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JOSÉ MAILSON RAMOS FEITOSA
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ASPECTOS DA FÍSICA E SUA RELAÇÃO COM OS TRATAMENTOS RADIOTERÁPICOS: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO MÉDIO
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Orientador : NEUTON ALVES DE ARAUJO
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Data: 28/Nov/2022
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O tema Física das Radiações e suas aplicações, seja na medicina, na energia, na agricultura ou em outros campos do conhecimento, tem sido uma das temáticas previstas para ser abordada no currículo do ensino médio, o que pode ser constatado nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino da Física – PCN (BRASIL, 2002), bem como, atualmente no documento Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2018a). Tal previsão embora seja clara e necessária, esbarra em conteúdo que se entende ser complicados de se explorar por seu caráter pouco didático e instigante, ou seja, nos livros didáticos. Por outro lado, ao mesmo tempo em que se discute na literatura, a exemplo dos documentos oficiais (PCN, BNCC), tal temática nos livros didáticos da Física aparece apenas como uma espécie de apêndice, tendo em vista seu caráter quase opcional por ser pouco explorado. Assim, embora venham ocorrendo tais dificuldades, o enfoque desta temática no ensino da Física tem considerável relevância social, pois há inúmeras aplicações da mesma, por exemplo, na medicina, em que se pode trabalhar na perspectiva da interdisciplinaridade, ao se considerar o desenvolvimento de tecnologias médicas tão comuns e necessárias nos dias atuais. Isto posto, esta pesquisa é de abordagem qualitativa e tem como objetivo geral analisar as possibilidades de uma aprendizagem significativa de aspectos fundamentais da Física das Radiações Ionizantes aplicadas à Radioterapia a alunos da 3ª série do Ensino Médio, tendo como proposta uma Sequência Didática (Produto Educacional) na perspectiva da Sala de Aula Invertida. Para isso, como Produto Educacional, se desenvolveu e se aplicou uma Sequência Didática (SD) baseada num ensino e aprendizagem mais dinâmicos, com produção de significações dos conteúdos trabalhados, ao se considerar a interdisciplinaridade Física e tecnologia aplicada a partir da mediação de tal Produto Educacional e tecnologia aplicada à medicina. O Produto Educacional foi aplicado no decorrer de cinco encontros semanais, sendo que os quatro primeiros encontros em decorrência da pandemia provocada pela COVID-19 ocorreram no formato ensino remoto e, o último, no presencial. Como instrumentos e técnicas de produção de dados, se fez uso da observação, dos questionários e das conversações dos grupos WhatsApp. Por fim, a discussão e análise dos dados denotaram resultados satisfatórios, pois ficou evidenciado que participantes desta pesquisa se sentiram motivados e desenvolveram significações acerca da Física das Radiações Ionizantes aplicada à Radioterapia, que no contexto de aprendizagem pela metodologia convencional (tradicional) apresentam diversas dificuldades, como por exemplo, desmotivação e não reconhecimento da relevância social dessa temática. Nesta pesquisa, pôde-se observar que ocorreu exatamente o inverso: o aluno protagonista de seu aprendizado. Enfim, as ações planejadas e desenvolvidas durante os Encontros proporcionados pela SD impactaram não somente em um aprendizado significativo aos alunos, mas, também no desenvolvimento da consciência professor/pesquisador no sentido de refletir sobre a sua prática pedagógica e, assim, repensar a organização do ensino de física.
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CARLOS EDUARDO LIMA DE CARVALHO
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BLOG Dr. ELÉTRICA E SUAS POSSIBILIDADES DE MEDIAÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES NA 3a SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
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Orientador : NEUTON ALVES DE ARAUJO
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Data: 2/Set/2022
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Os obstáculos didáticos encontrados pelos professores de Física já eram grandes e, nos dias de hoje, em meio a uma pandemia mundial provocada pela Covid-19, fez com que a educação enfrentasse enormes dificuldades ao longo dos anos 2020 e 2021. Os professores tiveram que se reinventar, sobretudo, por levarem em consideração o novo modelo de aulas adotado: o Ensino Remoto, o que não foi diferente com os professores da rede pública do estado do Piauí. Face a este cenário, o presente trabalho vem apresentar um projeto, o qual culminou em um Produto Educacional, que foi desenvolvido nas turmas de 3o ano (3a Série) do Ensino Médio dos turnos manhã e tarde em uma Unidade Escolar de Tempo Integral, (CETI) POLIVALENTE, da Rede Estadual, localizada em Amarante, Piauí. Por conta, sobretudo, do distanciamento social, se idealizou a criação de um blog para ensinar conceitos de Física, intitulado “Dr. Elétrica”. O blog foi, primeiramente, idealizado pelo professor da disciplina Física enquanto um recurso mediador para trabalhar os conceitos Associação de Resistores Elétricos, de forma dinâmica e lúdica, em que se fez uso de ilustrações como, por exemplo, posts personalizados contendo resumos de conceitos físicos, tirinhas e paródias. Para tanto, levantou-se como questão norteadora desta dissertação/Produto Educacional, de abordagem qualitativa, sustentada, sobretudo, na Teoria Histórico-Cultural (VIGOTSKI): Considerando o lúdico e a tecnologia, quais as possibilidades da criação e desenvolvimento do blog “Dr. Elétrica” enquanto ferramenta didático-pedagógica, para mediar a aprendizagem da Associação de Resistores Elétricos a alunos da 3 a. série do Ensino Médio? Como objetivo geral, tem-se a ideia de analisar as possibilidades da criação e uso do blog “Dr. Elétrica” enquanto ferramenta didático-pedagógica na aprendizagem dos conceitos Associação de Resistores Elétricos a alunos da 3a. série do Ensino Médio. Especificamente, por ser um trabalho de pesquisa de intervenção, ou seja, uma pesquisa-ação, onde elencou-se os objetivos específicos: a) conhecer os conhecimentos prévios dos participantes da pesquisa sobre os conceitos Associação de Resistores Elétricos; b) possibilitar uma formação aos alunos da 3 a. série do Ensino Médio acerca do uso do blog “Dr. Elétrica”; c) desenvolver diversas situações-problema enquanto atividades de ensino envolvendo os conceitos Associação de Resistores Elétricos a alunos da 3a. série do Ensino Médio, com a aplicação do blog “Dr. Elétrica”; d) identificar na prática, na ótica dos alunos, os pontos positivos e negativos da utilização do blog “Dr. Elétrica” como ferramenta didático-pedagógica. Assim, os resultados desta pesquisa evidenciaram as possibilidades da criação e uso do blog “Dr. Elétrica” como uma ferramenta didático-pedagógica mediadora do ensino e aprendizagem dos conceitos de Física Associação de Resistores Elétricos, dentre elas, o favorecimento de maiores habilidades e maiores desenvolturas na resolução de situações-problema do seu cotidiano; uma boa parte dos alunos da 3a série do Ensino Médio conseguiu compreender que o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação se tornou essencial aos estudos dos conteúdos de Física, pois elas podem se tornar ferramentas mediadoras, com possibilidades de apropriação dos conhecimentos de forma prática, contextualizada e dinâmica. A experiência vivenciada com este blog possibilitou a retirada dos alunos do ensino tradicional, limitados a cálculos, ao livro didático e ao quadro de acrílico, levando-os para outro ambiente, com outra forma de aprendizagem, de maneira lúdica, criativa e cooperativa.
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PAULO JOSÉ RODRIGUES DA SILVA
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INTEGRANDO O ENSINO DE FÍSICA E A HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DE MÁQUINAS SIMPLES ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
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Orientador : ILDEMIR FERREIRA DOS SANTOS
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Data: 31/Ago/2022
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No novo ensino médio, o que muda no ensino de Física? A Física enquanto um corpo de conhecimento estruturado permanece sendo a mesma, com suas leis e princípios reconhecidos e estabelecidos, ainda que continuamente incorporando novos conhecimentos e estabelecendo novas descobertas. Mudando as seleções de conteúdos, as escolhas de temas, as ênfases, as formas de trabalhar ou os objetivos formativos propostos para a Física a ser trabalhada no Ensino Médio, a essência do ensino de Física permanece? Teríamos mais uma dificuldade associada ao já complicado ensino de Física? Diante desta nova conjuntura, este trabalho aborda a busca de evidências de aprendizagem significativa através da aplicação de uma sequência didática com enfoque no estudo das máquinas simples (Alavancas, Roldanas e planos inclinados), associando ao contexto histórico que deram origem a elas. A metodologia foi aplicada em uma turma do primeiro ano do ensino médio, em uma escola estadual situada no município de Caxias (Maranhão). A sequência didática e sua aplicação abrem possibilidades de integrar teoria e prática, com foco em uma aprendizagem significativa, conforme proposto por Ausubel, despertando nos alunos o interesse pela Física. A sequência didática conta com a parte teórica, intercalada de várias práticas experimentais ao longo do processo, aliada com metodologias ativas. A sequência, foi pensada de tal forma a interagir com a estrutura cognitiva dos alunos bem como gerar a predisposição nos discentes, requisitos para a aprendizagem significativa. A fim de contornar a deficiência estrutural das escolas em termos de laboratório, foram propostos experimentos com materiais alternativos ou de baixo custo, permitindo que os alunos participem também da construção das práticas. Os instrumentos de coleta de dados e verificação da aprendizagem ocorreram através de questionário aplicado depois da proposta didática que foi dividido em vários momentos, da observação do professor ao comportamento investigativo dos alunos e de registros de atividades em sala de aula. As análises qualitativas dos resultados mostram uma evolução conceitual para todos os assuntos abordados, evidenciando o resultado positivo desta metodologia.
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JARDEL PINHO SENA
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Proposta de Experimentos Interdisciplinares Sobre Circuitos Elétricos com Corrente Contínua Envolvendo Física e Química: Contribuições da Teoria Histórico-Cultural
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Orientador : VALDEMIRO DA PAZ BRITO
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Data: 30/Ago/2022
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Este estudo tem como tema uma Proposta de Experimentos Interdisciplinares Sobre Circuitos Elétricos Com Corrente Contínua Envolvendo Física e Química: Contribuições da Teoria Histórico-Cultural, que se originou da dificuldade prática de se encontrar materiais interdisciplinares para uso em sala de aula. Então, como produzir materiais Interdisciplinares de Física? A Sequência Didática é composta de atividades que integra a téoria com a prática, possibilitando ao estudante uma maior interação dos alunos. Para uma maior interação entre os estudantes, usamos a tecnologia de Realidade Aumenteda (RA) na Sequência Didática.Tendo como plano de fundo a montagem de um Circuito Elétrico Simples com Pilha de Limão, na pespectiva da teoria Histórico-Cultural de Vygotski, objetivando construir uma Sequência Didática para mediar e contribuir com a prática interdisciplinar entre os conteúdos de Fisica e Química. Este material, poderá contribuir para o processo de Ensino e Aprendizagem no estudo de Circuitos Elétricos Simples, ao mesmo tempo, trazendo significado para os conteúdos vistos em sala de aula, através da montagem de um Circuito Elétrico com Pilha de Lmão com alunos do 3ª Série do Ensino Médio. A análise dos dados produzidos se deu por meio do método de análise textual discursiva, aplicado nas respostas dos questionários e sobre as impressões observada pelo pesquisador durante todas as atividades. Em linhas gerais, os resultados desta pesquisa revelaram que os instrumentos de coleta de dados uitilizados, complementados com as observações que fizemos, durante e após a aplicação da Sequência Didática indicaram que o uso da mesma, proporcionou uma maior interação e participação ativa dos alunos no processo de Ensino e Aprendizagem e na Interdisciplinaridade dos conteúdos dos componentes de Fisica e Química, objetivo maior dessa pesquisa. Acreditamos que a Sequência Didática é um recurso que auxiliará no Ensino de Física e na Interdisciplinaridade dos conteúdos de Física e Quimica, aproximando o ensino da teoria com a prática, facilitando assim, a aprendizagem dos conceitos físicos.
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EDMILSON RODRIGUES MAGALHÃES FILHO
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SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ELETRODINÂMICA: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA UTILIZANDO MAPAS CONCEITUAIS.
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Data: 30/Ago/2022
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A presente dissertação, trata-se de uma aplicação de uma Sequência Didática (SD) sobre conceitos de eletrodinâmica, desenvolvida no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) – Leonardo da Dores, Esperantina – PI, com alunos da 3a Série do Ensino Médio. Com o objetivo principal de promover uma participação maior e mais efetiva dos alunos e um ensino significativo, com a introdução de conceitos de forma não arbitrária e não literal, seguindo os pressupostos da Teoria de Aprendizagem Significativa de David Paul Ausubel. Isso posto, a dissertação trata-se de uma pesquisa de campo, em que os resultados obtidos foram coletados no próprio lugar de atuação, utilizando uma abordagem de caráter qualitativa. Para a produção de dados foram utilizados as técnicas de observação durante todo o processo,aplicação de um questionário pré-teste e de um mapa conceitual inicial, avaliado pelos critério de Joseph Novak, antes do desenvolvimento da SD, afim de coletar as concepções alternativas e posteriormente ao final da SD foi realizado um novo mapa conceitual e um novo questionário pós – teste, para avaliar o ensino aprendizagem subsidiado pela aplicação da SD. Quanto aos resultados foi feita uma análise textual discursiva na tentativa de averiguar o potencial proporcionado pelas mediações trabalhadas durante a SD (mapa conceitual, utilização de vídeo aula, intervenção didática trend de tik-tok, leitura de texto científico, experimentos), que foram cruciais para o desenvolvimento de subsunçores, diferenciação progressiva e reconciliação integrativa, etapas da teoria de aprendizagem significativa, que foram identificadas no processo de avaliação. Os resultados analisados apontam a Sequência Didática como um material potencial, pois possibilitou o ensino e aprendizagem da eletrodinâmica ser mais facilitador, tornando as aulas de físicas mais atraente e consequentemente tendo uma participação mais efetiva dos alunos que desenvolveram bem todas as atividades individuais e em grupo, possibilitando a visualização da evolução no que diz respeito a participação, compreensão, elaboração de conceitos, autocrítica, comunicação em grupo, respeito de opiniões diversificadas e aplicação do conhecimento no cotidiano, ou seja, evidenciando assim a ancoragem de novos conceitos, de forma não arbitrária e não literal, o que potencializando o ensino de física, possibilitando sua utilização como multiplicador do conhecimento.
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SANDRO ALVARENGA PORTELA
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SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA (SDI) COMO INSTRUMENTO NA MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS CONCEITOS DA FÍSICA ONDULATÓRIA.
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Orientador : HILDA MARA LOPES ARAUJO
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Data: 5/Ago/2022
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O presente trabalho apresenta como título “Sequência Didática Interativa (SDI) como estratégia na mediação da aprendizagem significativa dos conceitos da ondulatória ”. Ancorou-se no seguinte problema de pesquisa: Como a aplicação da Sequência Didática Interativa no ensino da Ondulatória poderá mediar o processo ensino e aprendizagem dos alunos do Ensino Médio? Partimos do pressuposto que a aplicação da Sequência Didática no estudo da Ondulatória constitui ferramenta importante no processo de ensino e aprendizagem dos alunos proporcionando, além da apreensão do conhecimento, motivação, interação entre os mesmos, além da criatividade, com possibilidades de tornarem-se sujeitos participantes desse processo, seres críticos e ativos na construção do seu próprio conhecimento, de modo a obter uma aprendizagem significativa. Esse trabalho tem como objetivo geral, utilizar a Sequência Didática Interativa para mediar o processo de ensino e aprendizagem no conceito de Ondulatória a alunos da 2a série do Ensino Médio e, como objetivos específicos 1) Identificar as dificuldades vivenciadas pelos discentes acerca dos conceitos da Ondulatória; 2) Produzir e aplicar a Sequência Didática Interativa na apreensão de conceitos de Ondulatória, considerando a Aprendizagem Significativa em Ausubel; 3) Avaliar as contribuições do uso da Sequência Didática Interativa no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do Ensino Médio quanto aos conceitos de Ondulatória; 4) Correlacionar o estudo da Ondulatória com a Teoria da Aprendizagem Significativa sob a perspectiva de Ausubel (2003); 5) Desenvolver situações- problemas que despertem a curiosidade, motivação e interação entre os alunos na busca por soluções relacionadas ao conceito de Ondulatória. Para o embasamento teórico, utilizou-se a Teoria da Aprendizagem Significativa (AUSUBEL,1980), Zabala (1998), Brosseau (2008) que abordam conceitos em Sequência Didática; Resnick (2009) e Feynman (2008) trazem os conceitos de Ondulatória, além de outros teóricos. No percurso teórico-metodológico fize mos uso da pesquisa de campo do tipo exploratória de natureza qualitativa (ERICKSON, 1986) com alunos do segundo ano do Ensino Médio do Centro de Ensino João Lisboa. Ainda, utiliza mos a Pesquisa-Ação (THIOLLENT, 1985) por esta ser uma pesquisa social com base empírica, que é pensada e executada em associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo. Os instrumentos de coleta de dados foram o questionário semiestruturado inicial (com questões abertas) para diagnóstico dos conhecimentos prévios e das dificuldades de aprendizagem dos alunos acerca da Ondulatória; a observação participante e um questionár io semiestruturado final (com questões fechadas) para avaliação da metodologia pelos alunos. A análise e a discussão dos dados foram realizadas a partir dos aportes teóricos da Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi (2007; 2011; 2016). Os resultados da pesquisa apontaram que a utilização da Sequência Didática Interativa (SDI) contribuiu para despertar o interesse, a motivação, a imaginação, a leitura, a escrita, a interação entre eles e evidências da aprendizagem significativa do alunado.
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JARDIELSON MARTINS DA SILVA
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JOGO DIDÁTICO DE TRILHA E SUAS POSSIBILIDADES NA MEDIAÇÃO DO ENSINO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA
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Orientador : CLAUDIA ADRIANA DE SOUSA MELO
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Data: 29/Jul/2022
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Este estudo tem como tema o desenvolvimento do “jogo didático de trilha e suas possibilidades na mediação do ensino de Óptica Geométrica”. Diante do desafio de ensinar de Física no Ensino Médio, onde são frequentes as afirmações dos alunos do quanto esta disciplina é difícil, propusemos uma forma dinâmica e atrativa para o ensino de Óptica Geométrica, por meio da mediação e com a utilização de instrumentos e signos com base na Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky. Através do lúdico possibilitado pelos jogos didáticos, é possível despertar no aluno o interesse pela aprendizagem de forma intensificada e envolvente (MACEDO; PETTY; PASSOS, 2005). Sendo possível diversificar o ensino, dando ao estudante a possiblidade de aprender por meio de outra abordagem, e possibilitando ao professor se desvencilhar do tradicionalismo a partir do uso de metodologias lúdicas, envolvendo o aluno e o cativando para aprender Física. A pesquisa foi desenvolvida na escola pública CETI João Henrique de Almeida Sousa, localizada na cidade de Teresina-PI, em uma turma da segunda série do Ensino Médio. Foram realizados onze encontros formativos para o desenvolvimento dos conceitos de Óptica Geométrica, sendo os dois últimos encontros destinados à aplicação do Produto Educacional, e a avaliação do mesmo. Em linhas gerais, os resultados desta pesquisa revelam que o ensino da Óptica Geométrica através da mediação de um jogo didático, se mostrou uma excelente estratégia, capaz de envolver e motivar os alunos, despertando interesse e possibilitando a interação entre os mesmos na busca da aprendizagem. Em última análise, os alunos avaliaram o jogo didático, sua construção e regras, de forma satisfatória, ressaltando que todos estes aspectos foram fundamentais para gerar interesse pela atividade proposta e pelo conteúdo de Óptica Geométrica.
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MARCOS AURÉLIO ALMEIDA VIEIRA
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UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SIGNIFICATIVA SOBRE ELETROMAGNETISMO MEDIADA POR EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO
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Data: 29/Jul/2022
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Este trabalho tem como propósito a construção de uma sequência didática para o ensino de eletromagnetismo no terceiro ano do ensino médio com o uso de experimentação. Ela é composta por quatro passos. O primeiro passo diz respeito a comentários sobre equipamentos ou eletrodomésticos que fazem parte do dia a dia dos alunos. Nesta primeira parte, a intenção é vincular o assunto que será discutido em aula com algum fato que ocorra realmente ao redor dos discentes e que lhes seja de fácil visualização. No segundo passo realiza-se um experimento. A função do experimento é mostrar aos estudantes o fenômeno físico que permitefuncionamento do equipamento ou eletrodoméstico que foi usado como comentário de introdução no passo 1. O terceiro passo contém a explicação teórica dos fenômenos físicos. Nesse terceiro passo, explica-se de modo teórico os fenômenos físicos envolvidos no funcionamento do equipamento ou eletrodoméstico que foi usado como modelo. O último passo é a montagem do mapa conceitual. A orientação para a confecção do mapa conceitual é para que seja o mais objetivo possível de modo a facilitar a aprendizagem. Como inspiração, usou-se a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. Sendo assim, a montagem da sequência didática foi feita de forma que possa se transformar em uma estrutura cognitiva para os alunos. Nessa estrutura, o subsunçor de maior hierarquia é o experimento, ou seja, o experimento é a “ideia-âncora”. A primeira parte da sequência, que fala sobre equipamentos ou eletrodomésticos da vivência dos alunos, foi pensada para que se tenha condições de fazer uma ligação entre uma nova estrutura cognitiva, que seria o assunto da aula, com um subsunçor que já exista na mente dos alunos, que no caso, seria um equipamento ou eletrodoméstico que eles sempre estão vendo e/ou manipulando. Um outro papel do experimentofazer com que eles sempre possam se lembrar da aula e do que foi ensinado quando estiverem diante de algum aparato que se usa do mesmo fundamento mostrado. Na aplicação da sequência didática foram feitas três avaliações e os resultados mostraram que houve eficácia da sequência didática junto aos alunos. As avaliações foram feitas de modo escalonado. A primeira foi para apurar conhecimentos prévios, a segunda foi para verificação do que foi apreendido e a terceira foi feita de questões puramente objetivas de vestibulares. O desempenho dos alunos foi muito bom. Em resumo, este trabalho tem como base a teoria da aprendizagem significativa e se usa de experimentos que refletem coisas do dia-dia.
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GENILSON DE OLIVEIRA SOUZA
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PROPOSTA DE AULAS SOBRE ASTRONOMIA MEDIADAS POR SIMULAÇÕES CRIADAS NO CELESTIA E NO STELLARIUM
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Orientador : MARCOS ANTONIO TAVARES LIRA
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Data: 1/Jul/2022
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No ensino básico, a astronomia é pouco abordada, principalmente no ensino médio, no qual é uma área de suma importância na vida cotidiana do individuo, pois com o conhecimento básico de astronomia podem compreender vários fenômenos naturais como, por exemplo, ocorrência das estações do ano; como ocorrem as fases da Lua; qual a influência do Sol e da Lua na formação das marés oceânicas, além disso, se relaciona com diversas áreas curriculares causando uma interdisciplinaridade, que é defendida pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por outro lado, na atualidade nos deparamos com a forte influência das tecnologias na educação e também no ambiente escolar e fora da sala de aula, que demonstra que as aulas tradicionais, que são ministradas da mesma forma que há décadas atrás, vem perdendo espaço para a concorrência de celulares, aplicativos, redes sociais, que por muitas vezes são mais atrativos aos alunos que as aulas tradicionais. Nesta perspectiva, desenvolvemos um produto educacional, amparado na teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel, composto por uma coletânea de aulas de astronomia moderadas com a utilização de novas tecnologias, no caso os simuladores Celestia e Stellarium. O presente trabalho tem como objetivo, proporcionar ao professor e aos alunos uma nova ferramenta, que aliada às TDIC, compreenda e evidencie os fenômenos naturais ocorrido no cosmo e suas consequências. Assim, oportunizando a aprendizagem de forma mais atrativa e permitindo ao aluno a construção de conhecimentos significativos. O referido trabalho é parte complementar dessa dissertação e foi aplicado em uma turma composta de 24 alunos da Unidade Escolar Maria Isaias de Jesus. A metodologia de aplicação deste produto ocorreu em seis encontros. O primeiro encontro aconteceu uma explicação do que se trata a SD em questão e do cronograma de execução, após foi aplicado um questionário para colher dados dos conhecimentos prévios dos estudantes, no qual serviu de base para a metodologia aplicada nos encontros seguintes. Na sequência, foi realizado uma sequência de 4 encontros onde foi trabalhado conteúdos básicos de astronomia mediadas pelos simuladores. No ultimo encontro, solicitamos aos educandos que respondam a um questionário envolvendo questões sobre os temas debatidos na sequência e uma avaliação sobre a metodologia aplicada. Os resultados apresentados durante e ao fim da aplicação do produto educacional se mostraram satisfatórios, pois motivaram a participação dos alunos nas aulas de Física e inseriu tópicos básicos da astronomia no ensino de Física, além da verificação de aquisição de conhecimento sobre as Leis Físicas associadas à Astronomia.
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JOAQUIM MARQUES DA SILVA NETO
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ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO DE ELETRODINÂMICA BÁSICA PARA O ENSINO MÉDIO BASEADAS EM MEDIAÇÃO
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Orientador : CELIO AECIO MEDEIROS BORGES
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Data: 30/Mai/2022
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Este trabalho tive como proposta a utilização de atividades experimentais para o ensino de circuitos elétricos, com o propósito de resolver a questão: É possível que a utilização de atividades experimentais para o ensino de eletrodinâmica na educação básica como ferramenta didática para o ensino aprendizagem de circuitos elétricos melhore a qualidade do processo? Diante da necessidade de exercitar de maneira prática o que foi ensinado em sala de aula e de apresentar aos estudantes os conceitos da Física de maneira pratica elaboramos uma sequência didática com atividades práticas para análise do comportamento de componentes de circuitos elétricos (resistores, baterias, capacitores) em diferentes configurações. Para isso, recorremos aos estudos sobre a teoria sócio histórico cultural de Lev Semenovich Vygotsky. Esta sequência didática gerou um produto educacional do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Essa pesquisa foi aplicada no Centro Estadual de Ensino Profissionalizante CEEP José Pacífico de Moura Neto no município de Teresina-PI, para alunos da 3º série do Ensino médio, no qual os alunos foram divididos em seis grupos de três participantes. Foi realizado um pré-teste, utilização de um questionário, com o propósito de analisar o conhecimento prévio dos alunos e, posteriormente, verificou-se uma melhora expressiva nas notas dos alunos nessa unidade através da realização da prova pós aplicação da sequência didática. Este trabalho teve uma abordagem qualitativa e quantitativa que juntas forneceram resultados de todo processo. Verificou-se que com a aplicação da sequência didática, os estudantes mostraram-se mais colaborativos, participando mais efetivamente do processo de ensino e de aprendizagem. Foi notado o surgimento de uma maior interação entre os alunos. O que possibilitou diálogos e debates dos conteúdos envolvidos. O que possibilitou, acreditamos, a construção do saber a partir da mediação do professor.
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FRANCISCO DE ASSIS FRANKLIN MORAIS MOURA
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UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM DAS LEIS DE NEWTON: UTILIZANDO O FILME DE STAR TREK (2009) COMO RECURSO POTENCIAL
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Orientador : BONIEK VENCESLAU DA CRUZ SILVA
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Data: 27/Mai/2022
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Este trabalho foi desenvolvido na escola Militar Tiradentes IV, município de Caxias, Estado do Maranhão. Os alunos participantes da pesquisa cursavam o segundo ciclo do Ensino Fundamental, no nono ano. Tivemos por objetivo investigar a aprendizagem das Leis de Isaac Newton, considerando aspectos da teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel e utilizando o filme de Jornada nas Estrelas, Star Trek, como organizador prévio de uma sequência didática pensada como um material potencialmente significativo dentro das competências e habilidades estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o eixo de Terra e Universo. A metodologia dos trabalhos utilizou-se de abordagens qualitativas, por meio de formulários, questionários, trabalhos em equipe, jogos e exposição. Ao final, concluiu-se que o filme Jornada nas Estrelas, Star Trek, foi válido como recurso para uma aprendizagem mais significativa, de maneira que os alunos puderam apresentar uma melhor compreensão dos conceitos e aplicações das Leis de Newton no ambiente escolar e em situações da vida na Terra e no espaço.
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EDSON PEREIRA DA SILVA
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A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA ARDUINO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE ELETRODINÂMICA.
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Orientador : MARCOS ANTONIO TAVARES LIRA
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Data: 20/Mai/2022
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A tecnologia tem transformado a sociedade moderna em vários aspectos da nossa vivência diária, e é necessário que a escola do século XXI, acompanhe essas transformações, pois o ambiente escolar é influenciado por essas mudanças. Com isso os professores têm o desafio de intervir na aprendizagem com novas formas de ensinar os conteúdos escolares. Dentre essas novas formas estão o uso de recursos tecnológicos como recursos instrucionais, auxiliando e motivando os discentes para uma aprendizagem mais ativa, colaborativa e concreta. Tendo esta perspectiva, o presente trabalho tem a proposta de investigar como a utilização da plataforma Arduino, pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de eletrodinâmica, abordando corrente elétrica, resistores e associação de resistores nas aulas de física com alunos do terceiro ano do ensino médio. Nesta dissertação, propusemos três roteiros de práticas experimentais contendo as informações e os procedimentos para a execução dos experimentos, em cada prática experimental utiliza a plataforma Arduino ora para rodar o programa de execução do experimento, ora para aquisição e interpretação automática dos dados obtidos dos fenômenos estudados ou usado apenas como uma bateria para a realização da atividade experimental. A implementação desta intervenção pedagógica foi conduzida pelas ideias de Lev Semionovitch Vygotsky pautada na teoria sociointeracionista da aprendizagem. Para mensurarmos a eficácia da intervenção pedagógica, foram aplicados questionários de verificação da aprendizagem após o término de cada prática experimental, como também observação comportamental dos discentes perante as atividades, compondo uma abordagem qualitativa na análise e discussão dos resultados, na qual permitiu constatar que as atividades experimentais desenvolvidas na aplicação desse trabalho resultaram em uma aprendizagem significativa dos assuntos abordados, proporcionado pela motivação dos alunos em aprender com os experimentos utilizando a plataforma Arduino.
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ANTONIO JOEL PEREIRA COSTA
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SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O ENSINO DOS CONCEITOS DE TERMODINÂMICA UTILIZANDO UM AQUECEDOR SOLAR
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Orientador : FRANCISCO FERREIRA BARBOSA FILHO
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Data: 12/Mai/2022
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O presente trabalho aborda o desenvolvimento e a aplicação de uma sequência didática (SD) envolvendo um experimento simples, objetificando a construção de um aquecedor solar de baixo custo (ASBC), como material potencialmente significativo, apresentando orientações e sugestões que poderão auxiliar os professores de Física do Ensino Media no desenvolvimento dos conceitos sobre os processos de transmissão e propagação de calor, em uma abordagem predominantemente conceitual. Para a aplicação e avaliação metodológica da SD, essa pesquisa foi desenvolvida considerando cinco etapas, que se entrelaçam, se complementam e se convergem para a promoção da aprendizagem significativa. Essas etapas foram divididas em: 1- pré-teste; (questionário diagnóstico), 2- a construção e aplicação do ASBC; 3- a aplicação de um questionário final (pós-teste); 4- Por último apresentaremos o nosso produto à sociedade, na forma de palestras para a comunidade escolar e em eventos científicos. Todas as atividades serão desenvolvidas nas dependências da Unidade Escolar Dr. Paulo Ramos, com os alunos da 2ª série do Ensino Médio. No entanto está última etapa foi adiada devido à pandemia da Covid-19, que será consolidada futuramente. Após a sondagem e verificação dos conhecimentos prévios mais relevantes presentes na estrutura cognitiva dos alunos sobre os conceitos introdutórios de Termodinâmica, através de um questionário diagnostico (pré-teste), percebemos que os subsunçores apresentados pelos alunos poderiam ser trabalhados nas etapas posteriores, melhorando-os e corrigindo as concepções alternativas de alguns alunos. A etapa de construção do ASBC, ocorreu conforme as ilustrações e instruções do Produto Educacional (PE), seguimos as descrições passo a passo da montagem de todas as fases do aquecedor solar e dos materiais necessários para sua composição. Já na fase de avaliação do PE, bem como, os novos conhecimentos adquiridos pelos alunos participantes da pesquisa, apresentou resultados satisfatórios com a aplicação de questionário final (pós-teste) avaliando as respostas dos alunos, nos quais apresentaram uma melhoria de aprendizagem a respeito dos conteúdos sobre os processos de transmissão de calor. Isto pode ser comprovado ao analisarmos e compararmos com as respostas do pré-teste, bem como, analisando as respostas de opinião fornecidas pelos alunos. Assim, podemos percebemos que houve de fato uma assimilação do conteúdo por dos alunos no uso deste método de ensino, relacionando os conhecimentos prévios mais relevantes em sua estrutura cognitiva com os abordados antes, durante e após a construção do ASBC. As atividades presentes na SD podem ser utilizadas na construção dos conhecimentos dos alunos, tirando-os do estado passivo, tornando-os autônomos e despertando-os ativamente para o seu processo de formação, principalmente no entendimento dos conceitos de propagação e transmissão de calor, evidenciando os conhecimentos prévios mais relevantes dos mesmos em relação a esses conceitos. Desse modo, torna-se “visível aos olhos” do professor o que os alunos sabem e pensam a respeito dos conteúdos propostos a eles, bem como, as dificuldades de compreensão dos mesmos. Assim, o professor como um mediador de conhecimento irá desenvolver estratégias que possibilitam a evolução conceitual e consequentemente obter uma aprendizagem significativa em suas aulas.
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RAIMUNDO ROBSON LIMA CARDOSO
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ROBÓTICA COM ARDUÍNO APLICADA ÀS LEIS DE NEWTON NO ENSINO MÉDIO
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Data: 8/Abr/2022
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O Ensino no Brasil enfrenta muitos desafios, sendo que na escola pública estas questões ganham contornos de drama, pelos graves problemas do nosso sistema educacional. Com o Ensino de Física, tem um agravante inerente á disciplina, que é a dificuldade de assimilação dos conceitos físicos e da representação em linguagem matemática. Nesse contexto, a robótica educacional apresenta-se como ferramenta de ensino e aprendizagem para amenizar esse problema, pois possui forte impacto motivacional. Nesse sentido, este estudo tem como tema a robótica educacional aplicada ao ensino de física e foi desenvolvido com base na teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, que é baseada na organização e integração de uma nova informação na estrutura cognitiva do aprendiz. Assim, busca-se apoiado por aparato de pesquisa responder a pergunta norteadora deste estudo: De que forma a utilização da robótica educacional com Arduíno contribuirá para motivação e aprendizagem significativa das Leis de Newton na 1ª série do Ensino Médio? Para estruturar nosso estudo, levando em conta nossa problemática e o embasamento teórico adotado, traçamos nosso objetivo geral: analisar as contribuições da aplicabilidade da robótica educacional com Arduíno para motivação e aprendizagem significativa das Leis de Newton na 1ª série do Ensino Médio. Para execução da Sequência Didática, além das atividades remotas assíncronas, realizamos 16 (dezesseis) encontros presenciais, que iniciamos com a aplicação do pré-teste, em seguida a reprodução de projetos básicos de robótica, a montagem e aprimoramento do robô de sumô, aplicação do pós-teste e por último a competição entre os robôs de sumô. Isto posto, consideramos como caracterização da pesquisa uma abordagem qualitativa, descritiva e método indutivo. Como participantes do estudo foram escolhidos alunos da 1ª série do Ensino Médio do Centro de Ensino Padre Delfino, em Timon-MA. Nesta pesquisa utilizamos como instrumentos de produção de dados: pré-teste, pós-teste e o diário de campo, onde foram registrados os dados obtidos através da técnica de observação participante. Como procedimentos de análise de dados utilizamos o método Análise Textual Discursiva, que se ajusta preferencialmente com a pesquisa qualitativa. A análise dos dados apontou dificuldades dos participantes para evoluírem dos conceitos intuitivos para os conceitos newtonianos. Porém, entendemos que a Sequência Didática, utilizando robôs de sumô, logrou êxito, pois produziu um forte impacto motivacional na maioria dos participantes do estudo.
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WESLEY ANTONIO COSTA RODRIGUES
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Proposta de Sequência Didática para o Ensino e Aprendizagem de Ondas Mecânicas no Ensino Médio
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Orientador : HILDA MARA LOPES ARAUJO
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Data: 6/Abr/2022
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A Dissertação em destaque, intitulada Proposta de Sequência Didática para o ensino e aprendizagem de ondas mecânicas no Ensino Médio, guiou-se pelo objetivo geral de elaborar e desenvolver uma Sequência Didática, como recurso metodológico, para possibilitar a apropriação do ensino de ondas mecânicas a alunos do Ensino Médio. Partiu do seguinte problema: até que ponto uma Sequência Didática poderá proporcionar as condições necessárias ao processo de ensino e aprendizagem do estudo de ondas mecânicas a alunos do Ensino Médio? Assumimos como pressuposto que o uso da Sequência Didática propicia aos estudantes participar de um mundo novo nas relações entre Física e o dia a dia destes, valorizando habilidades, como reflexão e desenvolvimento de significações acerca dos conceitos trabalhados, e ainda tornando a aprendizagem mais interativa e coletiva. Como objetivos específicos, destacamos: 1) Identificar os conhecimentos prévios dos alunos do Ensino médio sobre conceitos, as classificações e as características do estudo de ondas. 2) Desenvolver uma Sequência Didática (SD), contemplando situaçõesproblemas sobre o estudo de ondas mecânicas. 3) Verificar a partir das atividades propostas aos alunos na Sequência Didática, se houve (ou não) a apropriação dos conceitos, as classificações e suas características. A metodologia envolveu a pesquisa de campo de abordagem qualitativa e explicativa. Teve como colaboradores 15 (quinze) alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual localizada em Teresina-PI. Sobre as técnicas e instrumentos de produção de dados, a opção foi por questionários (pré-teste e pós-teste), pela observação participante e pelo diário de campo. Foi aplicada e desenvolvida uma Sequência Didática (Produto Educacional) com atividades teórico-práticas, envolvendo o estudo de ondas mecânicas, no ensino de Física. E, por último, foram analisadas as significações produzidas pelos alunos colaboradores desta pesquisa, por intermédio da aplicação de um questionário (pós-teste). Os resultados desta pesquisa revelam que a Sequência Didática, contribuiu no desenvolvimento da comunicação e dos diálogos dos alunos, facilitando aprendizagem, despertando a curiosidade e o interesse no aluno. Ainda, é uma perspectiva metodológica que se apresenta não só como possibilidade de mediar a aprendizagem, mas também de fazer com que os alunos desenvolvam sua capacidade de analisar, de criar estratégias, de produzir significados, de abstrair e de generalizar fenômenos do cotidiano. Afirmamos que a Sequência Didática não é uma ferramenta milagrosa e que vai resolver todos os problemas de ensino e aprendizagem, e sim mais um instrumento didático que pode auxiliar professores e alunos nessa tarefa de ensinar e aprender. Entendemos que houve evidências de uma aprendizagem significativa de David Paul Ausubel, pois as práticas pedagógicas priorizadas utilizadas favoreceram a mudança conceitual da estrutura cognitiva dos alunos, através da interação entre as suas idéias prévias e as novas informações.
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BRUNO MACEDO DOS SANTOS
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Sequência didática com atividades teórico-práticas sobre o estudo de circuitos elétricos simples
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Orientador : HILDA MARA LOPES ARAUJO
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Data: 6/Abr/2022
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A dissertação sob o título Sequência Didática com Atividades Teórico-Práticas sobre o Estudo de Circuitos Elétricos Simples partiu do seguinte problema: De que forma a Sequência Didática com atividades teórico-práticas pode ser usada na aprendizagem de circuitos elétricos simples? A Sequência Didática com atividades teórico-práticas sobre o estudo de circuitos elétricos simples possibilita ao estudante uma Aprendizagem Significativa diferente da atividade mecânica, superando os conhecimentos prévios em busca do conhecimento novo. Traçamos como objetivo geral desenvolver uma Sequência Didática com atividades teórico-práticas sobre o estudo de circuitos elétricos simples. Para os objetivos específicos destacamos: Construir uma Sequência Didática para mediar o processo de ensino aprendizagem no estudo de circuitos elétricos simples, com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental; Evidenciar os aspectos físicos do Eletromagnetismo para a construção do circuito elétrico; Correlacionar a Teoria da Aprendizagem Significativa sob a perspectiva de Ausubel (2003) com estudos dos conteúdos da Física; Propor situações-problemas que despertem a curiosidade e possibilite aos alunos a buscar por soluções nas atividades desenvolvidas na Sequência Didática; Analisar as contribuições na utilização da Sequência Didática para o processo ensino aprendizagem. Este trabalho ancorou-se em teóricos como Ausubel (1980, 2003), Moreira (1982, 1983, 1999, 2008, 2011 e 2019), Zabala (1998, 2011), Tardif (2004), Piaget (1997), Bruini (2011). No percurso metodológico guiamo-nos pela abordagem qualitativa, pois o importante para esse estudo foi a objetivação, visto que durante a investigação científica verificou-se a complexidade do objeto de estudo, revendo criticamente as teorias sobre o tema, designando conceitos e teorias relevantes, empregando técnicas de coleta de dados adequadas e, por fim, explorando todo o material de forma específica e contextualizada (MINAYO, 2008). Os procedimentos de coleta de dados, fazendo uso da Sequência Didática com atividades teóricopráticas decorreram com a aplicação de questionários, construção de experimentos com circuitos elétricos simples no laboratório virtual e real. Participaram da pesquisa um total de 17 (dezessete) estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental do Colégio Municipal Antônio Rodrigues Bayma, localizada no município de Caxias-MA. O Produto Educacional, traz uma Sequência Didática onde são sugeridas atividades teórico-práticas para realização de uma abordagem pedagógica em sala de aula. Essa abordagem é caracterizada pela apresentação do conteúdo feita pelo professor, por intermédio da oralidade (questões debatidas) com questionário pré-teste, questionário ilustrativo e exercícios propostos com situações-problemas. Os conteúdos foram ministrados por meio da plataforma PhET com experimentos de circuitos elétricos no Laboratório Virtual e montagem de circuitos elétricos no laboratório real. Os resultados dos conteúdos com o uso de um experimento físico associado a uma simulação computacional equivalente, com tais ferramentas didáticas manipuladas pelos alunos, contribuiu para que os alunos do oitavo do Ensino Fundamental do Colégio Municipal Antônio Rodrigues Bayma praticassem uma Aprendizagem Significativa diferente da aprendizagem mecânica e dessa forma passaram a produzir o conhecimento novo, de acordo com a Teoria da Aprendizagem de David Ausubel (2003). Permitiu-lhes compreender as relações entre as grandezas físicas e o eletromagnetismo, possibilitando aos mesmos buscar explicações acerca dos eventos experimentados, testar suas hipóteses e fazer previsões com base no que fora experienciado. A Sequência Didática proposta possui praticabilidade em sala de aula, uma vez que os materiais utilizados são de baixo custo e fácil aquisição, além do que pode sofrer adaptações, de acordo com as possibilidades e intenção pedagógica do professor que do Produto Educacional fizer uso.
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WENDEL ISAC PEREIRA VIANA
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PRODUÇÃO E SIMULAÇÃO DE VÍDEOS DE CURTA METRAGEM COMO RECURSO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DO FENÔMENO DA REFLEXÃO E REFRAÇÃO DA LUZ NA EDUCAÇÃO BÁSICA
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Orientador : MARIA DO SOCORRO LEAL LOPES
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Data: 5/Abr/2022
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No contexto deste estudo, desenvolvemos uma proposta de produção e simulação de vídeos de curta metragem sobre instrumentos ópticos. Neste sentido, o estudo norteia-se pela seguinte questão problema: Como a produção e simulação de vídeos de curta metragem como recurso potencialmente significativo no ensino e aprendizagem do fenômeno da reflexão e refração da educação básica contribui como ferramenta mediadora no processo ensino e aprendizagem da óptica? Desse modo, o presente estudo objetivou de forma geral, produzir e aplicar vídeos de curta metragem como recurso potencialmente significativo no ensino e aprendizagem do fenômeno da reflexão e refração da luz na educação básica com a finalidade do desenvolvimento de competências e habilidades em óptica. Especificamente buscamos: fazer um diagnóstico dos conhecimentos prévios dos alunos a serem investigados sobre os fenômenos ópticos; Propor um estudo teórico sobre os princípios da óptica contidos nos instrumentos ópticos, levando em conta os resultados do diagnóstico sobre os seus conhecimentos prévios; Elaborar e desenvolver um roteiro para as gravações de vídeos sobre os conceitos de óptica associados aos fenômenos ópticos; Construir junto aos alunos vídeos/simulações em curta metragens sobre os fenômenos ópticos; Analisar o desempenho dos alunos do ensino médio como participantes do processo de produção e simulação de vídeos didáticos abordando a física nos fenômenos ópticos. Nessa perspectiva, este estudo fundamentou-se na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, levando em consideração os conceitos prévios mais relevantes que os alunos já possuem relacionados aos novos conteúdos de óptica que foram apresentados a eles. Tratou-se de uma pesquisa quanti-qualitativa que teve como sujeitos 10 alunos pertencentes a uma turma do 2º ano do ensino médio da cidade de Teresina – PI. Como instrumentos de pesquisa, utilizou-se a observação da construção dos vídeos e atuação dos alunos através do registro de falas e questionários. As análises dos dados obtidos mostraram: para o teste diagnóstico, com o total de 120 possíveis acertos, obtivemos 74 acertos equivalentes a 62%, mostrando que a minoria dos alunos possuía concepções alternativas, que foram solucionadas através da aplicação do produto educacional, indicando um avanço significativo na aprendizagem dos alunos. Além disso, foi possível perceber que todos os alunos que participaram da aplicação do produto educacional nos forneceram respostas satisfatórias tanto nos questionários quanto na construção e execução dos vídeos, demonstrando um total interesse nas discussões e no desenvolvimento da atividade como um todo. Destacamos ainda, que o desenvolvimento da simulação de vídeos em curta metragem proporcionou um ambiente de estímulo, motivação e envolvimento, melhorando o processo de ensino e aprendizagem desses alunos. Percebemos ainda que os roteiros para a construção dos vídeos devem ser usados como um recurso auxiliar à disposição do professor, para que o mesmo possa desenvolver seus próprios roteiros utilizando estes como modelos usando-os em suas aulas, propiciando assim uma aprendizagem autônoma e significativa.
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DANILO DOS REIS GALDINO
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AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E SUAS PONTENCIALIDADES NA MEDIAÇÃO DO CONCEITO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA NO ENSINO MÉDIO
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Orientador : NEUTON ALVES DE ARAUJO
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Data: 5/Abr/2022
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Este trabalho tem como objeto de estudo as Histórias em Quadrinhos como material de apoio ao professor, com o interesse de relacionar a Teoria Histórico-Cultural de Vygostky com o ensino da física, possibilitando uma aproximação entre os conceitos espontâneos (do cotidiano) e o de natureza cientifica (adquirido no ambiente escolar). Inicialmente será feito um diagnostico do atual ensino de física com professores da rede estadual e privada da cidade de Teresina, discutindo o porquê os alunos possuem tanta dificuldade de estudar a disciplina de física. Após essa analise será elaborada uma sequência didática com a utilização das Histórias em Quadrinhos com o intuito de possibilitar o ensino de Óptica Geométrica através dessa metodologia.
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GILSON ALVES DA SILVA
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SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO ENTRE AS VARIÁVEIS TERMODINÂMICAS E O SISTEMA SOLAR
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Orientador : CLAUDIA ADRIANA DE SOUSA MELO
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Data: 31/Mar/2022
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Este estudo tem como título “Sequência didática como proposta de integração entre as variáveis termodinâmicas e o sistema solar” e se enquadra na linha de pesquisa “Recursos Didáticos para o Ensino de Física” onde aplicamos uma Sequência Didática composta por 06 (seis) etapas com duração de 02 (duas) horas cada, como proposta de integração entre a Termodinâmica e a Astronomia. Neste sentido, integrar Termodinâmica com Astronomia se justifica pelo motivo da Astronomia despertar a fascinação de crianças, jovens e adultos de todo o mundo. Ainda destacamos, a partir de pesquisas recentes em educação que, em geral, estudantes apresentam dificuldades no aprendizado da Termodinâmica por não ter se apropriado adequadamente dos conceitos relacionados às variáveis termodinâmicas. Especificamente neste trabalho relacionamos as variáveis “pressão”, “volume” e “temperatura” ao atrativo contexto do Sistema Solar. Uma vez que planetas, luas, asteroides, cometas e demais corpos celestes habitam o imaginário dos estudantes, então a estratégia de associar os conceitos de Astronomia para que os estudantes possam se apropriar e facilitar processo deensino e aprendizagem de Termodinâmica. Esta integração foi fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e seus intérpretes. Procuramos com este trabalho responder ao problema de pesquisa: “Pode uma Sequência Didática possibilitar a integração da Termodinâmica com a Astronomia para contribuir a uma aprendizagem potencialmente significativa dos alunos do Ensino Médio?” O estudo foi aplicado em um universo de 24 estudantes distribuídos entre as turmas de 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio, em uma escola estadual da cidade de Teresina/PI, e foi desenvolvido na modalidade remota, devido as restrições sanitárias relacionadas a pandemia do COVID-19, que inviabilizou as atividades educacionais presenciais. Em linhas gerais, os resultados desta pesquisa revelam que ocorreu uma melhoria na aprendizagem em termodinâmica, diante da abordagem integrada ao atrativo contexto do sistema solar. Percebemos isso, ao estudarmos as percepções dos alunos ao longo da aplicação de nosso produto educacional, ficando assim nítido a apropriação dos conceitos relacionados às variáveis termodinâmicas, objetos de nosso estudo. Por fim, em relação à questão norteadora deste trabalho, uma integração entre Termodinâmica e Astronomia a partir de uma Sequência Didática, colabora para uma aprendizagem significativa dos alunos do Ensino Médio. Para trabalhos futuros, propomos expandir a integração com a Astronomia a outros tópicos de estudo da termodinâmica, e, ao mesmo tempo, aplicá-los com um enfoque em atividades práticas de forma presencial, e com isso, explorarmos todo o potencial da sequência didática proposta.
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EDNARDO LUIZ AMARANTE DOS SANTOS
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PROPOSTA DE ENSINO DE ALGUNS CONCEITOS DE ELETRODINÂMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA MEDIADA POR UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA
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Orientador : FRANCISCO FERREIRA BARBOSA FILHO
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Data: 31/Mar/2022
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Este estudo tem como tema o ensino de alguns conceitos de Eletrodinâmica direcionado ao Ensino Médio com mediação de uma Sequência de Ensino Investigativa, tendo como base a teoria Histórico-Cultural de Vygotsky nos seus aspectos mediação e interação social. Diante disso, centraliza-se esforço e empenho em busca de uma possível resposta ao problema deste estudo: Como uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI), enquanto ferramenta mediadora, poderá contribuir na aprendizagem dos conteúdos de Eletrodinâmica? A respeito desta problemática, delimitamos como objetivo geral desta pesquisa: Utilizar uma sequência de ensino investigativa, enquanto ferramenta mediadora, com o propósito de contribuir na apropriação e consequente aprendizagem dos conteúdos de eletrodinâmica. Foram realizados 7 encontros formativos para a aplicação e desenvolvimento dos elementos (atividades) que compõem a SEI. No primeiro encontro foi aplicado um questionário de concepções alternativas para identificar os conhecimentos prévios dos alunos cooperadores sobre o tema, nos encontros seguintes foram aplicadas os outros elementos da sequência, como, o texto do episódio histórico da guerra das correntes entre Edison e Tesla, com finalidade de um primeiro contato entre os tipos de corrente contínua e alternada, uma atividade prática (experimento filmado) para os alunos observarem as alterações nos brilhos das lâmpadas e tentarem inferir possíveis explicações, um resumo explicativo abordando a teorização dos conteúdos trabalhados e um texto paradidático com uma narrativa de leitura leve abordando o cálculo do consumo de energia elétrica. Considerando os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural em seus aspectos mediação e interação social, o tipo de pesquisa adotada neste trabalho foi a qualitativa e explicativa. Os participantes da pesquisa foram alunos da 3ª série do ensino médio de uma escola pública estadual no município de Pio XII-MA, escola esta, com o nome de Centro de Ensino Jansen Veloso. Neste trabalho foram produzidos instrumentos com a preocupação da adequação aos objetivos da pesquisa, a saber, questionários para a captação de dados. Concomitantemente em todo o processo, foi utilizado a técnica de observação participante e, também, o registro de todos os eventos por meio de um diário de campo (anotações do pesquisador). E para a análise de dados, definimos para esta pesquisa, um conjunto de técnicas de análise fundamentada na Análise de conteúdo em Bardin.
Em linhas gerais, no tocante à aplicação e desenvolvimento das aulas com o uso da SEI, consideramos que, foi satisfatório as contribuições que este material proporcionou para uma melhor interação entre os alunos e alunos/professor, sobretudo, porque, favoreceu as discussões e permitiu frequentes feedbacks com relação às explicações das situações e fenômenos envolvendo a eletricidade, contribuindo para uma compreensão dos participantes que foi além dos conteúdos contemplados na SEI.
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DIEGO DE OLIVEIRA GOMES
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MANUAL BÁSICO DE REGRAS: O USO DO ROLE PLAYING GAME (RPG) COMO UMA FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DA DINÂMICA NA FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
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Orientador : VALDEMIRO DA PAZ BRITO
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Data: 17/Mar/2022
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O presente trabalho aborda a aplicação de um modelo de jogo didático, Produto Educacional, que consiste em um jogo com um formato de Manual Básico de Regras que utiliza o Role Playing Game (RPG) como ferramenta didática para o ensino da Dinâmica na Física, na Educação Básica. A utilização do RPG em sala de aula tem como objetivo construir e aplicar um modelo de jogo didático como uma metodologia ativa, sob a perspectiva a aprendizagem significativa. Isto consistiu na elaboração um modelo de RPG que pudesse identificar as habilidades cognitivas desenvolvidas pelos estudantes participantes da pesquisa, através do uso de questionários relacionados ao RPG e aos conteúdos de Física. Os seus objetivos consistiram em: investigar quais as formas mais eficientes de usar um jogo educacional ou de incorporar as Metodologias Ativas a este jogo; verificar se os conteúdos de Física abordados são os mais adequados à metodologia proposta; e aferir qualitativamente os resultados obtidos no teste do Manual de Regras. A proposta tinha a finalidade de despertar o interesse do aluno no estudo de Física, estimulando a sua participação ativa em seu processo de formação, e, ao mesmo tempo, trazendo significado para os conteúdos vistos em sala de aula através da aventura proposta no Manual/Jogo de RPG que devem ser solucionadas através dos conhecimentos prévios de seus participantes. Este trabalho contém uma explicação geral do que é o RPG e seu funcionamento e a análise dos dados produzidos se deu por meio do método de análise textual discursiva, aplicado nas respostas dos questionários e sobre as impressões do Professor autor desse trabalho, em uma aventura de RPG aplicada em turmas de alunos do 1º (primeiro) Ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Teresina-PI. Através dos resultados obtidos com os instrumentos de coleta de dados e das observações feitas durante e após a aplicação do RPG, objeto deste trabalho, percebemos que o uso desse jogo propiciou uma grande interação entre os alunos, despertando nos mesmos um maior interesse pela disciplina de Física, além de melhorias no que diz respeito à argumentação e à exposição de suas ideias. Desta forma, a aplicação do RPG de forma remota promoveu uma aprendizagem significativa, mostrando ainda, que a introdução dos jogos lúdicos foi bem recebida pelos alunos e aumentou a interação entre professor e aluno. Por fim, percebemos através dos resultados que o RPG é um recurso que auxilia o Ensino de Física, aproximando o ensino da teoria com a prática, facilitando assim, a aprendizagem dos conceitos físicos de Dinâmica.
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JOÃO DE DEUS CARVALHO FRAZÃO
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SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO EXPERIMENTOS SIMULADOS VIA PHET PARA A APRENDIZAGEM SOBRE A ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES NO ENSINO MÉDIO
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Data: 8/Mar/2022
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O presente trabalho aborda o desenvolvimento e a aplicação de uma sequência didática orientada por experimentos simples, por meio de simulações via PhET (Physics Educacional Technology), um software que foi desenvolvido pela Universidade do Colorado, Estados Unidos, de fácil acesso e que traz simulações de alta qualidade em diversas áreas da ciência. Seguindo várias atividades para que os professores possam usar em suas aulas, onde os mesmos poderão fazer alterações de acordo com a realidade escolar ao qual os seus alunos estarão inseridos. Com a finalidade de identificar as habilidades cognitivas dos alunos através de um ambiente virtual sobre a associação de resistores em circuitos elétricos, despertando o interesse dos mesmos para o ensino de Física, sob a perspectiva da Aprendizagem Significativa. Além disso, objetivamos que tal proposta possibilite e oriente os professores do ensino médio, através de uma Sequência Didática, a empregarem uma metodologia diferente na sala de aula capaz de identificar as dificuldades dos alunos sobre os conteúdos de circuitos elétricos, utilizando um ambiente virtual. Inicialmente aplicamos um questionário diagnostico (pré-teste) nos alunos com a finalidade de averiguar se os mesmos possuíam subsunçores a respeito do conteúdo abordado. A metodologia de aplicação do produto educacional ocorreu de forma hibrida, tanto presencialmente quanto online, abordando os conteúdos de: lei de ohm; resistores, associação de resistores em série, associação de resistores em paralelo e associação mista de resistores, especialmente a Ponte de Wheatstone. No primeiro momento, foi apresentado os conteúdos por meio de explicações de forma oral, utilizando, projeção, resumos, esquemas, imagens e simulações criadas no software PhET. Na segunda etapa, foram entregues aos alunos os roteiros de construção dos circuitos elétricos para que os alunos construíssem os circuitos e respondessem os questionamentos pertencentes ao roteiro. Após o término da aplicação foi solicitado aos alunos que eles respondessem um questionário (pós-teste) com a finalidade de avaliar o produto educacional. Através dos resultados obtidos em função das respostas fornecidas pelos alunos verificamos a importância em relacionar a teoria com a prática no processo de ensino, bem como, a importância em proporcionar momentos em que os alunos possam participar ativamente desse processo. Levando-se em conta o que foi observado, notamos que o aluno começa aprender inicialmente por recepção, devido às explicações e orientações do professor para construção dos circuitos e explanação dos conteúdos em que os mesmos iriam utilizar para a elaboração de seus próprios circuitos. Ao construírem e testarem cada circuito conectando os conteúdos vistos em sala de aula com os existentes dentro do simulador, bem como, com os seus conhecimentos prévios, eles irão aprender por descoberta, testando e avaliando os circuitos que eles mesmos construíram. Por isso, o simulador PhET, torna-se uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento de uma aprendizagem autônoma e significativa.
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HELTON TOMPSON LIMA COSTA
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Uma sequência didática para discussão de conceitos de (e sobre) a corrente elétrica no ensino médio
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Orientador : BONIEK VENCESLAU DA CRUZ SILVA
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Data: 28/Fev/2022
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Este trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza translacional, a qual buscou construir, aplicar e analisar uma Sequência Didática (SD), fundamentada, principalmente, na teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel, que utilizou-se de tópicos de História e Filosofia da Ciência (HFC) para elaboração de um proposta de produto educacional com foco nas discussões de conteúdos de (e sobre) a Corrente Elétrica no Ensino Médio. Destacam-se, também, os objetivos específicos que foram: a) elaborar ferramentas didáticas potencialmente significativas que comporão a SD; b) construir instrumentos de coleta de dados, usados para favorecer uma melhor avaliação do processo; e, c) construir instrumentos para análise desses dados, a fim, de observar se houve ou não aprendizagem significativa. A proposta foi implementada em uma turma do ensino médio de uma escola pública na cidade de Campo Maior, interior do Piauí. Como principais dados, podemos destacar três principais grupos, a saber: (1) aprendizagem de elementos da Natureza da Ciência dentro do produto educacional, (2) aprendizagem de conteúdos relacionados ao campo da corrente elétrica e, por último, (3) indícios de aprendizagem significativa no produto educacional. Sobre o primeiro, por exemplo, podemos citar a observação, por meio dos dados analisados, indícios da existência de uma visão mais apurada sobre a mutabilidade, a não neutralidade e não absolutismo na Ciência. Já, o segundo grupo, destacamos que é possível perceber que os estudantes demonstraram ter estabelecidos conceitos adequados em relação a corrente elétrica e seus efeitos, tanto na escala macroscópica quanto microscópica. Sobre o último grupo, podemos apresentar como indícios da aprendizagem significativa a adequada relação entre conceitos mais gerais com outros mais específicos, e também, entre os mais específicos. Por fim, acreditamos que este trabalho pode trazer ganhos ao ensino de Física, de modo geral, e ao de corrente elétrica, em específico, pois além de ser um instrumento para contribuir para a formação de uma visão congruente com a cientificamente aceita, ele também auxilia na desmistificação de ideias infundadas sobre a Ciência.
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