determinamos um termo do tipo gradiente para a equação k-Hessiana que estende para k > 1 o termo gradiente quadrático natural associado a equação de Laplace. Provamos que tal termo é invariante por uma mudança de variáveis do tipo Kazdan-Kramer, coincide com o termo gradiente quadrático para k = 1 e satisfaz uma hipótese de naturalidade motivada pelos resultados de existência devido a J. Serrin 1976. Como aplicação, garantimos a existência de soluções para uma nova classe de equação k-Hessiana nos casos sublinear e superlinear para crescimento do tipo Sobolev (k < n/2). Inspirados pela identidade de Pucci-Serrin e resultados de Tso, determinamos uma condição de não-existência em alguns casos particulares. Além disso, para regime de crescimento do tipo Trudinger-Moser (k = n/2), provamos também a existência de soluções sob condições subcríticas ou críticas. Por fim, discutimos um problema de autovalor associado a essa nova classe de equação.
|
|
|
-
DANILO SOARES CARNEIRO DE OLIVEIRA
-
Sobre o fenômeno de concentração de massa para a equação de Schrödinger não-linear $L^2$-crítica
-
Orientador : MYKAEL DE ARAUJO CARDOSO
-
Data: 31/01/2024
-
Mostrar Resumo
-
No seguinte trabalho, estudamos algumas propriedades para soluções cujo tempo máximo de existência é finito, conhecidas como soluções de \textit{blow-up}, do Problema de Valor Inicial (PVI) associado à equação de Schrödinger não-linear $L^2$-crítica
$$\begin{cases}
i\partial _tu+\Delta u + |u|^\frac{4}{d}u=0, \hspace{2cm} x\in \mathbb{R}^d ,\, t>0\\
u(0,\cdot)=u_0\in H^s(\mathbb{R}^d),\hspace{2.2cm} s>0.
\end{cases}
$$
Encontramos uma cota ótima sobre a norma do dado inicial em $L^2(\mathbb{R}^d)$, para a formação de soluções de \textit{blow-up} em $H^1(\mathbb{R}^d)$ devida a Weinstein; Provamos um resultado estudado por Hmidi e Kerani, que afirma que soluções em $H^1(\mathbb{R}^d)$, que explodem em tempo finito, concentram uma certa quantidade de massa em torno de pontos do $\mathbb{R}^d$. Em seguida provamos que um fenômeno similar ocorre para $H^s(\mathbb{R}^2)$, com $s<1$, também devido a Hmidi e Kerani [\ref{HK2}]; Por fim, estudamos o comportamento de soluções de \textit{blow-up} cujo dado inicial tem massa mínima e damos uma prova alternativa do resultado de Merle a respeito da universalidade de soluções de massa mínima em $H^1(\mathbb{R}^d)$, utilizando as ideias de Hmidi e Kerani.
|
|
|
-
EMANUELLY BEATRIZ RIBEIRO DOS SANTOS
-
Caracterização de Métricas Bach-flat em Sólitons de Bach
-
Orientador : ANTONIO WILSON RODRIGUES DA CUNHA
-
Data: 29/01/2024
-
Mostrar Resumo
-
Neste trabalho, buscamos caracterizar métricas Bach-flat em sólitons de Bach., que representam soluções especiais do fluxo de Bach. No contexto de sólitons de Bach não gradiente, também analisamos condições em que o campo vetorial associado ao sóliton é de Killing. Para atingir estes objetivos, utilizamos como ferramentas a integral de Dirichlet finita, condições relacionadas à curvatura de Ricci e a parabolicidade da variedade.
|
|
|
-
PEDRO PAULO ALVES OLIVEIRA
-
Controlabilidade de Sistemas de Equações Diferenciais Parciais
-
Orientador : ISAIAS PEREIRA DE JESUS
-
Data: 25/01/2024
-
Mostrar Resumo
-
O objetivo deste trabalho é apresentarmos resultados de controlabilidade para equações diferenciais parciais de evolução. Mais especificamente, numa primeira etapa, estudamos uma equação do calor com não-linearidade globalmente Lipschitz com termo de memória, onde um sistema original é linearizado e em seguida o Teorema do Ponto Fixo de Schauder é aplicado para obtermos um resultado de controlabilidade aproximada. Numa segunda etapa é analisada uma equação de ondas em um domínio com fronteira variável, seguindo a estratégia de Stackelberg, onde um resultado de controlabilidade aproximada é obtida.
|
|
|
-
PEDRO PAULO ALVES OLIVEIRA
-
Controlabilidade de Sistemas de Equações Diferenciais Parciais
-
Orientador : ISAIAS PEREIRA DE JESUS
-
Data: 25/01/2024
-
Mostrar Resumo
-
O objetivo deste trabalho é apresentarmos resultados de controlabilidade para equações diferenciais parciais de evolução. Mais especificamente, numa primeira etapa, estudamos uma equação do calor com não-linearidade globalmente Lipschitz com termo de memória, onde um sistema original é linearizado e em seguida o Teorema do Ponto Fixo de Schauder é aplicado para obtermos um resultado de controlabilidade aproximada. Numa segunda etapa é analisada uma equação de ondas em um domínio com fronteira variável, seguindo a estratégia de Stackelberg, onde um resultado de controlabilidade aproximada é obtida.
|
|
|
-
ISAQUE FELIX CAMPOS
-
Hipersuperfícies Capilares na Bola Euclidiana: Estabilidade e Instabilidade
-
Orientador : PAULO ALEXANDRE ARAUJO SOUSA
-
Data: 18/01/2024
-
Mostrar Resumo
-
Neste trabalho, estudamos hipersuperfícies capilares imersas na bola euclidiana unitária, e analisamos os casos estável e instável. No caso estável, estudamos o resultado de unicidade obtido por Wang e Xia [Uniqueness of stable capillary hypersurfaces in a ball, 2019], segundo o qual as únicas hipersuperfícies capilares estáveis imersas na bola euclidiana unitária são os discos e as calotas esféricas. No caso instável, estudamos o índice de Morse associado a uma hipersuperfície, o qual é zero para as estáveis, e apresentamos o resultado obtido por Devyver [Index of the critical catenoid, 2017] onde o índice de Morse do Catenoide Crítico (superfície free-boundary) foi calculado.
|
|
|
-
ISAQUE FELIX CAMPOS
-
Hipersuperfícies Capilares na Bola Euclidiana: Estabilidade e Instabilidade
-
Orientador : PAULO ALEXANDRE ARAUJO SOUSA
-
Data: 18/01/2024
-
Mostrar Resumo
-
Neste trabalho, estudamos hipersuperfícies capilares imersas na bola euclidiana unitária, e analisamos os casos estável e instável. No caso estável, estudamos o resultado de unicidade obtido por Wang e Xia [Uniqueness of stable capillary hypersurfaces in a ball, 2019], segundo o qual as únicas hipersuperfícies capilares estáveis imersas na bola euclidiana unitária são os discos e as calotas esféricas. No caso instável, estudamos o índice de Morse associado a uma hipersuperfície, o qual é zero para as estáveis, e apresentamos o resultado obtido por Devyver [Index of the critical catenoid, 2017] onde o índice de Morse do Catenoide Crítico (superfície free-boundary) foi calculado.
|
|