|
Descrição |
|
|
-
VINICIUS SANTOS LUZ
-
Controle Nulo para a Equação do Calor Não Linear com Termo de Memória
-
Orientador : ISAIAS PEREIRA DE JESUS
-
Data: 19/12/2024
-
Mostrar Resumo
-
O objetivo desse trabalho é estudarmos a controlabilidade nula para uma equação não linear do calor com um termo de memória em um domínio limitado do R^N com condições de contorno de Dirichlet, onde um sistema original é linearizado. A prova do problema linear depende da estimativa de Carleman e da Desigualdade de Observabilidade para a equação adjunta e a prova do problema não linear é obtida através do Teorema do Ponto Fixo de Kakutani.
|
|
|
-
CHRISTOPHER CARLISSON DE SOUSA QUEIROZ
-
Resultados de rigidez para variedades Tipo-Einstein
-
Orientador : HALYSON IRENE BALTAZAR
-
Data: 25/09/2024
-
Mostrar Resumo
-
Nesta tese de doutorado, o foco principal será o estudo das variedades tipo-Einstein, com o objetivo de resolver desafios relacionados à rigidez dessas estruturas. Inicialmente, apresentaremos um resultado de rigidez para variedades do tipo-Einstein, considerando a condição de curvatura de Ricci paralelo, o que melhora à condição de Einstein analisada por Freitas e Gomes. Além disso, estabeleceremos uma condição crucial relacionada à norma do gradiente da função potencial, visando demonstrar que essas métricas são, de fato, Einstein, ou seja, que a curvatura de Ricci é um múltiplo da métrica. Por fim, investigaremos uma condição de curvatura pinçada, inspirados por Baltazar para métricas CPE e Baltazar, Diógenes e ribeiro Jr. para métricas de Miao-Tam, com o intuito de classificar variedades compactas que possuem curvatura escalar não negativa e que atendem a uma condição especial de L^{n/2} pinçada.
|
|
|
-
LUIS ESTEVÃO DE SOUSA VIEIRA
-
Teorema de Liouville para gráficos mínimos
-
Orientador : LEANDRO DE FREITAS PESSOA
-
Data: 31/07/2024
-
Mostrar Resumo
-
Estudamos um teorema do tipo Liouville que diz que toda solução suave para a equação de gráficos mínimos definida em uma variedade Riemanniana completa com curvatura de Ricci não negativa e cuja parte negativa possui crescimento sub-linear deve ser constante. Para isto, apresentamos estimativas gradiente e estimativas integrais para potências da função volume para gráficos mínimos via uma modificação do método de iteração de De Giorgi-Nash-Moser.
|
|
|
-
DIEME PEREIRA DA SILVA
-
Sobre a estabilização para a equação de Zakharov-Kuznetsov n-dimensional com damping localizado e a equação de Kadomtsev-Petviashvili linear
-
Orientador : GLEISON DO NASCIMENTO SANTOS
-
Data: 31/07/2024
-
Mostrar Resumo
-
Nesse trabalho, estudamos a propriedade de estabilização para dois modelos de equações dispersivas: A equação de Zakharov-Kuznetsov(ZK) não-linear n-dimensional e a equação de Kadomtsev-Petviashvili II(KP-II). O nosso primeiro resultado provamos que a energia associada à equação (ZK) n-dimensional decai exponencialmente quando adicionamos um termo damping. O segundo resultado é sobre o decaimento exponencial da energia associada à equação (KP-II) linear sem damping. Em ambos os resultados usa-se o método dissipação-observabilidade combinado a um resultado de continuação única. No caso da (ZK) n-dimensional adaptamos as idéias introduzidas por J. Bourgain para obter um resultado de continuação única para um modelo multidimensional. Observamos que a ausência do termo damping na equação KP-II condiciona a validade do resultado de estabilização à presença de algumas restrições no tamanho do domínio da equação.
|
|
|
-
JOSÉ GONÇALVES DE OLIVEIRA RUFINO
-
A subgradient method with non-monotone line search for Lipschitz convex functions
-
Orientador : JOAO CARLOS DE OLIVEIRA SOUZA
-
Data: 31/07/2024
-
Mostrar Resumo
-
Neste trabalho, estudamos resultados de convergência dos métodos clássicos do gradiente e do subgradiente, além de uma variação do método subgradiente com busca linear não monótona para funções convexas Lipschitz. O método do gradiente é um método de descida e os tamanhos de passo são escolhidos de forma exata e inexata com busca linear. O método subgradiente não é necessariamente um método de descida e os tamanhos de passo estudados são pré-fixados, não sendo escolhidos via busca linear. Assim, também estudamos um método subgradiente com busca linear não monótona que, apesar de não ser um método de descida, o possível aumento nos valores da função é controlado e os tamanhos de passo são escolhidos de forma adaptativa. Apresentamos ilustrações numéricas comparando a eficácia dos métodos.
|
|
|
-
WILKREFFY MANOEL DE SOUSA SANTOS
-
An Inexact Non-monotone Boosted Difference of Convex Algorithm
-
Orientador : JOAO CARLOS DE OLIVEIRA SOUZA
-
Data: 29/07/2024
-
Mostrar Resumo
-
Estudamos o problema de minimização em uma classe de funções possivelmente não convexas e não diferenciáveis, dadas pela diferença de duas funções convexas. Abordamos esse problema por meio de três métodos estabelecidos na literatura: o Difference of Convex Algorithm (DCA), proposto por Tao and Souad (1986); o Boosted Difference of Convex Algorithm (BDCA), formulado por Aragón Artacho and Vuong (2020), que considera uma busca monótona em cada iterada a partir da solução encontrada pelo DCA; e o mais recente Non-monotone Boosted Difference of Convex Algorithm, proposto por Fereira, Santos e Souza (2024), que considera uma busca não monótona no BDCA, habilitando um possível crescimento na função objetivo controlado por um parâmetro. Além disso, propomos uma abordagem inexata para o nmBDCA e, sob hipóteses razoáveis, recuperamos os resultados de convergência e complexidade da sua versão exata. Realizamos alguns experimentos numéricos para ilustrar os algoritmos.
|
|
|
-
JOSE VITOR SEKEFF BUDARUICHE SOUSA
-
Sobre Boa Colocação Global e Comportamento Assintótico para a Equação de Schrödinger 3D Cúbica.
-
Orientador : MYKAEL DE ARAUJO CARDOSO
-
Data: 19/07/2024
-
Mostrar Resumo
-
Neste trabalho, consideramos o Problema de Valor Inicial associado à equação não linear de Schrödinger cúbica com dado inicial radial em H¹(ℝ³). Para este modelo, estuda-se a boa colocação global e o comportamento assintótico de soluções em H¹(ℝ³). Aqui analisamos condições suficientes para obtermos soluções com intervalo máximo de existência infinito e intervalo máximo de existência finito (blow-up), baseado no trabalho de Holmer-Roudenko, 2008. Além disso, usando a técnica aplicada no trabalho de Dodson-Murphy, 2017, mostramos que no caso das soluções globais estabelecidas temos a propriedade de espalhamento quando o tempo tende a ±∞.
|
|
|
-
ANA JULIA GIRARDI ZANETTE
-
Métricas V-estáticas com curvatura não-negativa
-
Orientador : HALYSON IRENE BALTAZAR
-
Data: 18/07/2024
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho é baseado em "Critical metrics of the functional on three-dimensional manifolds" de Huyia He, "On critical point equation of compact manifolds with zero radial Weyl curvature" de Halyson Baltazar e "Remarks on critical metrics of the scalar curvature and volume functionals on compact manifolds with boudary", escrito por Halyson Baltazar e Ernani Ribeiro, e visam estudar os resultados que classificam as métricas críticas do funcional curvatura escalar total, métricas críticas do funcional volume e métricas estáticas. Abordaremos essas três métricas críticas quando a curvatura de Ricci é não-negativa para variedades tridimensionais, e, posteriormente, para curvatura seccional não-negativa em dimensão arbitrária.
|
|
|
-
HONORIO DE OLIVEIRA SOARES
-
Variedades tipo-Einstein satisfazendo a condição fracamente Einstein
-
Orientador : HALYSON IRENE BALTAZAR
-
Data: 17/07/2024
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho está baseado no artigo "Compact gradient Einstein-type manifolds with boundary satisfying the weakly Einstein condition" do autor Xiaomin Chen, e tem por objetivo investigar variedades tipo-Einstein gradient, compactas, com bordo não vazio e que satisfazem a condição fracamente Einstein. Tais esrtuturas foram introduzidas por Catino, Mastrolia, Monticelli e Rigoli, e aqui estudaremos resultados de rigidez para o caso de variedades com curvatura escalar constante. Concluiremos que, sob certas restrições, essas variedades serão isométricas a uma bola geodésica em um espaço forma simplesmente conexo Sn ou a um hemisfério de uma esfera redonda.
|
|
|
-
JEFFERSON DE BRITO SOUSA
-
Equação k-Hessiana com termo quadrático natural
-
Orientador : JOSE FRANCISCO ALVES DE OLIVEIRA
-
Data: 20/03/2024
-
Mostrar Resumo
-
Determinamos um termo do tipo gradiente para a equação k-Hessiana que estende para k > 1 o termo gradiente quadrático natural associado a equação de Laplace. Provamos que tal termo é invariante por uma mudança de variáveis do tipo Kazdan-Kramer, coincide com o termo gradiente quadrático para k = 1 e satisfaz uma hipótese de naturalidade motivada pelos resultados de existência devido a J. Serrin 1976. Como aplicação, garantimos a existência de soluções para uma nova classe de equação k-Hessiana nos casos sublinear e superlinear para crescimento do tipo Sobolev (k < n/2). Inspirados pela identidade de Pucci-Serrin e resultados de Tso, determinamos uma condição de não-existência em alguns casos particulares. Além disso, para regime de crescimento do tipo Trudinger-Moser (k = n/2), provamos também a existência de soluções sob condições subcríticas ou críticas. Por fim, discutimos um problema de autovalor associado a essa nova classe de equação.
|
|
|
-
DANILO SOARES CARNEIRO DE OLIVEIRA
-
Sobre o fenômeno de concentração de massa para a equação de Schrödinger não-linear $L^2$-crítica
-
Orientador : MYKAEL DE ARAUJO CARDOSO
-
Data: 31/01/2024
-
Mostrar Resumo
-
No seguinte trabalho, estudamos algumas propriedades para soluções cujo tempo máximo de existência é finito, conhecidas como soluções de \textit{blow-up}, do Problema de Valor Inicial (PVI) associado à equação de Schrödinger não-linear $L^2$-crítica
$$\begin{cases}
i\partial _tu+\Delta u + |u|^\frac{4}{d}u=0, \hspace{2cm} x\in \mathbb{R}^d ,\, t>0\\
u(0,\cdot)=u_0\in H^s(\mathbb{R}^d),\hspace{2.2cm} s>0.
\end{cases}
$$
Encontramos uma cota ótima sobre a norma do dado inicial em $L^2(\mathbb{R}^d)$, para a formação de soluções de \textit{blow-up} em $H^1(\mathbb{R}^d)$ devida a Weinstein; Provamos um resultado estudado por Hmidi e Kerani, que afirma que soluções em $H^1(\mathbb{R}^d)$, que explodem em tempo finito, concentram uma certa quantidade de massa em torno de pontos do $\mathbb{R}^d$. Em seguida provamos que um fenômeno similar ocorre para $H^s(\mathbb{R}^2)$, com $s<1$, também devido a Hmidi e Kerani [\ref{HK2}]; Por fim, estudamos o comportamento de soluções de \textit{blow-up} cujo dado inicial tem massa mínima e damos uma prova alternativa do resultado de Merle a respeito da universalidade de soluções de massa mínima em $H^1(\mathbb{R}^d)$, utilizando as ideias de Hmidi e Kerani.
|
|
|
-
EMANUELLY BEATRIZ RIBEIRO DOS SANTOS
-
Caracterização de Métricas Bach-flat em Sólitons de Bach
-
Orientador : ANTONIO WILSON RODRIGUES DA CUNHA
-
Data: 29/01/2024
-
Mostrar Resumo
-
Neste trabalho, buscamos caracterizar métricas Bach-flat em sólitons de Bach., que representam soluções especiais do fluxo de Bach. No contexto de sólitons de Bach não gradiente, também analisamos condições em que o campo vetorial associado ao sóliton é de Killing. Para atingir estes objetivos, utilizamos como ferramentas a integral de Dirichlet finita, condições relacionadas à curvatura de Ricci e a parabolicidade da variedade.
|
|
|
-
PEDRO PAULO ALVES OLIVEIRA
-
Controlabilidade de Sistemas de Equações Diferenciais Parciais
-
Orientador : ISAIAS PEREIRA DE JESUS
-
Data: 25/01/2024
-
Mostrar Resumo
-
O objetivo deste trabalho é apresentarmos resultados de controlabilidade para equações diferenciais parciais de evolução. Mais especificamente, numa primeira etapa, estudamos uma equação do calor com não-linearidade globalmente Lipschitz com termo de memória, onde um sistema original é linearizado e em seguida o Teorema do Ponto Fixo de Schauder é aplicado para obtermos um resultado de controlabilidade aproximada. Numa segunda etapa é analisada uma equação de ondas em um domínio com fronteira variável, seguindo a estratégia de Stackelberg, onde um resultado de controlabilidade aproximada é obtida.
|
|
|
-
PEDRO PAULO ALVES OLIVEIRA
-
Controlabilidade de Sistemas de Equações Diferenciais Parciais
-
Orientador : ISAIAS PEREIRA DE JESUS
-
Data: 25/01/2024
-
Mostrar Resumo
-
O objetivo deste trabalho é apresentarmos resultados de controlabilidade para equações diferenciais parciais de evolução. Mais especificamente, numa primeira etapa, estudamos uma equação do calor com não-linearidade globalmente Lipschitz com termo de memória, onde um sistema original é linearizado e em seguida o Teorema do Ponto Fixo de Schauder é aplicado para obtermos um resultado de controlabilidade aproximada. Numa segunda etapa é analisada uma equação de ondas em um domínio com fronteira variável, seguindo a estratégia de Stackelberg, onde um resultado de controlabilidade aproximada é obtida.
|
|
|
-
ISAQUE FELIX CAMPOS
-
Hipersuperfícies Capilares na Bola Euclidiana: Estabilidade e Instabilidade
-
Orientador : PAULO ALEXANDRE ARAUJO SOUSA
-
Data: 18/01/2024
-
Mostrar Resumo
-
Neste trabalho, estudamos hipersuperfícies capilares imersas na bola euclidiana unitária, e analisamos os casos estável e instável. No caso estável, estudamos o resultado de unicidade obtido por Wang e Xia [Uniqueness of stable capillary hypersurfaces in a ball, 2019], segundo o qual as únicas hipersuperfícies capilares estáveis imersas na bola euclidiana unitária são os discos e as calotas esféricas. No caso instável, estudamos o índice de Morse associado a uma hipersuperfície, o qual é zero para as estáveis, e apresentamos o resultado obtido por Devyver [Index of the critical catenoid, 2017] onde o índice de Morse do Catenoide Crítico (superfície free-boundary) foi calculado.
|
|
|
-
ISAQUE FELIX CAMPOS
-
Hipersuperfícies Capilares na Bola Euclidiana: Estabilidade e Instabilidade
-
Orientador : PAULO ALEXANDRE ARAUJO SOUSA
-
Data: 18/01/2024
-
Mostrar Resumo
-
Neste trabalho, estudamos hipersuperfícies capilares imersas na bola euclidiana unitária, e analisamos os casos estável e instável. No caso estável, estudamos o resultado de unicidade obtido por Wang e Xia [Uniqueness of stable capillary hypersurfaces in a ball, 2019], segundo o qual as únicas hipersuperfícies capilares estáveis imersas na bola euclidiana unitária são os discos e as calotas esféricas. No caso instável, estudamos o índice de Morse associado a uma hipersuperfície, o qual é zero para as estáveis, e apresentamos o resultado obtido por Devyver [Index of the critical catenoid, 2017] onde o índice de Morse do Catenoide Crítico (superfície free-boundary) foi calculado.
|
|