|
Descrição |
|
|
-
NATHALIA CAROLINE DA SILVA AMARAL
-
CIBERFEMINISMO EM MOVIMENTO: UMA EXPERIÊNCIA CARTOGRÁFICA NO TUMBLR NÓS, MADALENAS
-
Orientador : MONALISA PONTES XAVIER
-
Data: 09/09/2020
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho tem como objetivo compreender a produção de sentidos sobre o ciberfeminismo, pelas afetações manifestadas no fazer cartográfico a partir de fotografias do corpo feminino no Tumblr “Nós, Madalenas”. Através da discussão de conceitos como ciberfeminismo, feminismo, midiatização, comunicação, gênero e subjetividade, em contato permanente com o território de pesquisa, foi possível identificar tais nuances através da análise do Tumblr “Nós, Madalenas” uma página de cunho ciberfeminista composta por fotografias de mulheres com palavras que representam o feminismo escritas em seus corpos. O uso da cartografia, como estratégia de pesquisa, permitiu acompanhar os processos engendrados nos agenciamentos a partir da habitação do território de pesquisa, estando presente desde as afetações na escolha de objeto, às primeiras linhas da introdução, até as considerações finais. A pesquisa é realizada através de uma construção teórico-metodológica a partir de autores como Braga (2012), Butler (2013), Bento (2006), Beauvoir (1960), Castells (2015), Deleuze e Guattari (1982, 1988, 1996, 1997) Wolf (2019) e Xavier (2014). Ao fazer o uso do diário-cartográfico, sistematizado através de 25 cartas, pude compreender as correlações entre o ativismo do Tumblr “Nós, Madalenas” e a quarta onda do feminismo, que, embora seja pouco teorizada até o momento, possui nuances e características próprias que possibilitam uma nova reconfiguração do movimento por meio dos dispositivos interacionais. Deste modo, entendi como o ciberfeminismo faz uso da internet como instrumento de luta política perpetrada por vozes dissidentes e ultrapassa barreiras impostas pelo real.
|
|
|
-
MAURÍCIO SANTANA DE OLIVEIRA SOBRINHO
-
A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES NOS COMENTÁRIOS DO INSTAGRAM DA UFPI: UM ESTUDO NETNOGRÁFICO
-
Orientador : LIVIA FERNANDA NERY DA SILVA
-
Data: 01/09/2020
-
Mostrar Resumo
-
Com o aumento significativo do uso das redes sociais em todo mundo, por pessoas e instituições, públicas ou privadas, com os mais variados objetivos, e as várias possibilidades e formas de relações sociais a qual elas permitem, problemas como perceber os processos de construção de identidades nesses espaços virtuais instigam a sociedade. O Instagram, como uma dessas ferramentas, tem ganhado expressivo destaque com seu uso nas universidades brasileiras, assim como também na Universidade Federal do Piauí (UFPI), seja para a divulgação dessas organizações ou mesmo para minimizar a relação com suas comunidades. Nessa linha de pensamento, esta dissertação foi realizada com o objetivo geral de compreender como acontecem os processos de construção de identidades no Instagram da UFPI. Os objetivos específicos foram descobrir como as interações no Instagram da UFPI permitem a construção de identidades em seus comentários; verificar a relação entre usuários e o Instagram da UFPI e como esses permitem a construção de identidades existentes em seus comentários; e descrever e categorizar os processos de construção de identidade no Instagram da UFPI em seus comentários. Este trabalho, de natureza quanti-qualitativo, constituiu-se de um estudo exploratório, descritivo, no qual foi utilizado o método netnográfico, em caráter observacional, por meio da coleta de dados do Instagram da UFPI e dos comentários de seus usuários. Notou-se que, a universidade, tem um grande número de publicações, com cerca de 14 mil, sendo a maior entre 150 universidades analisadas, o que comprava o seu grande interesse em informar pela ferramenta. Parar tanto, foram considerados as publicações institucionais da UFPI, com embasamentos sobre Identidade Organizacional (IASBECK, 2009, ALMEIDA, 2006, KUNSCH, 2003) entre outros autores, para o entendimento e contextualização de como esses comentários foram gerados, dentro das perspectivas e conceitos da cultural digital, como o comportamento das comunidades virtuais (RECUERO, 2009), assim como definições da sociedade em rede e Cibercultura (CASTELLS, 2018). Com os resultados, foram trazidas informações sobre a que identidades mais comuns estão presentes em seus comentários. Em relação a esses processos, com o uso de teorias de sobre Identidade (HALL, 2011, DUBBAR, 1997, GIDDENS, 2002) e Identidade Social, (JACQUES, 1996, WOODWARD, 2004), dentre outros conceitos e autores, ficou claro que esses procedimentos estão ligados as formas de interação entre as publicações da universidade e suas relações com seus atores. Por fim, foram analisadas as categorias dos comentários que comprovam esses entendimentos. Verificou-se que o dia a dia da comunidade acadêmica está ligado diretamente as comunicações vindas das redes sociais, que no caso observado do Instagram.
|
|
|
-
THANANDRA PRISCILA DE SOUSA ROCHA FERREIRA
-
#KIDFITNESS: OLHAR SOBRE O CORPO DA CRIANÇA
-
Orientador : LIVIA FERNANDA NERY DA SILVA
-
Data: 31/08/2020
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa teve como propósito central compreender a visibilidade construída pelos corpos da criança através das hashtags (#) kidfitness na rede social Instagram, categorizando os sentidos produzidos por estas postagens, permitindo discutir as relações entre imagens e textos. Traçando uma definição sobre as características desta pesquisa, ela constituiu-se de natureza empírica, de abordagem qualitativa com caráter descritiva analítica, utilizando a Análise de Conteúdo Categorial, desta forma, foi analisado o conteúdo textual (legenda e hashtags) e imagético (foto) auxiliado pelo software Iramuteq. O corpus foi composto por 24 postagens que permitiram a construção de duas categorias de análise: Consumo Cultural composta de 14 postagens, sendo 9 crianças do gênero feminino e 5 do gênero masculino, gerando através das hashtags os sentidos: Crianças e boa forma, Empoderamento feminino pelo corpo ou modalidade, Empresas, marcas e produtos, Estilo de vida fitness e modalidade praticada, Redes sociais e a relação com a boa forma, Relações familiares e boa forma, Resultados do esforço, Vício, motivação ou controle do corpo. E Consumo Material composta por 10 postagens, sendo 10 crianças do gênero feminino gerando através das hashtags os sentidos: Beleza e autoimagem, Criança e boa forma, Empoderamento feminino pelo corpo ou modalidade, Empresas, marcas e produtos, Estilo de vida fitness e modalidade praticada, Redes sociais e a relação com a boa forma, Sucessos, realizações e conquistas e Vício, motivação ou controle do corpo. Identificamos os corpos das crianças visibilizados através de duas perspectivas, a primeira possui forte relação ao modo com que os pais divulgam seus filhos (sharenting), onde os meninos são visibilizados através de um corpo forte e treinamento bestial, reforçando as características de masculinidade, associadas a força e vigor físico; enquanto as meninas são visibilizadas superando as dificuldades e empoderando-se através do fitspro de novas formas de feminilidade; entretanto ambas gêneros aderem ao pensamento de superação para alcançar os resultados físicos mesmo que para isso elas abram mão de momentos de lazer, característicos das infâncias tradicionais. A segunda forma de visibilidade impacta diretamente o gênero feminino onde os corpos são visibilizados como mercadorias de ideais de beleza nos quais diferentes seguimentos (empresas, marcas, produtos, serviços) utilizam-se das postagens destas crianças para alcançarem seus públicos, ao mesmo tempo que incentivam a cultura do consumo as postagens dos corpos destas crianças reforçam padrões de beleza.
|
|
|
-
AMANDA DE CÁSSIA CAMPOS REIS BEZERRA FILGUEIRA
-
DISPUTAS DE SENTIDO EM TORNO DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - ECA: ANÁLISE DE DISCURSO CRITICA DOS VÍDEOS DO YOUTUBE, "SEMENTINHA DO MAL PROTEGIDA PELO ECA E MENOR PROTEGIDO PELO ECA FALA SOBRE A EXECUÇÃO DO CAP. PM. PESSOA
-
Orientador : FRANCISCO LAERTE JUVENCIO MAGALHAES
-
Data: 28/08/2020
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho resulta da pesquisa de mestrado cujo objetivo é analisar as disputas de sentido em torno do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, nos vídeos “Sementinha do Mal protegida pelo ECA” e “Menor protegido do ECA fala sobre a execução do Cap. PM Pessoa”, postados no canal “Apoio Policial Oficial”, na plataforma Youtube. A presente dissertação, organizada em cinco capítulos, adota instrumental teórico metodológico transdisciplinar, relaciona a Comunicação, o Direito e Estudos de Linguagem a partir da Análise de Discurso, com vistas a responder o problema da pesquisa: De que forma se dão as disputas de sentido em torno do ECA nos vídeos “Sementinha do Mal protegida pelo ECA” e “Menor protegido do ECA fala sobre a execução do Cap. PM Pessoa”? Como base teórica metodológica optou-se pela Análise de Discurso Crítica-ADC - aplicando as categorias: avaliação, metáfora e intertextualidade, assim como as categorias Legitimação, Dissimulação e Reificação (modos de operação da ideologia) e poder. É uma pesquisa empírica de abordagem qualitativa, tratando-se de um estudo exploratório, descritivo, interpretativo e analítico. Para as análises são transcritos dos vídeos: os prints das imagens apresentadas, as legendas e os comentários dos internautas, identificando as reverberações discursivas. Recorre a autores como Fairclough (2003- 2016); Aumont (1993); Charaudeau (2013), Castells (2015- 2017); Bauman (2001-2005); Magalhães (2003); Ramalho e Resende (2004-2006-2017-2018) dentre outros, cujos trabalhos abordam temáticas pertinentes a essa dissertação. Entre alguns pontos, o presente trabalho põe como resultados reflexivos de que as disputas de sentidos são reflexas de formações discursivas que derivam de distintos campos, tais como o filosófico, o jurídico, o político etc. Os vídeos analisados exemplificam tipos de produtos comunicacionais, nos quais crianças e adolescentes envolvidos em atos infracionais ocupam lugares de sujeição, assim como Instituições e instrumentos normativos - como o próprio ECA – que são julgados e condenados, por vezes, sem defesa, ficando todos na mira do click. Acredita na concepção de conhecimento pela Análise Crítica como instrumento básico na luta pela transformação, e que a sua apropriação é elemento fundamental para avanço desse conhecimento e para criação de novas subjetividades, de uma realidade que se constitua de representações audiovisuais ética e esteticamente mais humanas, em que se imponha que a população infantojuvenil, negra e pobre, também importa. O presente estudo não tem intenção de proselitismo e não tem a audácia acadêmica de querer esgotar o vasto e complexo tema proposto, mas ousa apresentar possíveis respostas reflexivas que contribuam para o amadurecimento pessoal, social e científico em pleno Estado Democrático Brasileiro.
|
|
|
-
JORDANA FONSECA BARROS
-
O BLOG JORNALÍSTICO REGIONAL: um estudo de caso sobre o processo de regionalização midiática nas cidades maranhenses de São Luís e Imperatriz
-
Orientador : SAMANTHA VIANA CASTELO BRANCO ROCHA CARVALHO
-
Data: 26/08/2020
-
Mostrar Resumo
-
A regionalização midiática no Brasil é resultado das novas relações estabelecidas pelos grupos de mídia em meio às transformações geradas pela globalização, como digitalização dos processos comunicacionais e descentralização do polo emissor com a disseminação de tecnologias digitais. A popularização da internet e a formação de uma sociedade global não eliminou o interesse pelas regionalidades, pelo contrário, ampliou as possiblidades de divulgação de conteúdos jornalísticos regionais. É nesse cenário que nasce o blog, plataforma que possibilita a criação de páginas pessoais ou coletivas para divulgação de conteúdo. Para o jornalismo, o blog aparece como um espaço paralelo à cobertura noticiosa, principalmente em nível regional, devido a sua facilidade técnica e baixo custo de manutenção. Nesse panorama, o presente estudo tem por objetivo compreender como o processo de regionalização midiática relaciona-se com a atuação nos blogs maranhenses sediados nas duas maiores cidades do Maranhão – São Luís e Imperatriz -, considerando aspectos políticos e econômicos que marcam essas regiões. A partir disso elenca-se os seguintes objetivos operacionais: 1) Caracterizar o cenário, no âmbito do Maranhão, que propiciou o surgimento de blogs, elucidando questões relacionadas à atuação dos mesmos que justificam sua manutenção na atualidade; 2) Verificar como os blogs, por meio do conteúdo veiculado, se caracterizam como páginas de jornalismo regional no Maranhão; 3) Investigar a relação entre a atuação dos blogs com as questões que marcam o cenário regional, pontuando as influências econômicas e políticas. Para alcançar os objetivos propostos, articula-se teórico e metodologicamente aportes da Geografia da Comunicação, do Ciberjornalismo, da Regionalização Midiática da Economia Política da Comunicação. Esta investigação visa a traçar um panorama da produção regional nos blogs jornalísticos maranhenses a partir da análise dos formatos, conteúdos das postagens e das redes sociais dos blogs Luís Cardoso e Asmoimp. Percebe-se que os blogs analisados se confirmam como páginas de produção jornalística regional com maior parte das postagens sobre acontecimentos de municípios maranhenses. Essas páginas que privilegiam conteúdo informativo; utilizam de fontes oficiais, principalmente do Legislativo; abordam notícias sobre política e polícia.
|
|
|
-
JÉSSICA ARAÚJO LIBÂNIO
-
Os discursos sobre drenagem urbana em três jornais impressos teresinenses
-
Orientador : PAULO FERNANDO DE CARVALHO LOPES
-
Data: 25/08/2020
-
Mostrar Resumo
-
Os três jornais impressos de Teresina costumeiramente no período chuvoso – dezembro a abril, dão destaque em suas edições para a chuva. No objetivo de reforçar o vínculo com o leitor, apresentam as chuvas como as principais causadoras dos problemas da cidade nessa época. Partindo dessa constatação, o objetivo geral desta pesquisa é analisar como os discursos produzidos pelos jornais diários locais Diário do Povo do Piauí, O Dia e Meio Norte sobre drenagem urbana e manejo de águas pluviais colocam a problemática do meio ambiente em circulação. Desta forma, surge a hipótese de que há uma estratégia de poder que minimiza uma questão mais profunda e complexa. Pretende-se também comparar como esses discursos, sobre drenagem urbana, possuem relação com questões de saneamento básico e meio ambiente. Como aporte teórico, Tucci (2003) e Souza (2013) auxiliam no debate sobre drenagem urbana. Bueno (2007a) embasa a uma discussão de meio ambiente e Belmonte (2006) é usado como uma referência a breve relação trabalhada entre jornalismo e meio ambiente. Enquanto isso, Pinto (2002; 2003), junto com autores que sustentam sua proposta da Teoria dos Discursos Sociais, é o principal referencial teórico e perspectiva metodológica do trabalho. O período de análises abrange os meses de março a maio de 2018 e decide-se por analisar também as capas das edições que contêm as matérias e reportagens delimitadas. Pôde-se observar que os jornais impressos teresinenses quase não trazem a drenagem urbana nas suasmatérias e reportagens e, quando aparece, é apenas mencionada nas notícias. O manejo de águas pluviais nem sequer é citado. No mais, entende-se que O Diário do Povo do Piauí, O Dia e Meio Norte ao tratarem das pautas referentes às temáticas, na maioria das vezes, dão preferência a vozes institucionais ligadas aos serviços de drenagem urbana e meio ambiente, de formas direta e indireta, enfatizando relações de poder nas quais a população têm geralmente pouca voz.
|
|
|
-
MÁRCIA GABRIELE ARAÚJO DE SOUSA
-
Cobertura do movimento pelas Diretas Já nos jornais piauienses o dia e o estado (1980-1984)
-
Orientador : NILSANGELA CARDOSO LIMA
-
Data: 28/05/2020
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho tem por objetivo analisar a cobertura das Diretas Já nos jornais O Dia e O Estado, num recorte temporal demarcado entre os anos de 1980 a 1984, período que corresponde à eclosão do debate sobre as eleições diretas no país para o cargo de governador e para presidente da República. Trata-se do período final do regime civil-militar (1964-1985) em que com a proposta de abertura política do presidente da República João Figueiredo (1979-1985/PDS) acendeu o debate sobre o reestabelecimento da democracia com as eleições diretas para os cargos de governador e presidente da república através da proposta da emenda Lobão e da emenda Dante de Oliveira, respectivamente. O corpusda pesquisa é formado pelas matérias que tem como pauta o movimento pelas eleições diretas e a campanha Diretas Jápublicadas pelos jornais O Dia e O Estado entre 1980 a 1984. A teoria/metodologia adotada neste trabalho é a Análise do Discurso, na perspectiva de Foucault (2004). Ainda foram acionadas as proposições teóricas de França (2012), que conceitua o acontecimento no jornalismo; e Charaudeau (2015) que aponta os múltiplos discursos que se pode destacar em uma informação midiática. Pretende-se, portanto, compreender as estratégias discursivas que deram visibilidade ou silenciaram os acontecimentos em torno do movimento Diretas Já nos jornais O Dia e O Estado; entender o processo de produção das notícias e a produção de sentido que foram construídas sobre o movimento Diretas Já e a atuação dos partidos políticos e entidades de classes na organização de movimentos e manifestações contrárias ao regime ditatorial instaurado em 1964 no Brasil; Comparar a produção discursiva dos jornais O Dia e O Estado o movimento Diretas Já e as lideranças políticas e sindicais que estavam à frente das manifestações populares que lutavam pela redemocratização do país e eleição direta para os cargos executivos. Pode-se afirmar que os anos 1980 foram cruciais para o processo de redemocratização do Brasil, não apenas no viés político, mas também social, econômico, cultural e para a própria imprensa brasileira, que em meio a este cenário de transformações foi se modernizando, porém, sem quebrar relações com os governos.
|
|
|
-
CAMILA FORTES MONTE FRANKLIN
-
A CONSTRUÇÃO DA FIGURA DO LOUCO NO PIAUÍ NO JORNAL O DIA: UM PANORAMA DE 1970 A 2019
-
Orientador : ANA REGINA BARROS REGO LEAL
-
Data: 14/05/2020
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho tem como objetivo compreender como se dá a construção da figura do louco no Piauí por meio de matérias jornalísticas do Jornal O Dia que fazem referência à loucura. A pesquisa tem como marco temporal e espacial a Reforma Psiquiátrica no Brasil, movimento que tomou força na segunda metade da década de 1970 e busca substituir o modelo hospitalocêntrico-manicomial por um atendimento descentralizado, multiprofissional e desenvolvido a partir de políticas públicas de saúde mental. Partindo disso, esta dissertação tem como recorte temporal o período iniciado em 1o de janeiro de 1970 e finalizado em 31 de dezembro de 2019. Nesse sentido, parte-se de uma contextualização histórica sobre a loucura no mundo, compreendendo como se constitui a figura do louco, como se deu e como se dá essa fabricação que atinge diretamente o entendimento social piauiense sobre a pessoa considerada louca e suas variáveis. A pesquisa tem como guia metodológico a formação discursiva desenvolvida por Michel Foucault (2005) a fim de identificar determinadas construções simbólicas existentes nos enunciados analisados. Como resultado da pesquisa, identificamos que a construção da figura do louco no Piauí por meio do Jornal O Dia aconteceu de modo a cristalizar o senso comum que associa a figura do louco à periculosidade, à agressividade, à dependência e à instabilidade. Observamos que o louco é representado, em sua maioria, reforçando os estigmas existentes relacionados constantemente às pessoas com transtornos mentais e que uma pequena parcela das notícias analisadas revelam uma preocupação jornalística em desconstruir esses estigmas.
|
|
|
-
JOAQUIM FONSECA SANTOS FILHO
-
AS ESTRATÉGIAS MERCADOLÓGICAS DO PROCESSO DE REGIONALIZAÇÃO DOS PORTAIS PIAUIENSES MEIO NORTE E 180 GRAUS
-
Orientador : JACQUELINE LIMA DOURADO
-
Data: 10/03/2020
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho busca analisar as estratégias mercadológicas do processo de regionalização das empresas Rádio e Televisão do Piauí Ltda-ME e Empresa de Informações, Divulgações e Notícias Ltda-ME, através da análise do portal MN e do 180 Graus utilizadas, para a expansão de novos mercados na conjuntura da globalização econômica. É necessário ressaltar que o MN e o 180 Graus foram escolhidos por esta persquisa no aporte da Economia Política da Comunicação em correlação com autores de outros campos teóricos, como Aguiar (2016b) ao conceituar a regionalização, Andrade (2016) ao caracterizar as mudanças passadas pelas indústrias culturais e Aires e Santos (2017) ao discorrer da dependência financeira dos meios de comunicação entre as prefeituras e as empresas detentoras dos portais analisados e a análise de conteúdo, segundo Bardin (2011), das produções textuais selecionadas e coletadas das sessões de Cidades e de Municípios - situadas na página principal - dos portais Meio Norte e 180 Graus, respectivamente, entre os dias 12 e 26 de novembro de 2019 realizado três vezes ao dia - manhã, tarde e noite - com o objetivo de ter uma amostra significativa. Concomitantemente, é utilizado o método Estudo de Caso para obter uma análise profunda dos objetos e uma compreensão panorâmica do fenômeno em estudo. Assim, este trabalho justifica-se por estudar as implicações das estratégias mercadológicas do processo de regionalização das firmas Rádio e Televisão do Piauí Ltda - ME e 180 Graus, respectivamente, no contexto da globalização econômica. Na pesquisa, após a coleta de dados, realiza-se uma categorização e, em seguida, uma análise dos dados através das seguintes categorias: abrangência, abordagem, design, publicidade e contratos administrativos. Nesta última categoria, é estudado que tanto o Meio Norte como o 180 Graus apresentam dependência financeira de contratos administrativos firmados pelas empresas detentoras desses portais e pelas prefeituras.
|
|
|
-
ALUISO CASTELO BRANCO
-
A Construção de Identidades Culturais Piauienses pela Revista Cidade Verde: Informação com todas as letras
-
Orientador : GUSTAVO FORTES SAID
-
Data: 09/03/2020
-
Mostrar Resumo
-
A presente pesquisa consiste na análise do processo de construção das identidades culturais piauienses pela Revista Cidade Verde, objetivando a percepção de influências globalizantes na constituição das mesmas. E, ainda, se há um viés ideológico na representação de bens simbólicos com marca do caráter mercantilista da informação. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa sendo utilizado o método de Análise de Conteúdo por categorização temática visando, segundo Bardin (2011), à sistematização do conteúdo das mensagens de forma a permitir fazermos inferências de conhecimentos relativos às mesmas. Fundamentada nos teóricos, Warnier (2000); Laraia(1986); Cevasco (2003), Williams (1961); Fheatherstone (1997) com noções conceituais de cultura e identidade. Também juntam-se a estes Giddens (2003); Hobsbawm (1997); Hall (2005); Silva (2014); Said (2003) Castells (2002) e Ortiz (1991) com contribuições teóricas sobre Identidade Cultural à luz dos Estudos Culturais e sobreos “apontamentos da histórica cultural do Piauí” feito por Santana (2003); Albuquerque Júnior (2006); Gustavo Said (2003), Queiroz (1994); Dias (2014), entre outros. A avaliação crítica da Revista Cidade Verde enquanto fonte de informação respaldada em Cerigatto; Casarin (2017) mostrou que as identidades construídas representam um direcionamento para uma cultura com resquícios de uma política pautada na relação colonizador-colonizado, dado pelo viés ideológico que revela o caráter mercantilista da informação. Por outro lado, o resgate das tradições culturais dá às identidades um caráter fixo, que deve permanecer inabalável em suas matrizes históricas as quais representam.
|
|
|
-
URZIANA DAMASCENO VIANA DE MORAES
-
ANÁLISE DO CONTEÚDO DO RADIOJORNAL 1ª EDIÇÃO DA FM UNIVERSITÁRIA DA UFPI
-
Orientador : NILSANGELA CARDOSO LIMA
-
Data: 06/03/2020
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação apresenta uma análise do conteúdo noticioso do Radiojornal 1a. Edição da FM Universitária da Universidade Federal do Piauí (UFPI) a partir de preceitos legais para rádios educativas. As rádios universitárias estão presentes na radiodifusão brasileira há muito tempo. Porém, até o momento não existe um aparato legal que, de forma explícita e direta, se refira a essas emissoras, ou seja, não há uma definição do que sejam ou mesmo um modelo de atuação dessas rádios. Com base neste interesse é que se tem como objetivo fazer uma análise de conteúdo do Radiojornal 1 edição da FM universitária da UFPI, tendo como compreensão o surgimento e o desenvolvimento da radiodifusão educativa, pública, universitária e os normativos legais que a essas se aplicam. Nesse sentido, a metodologia adotada foi Análise de Conteúdo (AC), na perspectiva de Bardin (1977), combinada ao Estudo de Caso do radiojornal 1a. edição da FM Universitária, baseando-se em autores como Yin (2001) e Gil (1991; 2008) e ainda História Oral utilizando-se autores ocmo Freitas (2002) e Albertin (2005). O corpus da pesquisa é formado pelas edições do radiojornal 1a. Edição que foram levadas ao ar na semana de 21 até 25 de maio de 2018 e 25 a 29 de março de 2019, nos quais serão analisados à luz do referencial teórico proposto sobre radiojornalismo. Conclui-se que o Radiojornal 1a. edição não traz na forma ou no conteúdo de suas produções, de forma satisfatória, o caráter educativo-cultural ou instrutivo que se espera de uma rádio do segmento educativo.
|
|
|
-
PAULA CRISTINA FIALHO PEREIRA SILVA
-
MODA, CONSUMO E IDENTIDADE PLUS SIZE: UMA ANÁLISE DE PERFIS ESPECIALIZADOS NO INSTAGRAM
-
Orientador : FRANCISCO LAERTE JUVENCIO MAGALHAES
-
Data: 28/02/2020
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho tem o objetivo de analisar como são construídas as identidades plus size nos perfis de moda no Instagram. O nosso objeto se constituiu a partir de dois perfis @modaplussizebrasil e @plussizetips, correspondentes ao tema plus size. Nesses perfis, observamos o número de seguidores, o número de postagens e a quantidade de comentários. Analisamos os discursos produzidos nas postagens e os discursos produzidos nos seus comentários. Esses perfis trazem, particularmente, a possibilidade de mulheres plus size trocarem imagens e informações de consumo, além de compartilharem as dificuldades de viverem em uma sociedade com regras e padrões de beleza pré-estabelecidos, diferentes do que vivenciam, o que os torna lugares de voz para este grupo social, no universo da moda. Neste sentido, são abordados os temas como moda, consumo, identidade e suas relações, buscando observar a construção das identidades plus size. Adotamos como método a Análise de Discurso Crítica (ADC), levando em consideração a utilização da linguagem, a produção de sentidos, bem como as posições dos sujeitos na cena discursiva, sob um olhar crítico. Dessa forma, a análise se divide conforme os conceitos de avaliação, ideologia, metáfora e hegemonia. Discutimos, ainda, o conceito de moda e os fatores que a impulsionam como consumo, identidade e corpo. A pesquisa é realizada através de uma construção teórico-metodológica a partir de autores como: Fairclough (2001), Thompson (2011), Resende e Ramalho (1994, 2011), Castells (2002, 2003, 2009), Orlandi (1990, 2001, 2012), Lipovetsky (1989, 2010), Castilho (2004, 2005), Mesquita (2010), Crane (2006), Campbell (2006), Duarte Junior (2003), Eco (2013), Sant’Anna (1995, 2001, 2014), Svendsen (2010), dentre outros que se mostram fundamentais na composição desta pesquisa. As novas identidades são construídas com base em inúmeras variáveis e com inúmeros referenciais, mas sempre embasadas pela noção da diferença. E as diferenças precisam, sempre, ser reconhecidas. Concluímos que a moda pautada pelo consumo dos discursos nos perfis analisados contribuem para construção das identidades plus size.
|
|
|
-
ROBERTO DE ARAUJO SOUSA
-
RÁDIOS UNIVERSITÁRIAS CONSIGNADAS PELA EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO (EBC): Análise de indicadores-chave em emissoras do Norte e do Nordeste do Brasil
-
Orientador : PAULO FERNANDO DE CARVALHO LOPES
-
Data: 28/02/2020
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação tem por objetivo propor e analisar cinco indicadores-chave que ajudem a sistematizar o processo produtivo administrativo, operacional e gestor de rádios universitárias. A partir dos indicadores “independência”, “laboratorial”, “experimentalismo”, “interesse público” e “divulgação científica” é feito a pesquisa de campo nas rádios universitárias localizadas nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, ligadas às universidades federais do Piauí, Sergipe, Amapá, Tocantins e Roraima, todas consignadas pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O problema da pesquisa é a ausência de indicadores-chave nas rádios universitárias que contribuam para a formação e fortalecimento do segmento enquanto sistema de radiodifusão público. Parte do referencial teórico que conta, dentre outros, com Deus (2003), Zuculoto (2012), Mustafá e Kischinhevsky (2017), Martin-Pena (2016) e Pieranti (2019). sugere que as rádios universitárias objetivam servir de instrumento de ensino-aprendizagem para os estudantes, ser um meio para a divulgação científica produzida no ambiente acadêmico, e atender premissas como independência, autonomia financeira-editorial e pluralidade na programação e gestão, por serem rádios públicas. A investigação se deu por meio de revisão bibliográfica, entrevistas semiestruturadas e análise documental com os diretores das emissoras, alunos, professores e servidores técnicos e terceirizados.
|
|
|
-
JORDANIA DOS SANTOS SILVA
-
O PAPEL DA MULHER NA POLÍTICA DO MARANHÃO: UMA ANÁLISE DE DISCURSO DOS JORNAIS O IMPARCIAL E O ESTADO DO MARANHÃO NA CAMPANHA DAS ELEIÇÕES DE 2018
-
Orientador : FRANCISCO LAERTE JUVENCIO MAGALHAES
-
Data: 27/02/2020
-
Mostrar Resumo
-
Este estudo tem como objetivo compreender os modos como os jornais O Imparcial e O Estado do Maranhão constroem discursivamente a imagem da mulher na política no Estado do Maranhão. Ao longo do tempo a representação da mulher vem passando por transformações nos contextos sociais, econômico, político e cultural. Muitas dessas transformações são, sem dúvida, resultantes do movimento feminista iniciado no início do século XX. O corpus desta pesquisa é constituído pelas edições dos jornais maranhenses O Imparcial e O Estado do Maranhão entre os meses de julho a outubro de 2018. Para entender como as mulheres na política maranhense são vista nestes jornais, analisaremos os discursos produzidos sobre a mulher na política, visto que “a análise de discursos procura descrever, explicar e avaliar criticamente os processos de produção, circulação e consumo dos sentidos vinculados àqueles produtos na sociedade” (PINTO, 2002, p. 11). Adotamos o aporte teórico-metodológico da Análise do Discurso Crítica (ADC) com base nas teorias de Norman Fairclough (2001) que apresenta um quadro teórico significativo para aplicação em pesquisa científica social.
|
|
|
-
DANIELLY KELLY DUARTE E SILVA
-
Estudo Comparativo da Convergência de Conteúdos e da interatividade nos portais piauienses O Dia e Meio Norte
-
Orientador : CRISTIANE PORTELA DE CARVALHO
-
Data: 20/02/2020
-
Mostrar Resumo
-
A convergência midiática tem provocado diversas modificações no modo de fazer jornalismo, não apenas do ponto de vista tecnológico, mas também pela integração das redações e dos conteúdos, alterando as rotinas profissionais e empresarias. No Piauí, a produção e distribuição de conteúdos convergentes ainda é um desafio para os veículos de comunicação, visto que a tecnologia sozinha não garante uma melhor qualidade da informação. Desta forma, a presente pesquisa tem o objetivo geral de analisar como ocorre o processo da convergência de conteúdos e a interatividade nos portais de notícias piauienses O Dia e Meio Norte. Os objetivos específicos são: - identificar os recursos multimidiáticos e a linguagem utilizada, a fim de estabelecer em qual fase/geração do webjornalismo encontra-se cada um dos referidos portais; - identificar como é realizada a convergência dos conteúdos provenientes dos outros veículos dos grupos para os respectivos portais; - analisar o tipo de interação entre portal e leitores, por meio dos comentários das notícias da homepage dos veículos estudados; - comparar o tipo de convergência de conteúdo e a interatividade praticados pelos portais piauienses O Dia e Meio Norte.Assim, a pesquisa se justifica pela forma como a web, a convergência midiática e a interatividade estão transformando os modos de fazer jornalismo e como as mudanças culturais e sociais nas práxis dessa atividade levantam reflexões propulsoras para esse estudo. Diante disso, a escolha do tema parte da inquietação em analisar como a imprensa piauiense, por meio dos portais estudados, tem contribuído para modificar as práticas sociais e culturais provocadas pela convergência midiática, bem como pela inquietação em identificar em qual fase do webjornalismo encontram-se os portais estudados. O referencial teórico é composto por autores que estudam questões relacionadas ao webjornalismo, como Canavilhas (2001; 2006; 2014), Jenkins (2008), Salaverria (2005; 2009; 2010; 2014), dentre outros. Quanto à definição dos procedimentos metodológicos, a pesquisa é quantitativa e qualitativa, utilizando a técnica da Análise de Conteúdo (AC) para analisar as matérias convergentes da homepage dos veículos estudados, bem como utiliza também o método comparativo para identificar semelhanças e diferenças na forma como os portais O Dia e Meio praticam a convergência de conteúdos e a interatividade.
|
|
|
-
SANNY RAVANNE DA CUNHA RÊGO
-
O FORRÓ VAQUEJADA OSTENTAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE PERFIS IDENTITÁRIOS DO VAQUEIRO
-
Orientador : GUSTAVO FORTES SAID
-
Data: 10/02/2020
-
Mostrar Resumo
-
Ao longo da história, a mídia, os meios de comunicação em geral, as obras literárias, músicas, jornais, discursos em redes sociais da internet, discursos políticos, a própria historiografia etc, sustentam a imagem do Nordeste miserável e predestinado ao flagelo da seca. É comum pensar a imagem do nordestino baseada na produção cultural brasileira e nos discursos de habitantes de outros locais do Brasil. Quando o termo vaqueiro nordestino é utilizado nesta pesquisa, está se levando em conta o sujeito cultural vaqueiro construído e propagado nesse gênero musical, bastante difundido no ramo, nos últimos três anos, de 2016 a 2019. Mas, afinal, o que é o forró vaquejada ostentação e quem seria este novo vaqueiro de luxo? Quando citada a expressão Vaqueiro de Luxo, é importante deixar claro, aqui, que esta definição é um termo utilizado nesta pesquisa para designar possíveis novas referências identitárias do sujeito em questão. Os observáveis desta pesquisa, as bandas Mano Walter e Junior Viana, cujos materiais serão analisados (músicas, vídeos, entrevistas, imagens, discursos) denominam-se pertencentes a este novo estilo musical, onde as letras das músicas, as vestimentas, as histórias caracterizam o que chama-se de “ostentação” que, segundo o Dicionário Aurélio, o termo significa “Mostrar com alarde; exibir; alardear”. A identidade cultural do vaqueiro nordestino possui, portanto, um caráter mutável, pois se, ao longo dos anos, a literatura, a arte, os discursos políticos e o jornalismo expôs e continua expondo um perfil de nordestino pobre e sofredor, onde o vaqueiro é o empregado da fazenda, como consta na historiografia regional, por outro lado, agora, a música de forró ostentação mostra um vaqueiro rico, não mais empregado e, sim, patrão, possuidor de bens luxuosos. A justificativa para a realização desta pesquisa fundamenta-se na necessidade de observar a influência da mídia na formação identitária dos sujeitos.
|
|
|
-
BORIS ERNESTO GIL GALEANO
-
TECNOLOGIAS E APRENDIZAGENS: Um estudo sobre as redes sociais como dispositivos pedagógicos
-
Orientador : MONALISA PONTES XAVIER
-
Data: 10/02/2020
-
Mostrar Resumo
-
A utilização das redes sociais tem propiciado significativas mudanças na organização social, não somente no campo das mídias, mas na sociedade como um todo, em suas diversas esferas. Tais mudanças fazem emergir outras configurações de práticas sociais a partir da midiatização em processo que produz afetações em diversos campos. A educação, em concreto, através das redes sociais, tem começado a produzir outras formas de aprendizagem, em que as redes sociais além de serem suportes de comunicação adquirem outras funcionalidades e produzem outras inteligibilidades. Dessa forma, as redes sociais transcendem a função de lazer e de sociabilidade para tornarem-se dispositivos pedagógicos. Nesse contexto, este trabalho problematiza a compreensão de usos das redes sociais como dispositivos pedagógicos. Assim, procura centrar-se nas formas como, na atualidade, as redes sociais estão mudando os modos de produção e de circulação social do conhecimento, dando atenção especial às formas que afetam a dinâmica educativa. Para tal, apresenta como objetivo geral compreender de que modos os estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) utilizam as redes sociais como dispositivos pedagógicos. Do ponto de vista metodológico, consiste em uma pesquisa empírica, de abordagem qualitativa. O embasamento teórico, por sua vez, fundamenta-se em Xavier (2014), Fausto Neto (2008) e Braga (2012), que discutem a midiatização; Recuero (2009, 2012) e De Haro (2009) que abordam a questão das redes sociais; Agamben (2006), Deleuze (1990, 1995, 2013), Foucault (1983, 1997) quando discutem o conceito de dispositivo; e Fischer (2012) que discorre sobre o termo de dispositivo pedagógico. A parte empírica desta pesquisa foi constituída de entrevistas semiestruturadas realizadas com estudantes da Licenciatura em Pedagogia. Além disso, foi feita a observação direta das redes sociais que os entrevistados mencionaram como dispositivos pedagógicos. A análise e a interpretação das informações foram realizadas através da Análise do Discurso de inspiração foucaultiana (1970, 1986). O presente estudo identificou que as redes sociais representam novas possibilidades de aprendizagens, mais voltadas para autonomia dos sujeitos, onde é intensificada a experiência e o cuidado de si. As redes sociais apresentam-se como um universo fragmentado de informações, que respondem aos diversos interesses dos estudantes. Nesse sentido, passam a se configurar como dispositivos pedagógicos na medida que os sujeitos se apropriam da informação que circula nesses espaços virtuais.
|
|