A propriedade intelectual (PI) ainda é uma temática pouco abordada nas instituições de ensino,
principalmente, nas escolas de nível médio e técnico. No entanto, é sabido que a proteção à
propriedade intelectual é um instrumento de apoio ao desenvolvimento econômico, tecnológico e
social de um país. Nessa perspectiva, se faz necessário uma maior disseminação desse conhecimento
para melhorar a qualidade do ensino de PI e, consequentemente, contribuir para o desenvolvimento
econômico. A presente pesquisa teve como objetivo a elaboração de um manual de orientação para
implementação da disciplina de propriedade intelectual, nos cursos médio/técnico do Colégio
Técnico de Teresina (CTT). Dessa forma, propõe-se motivar mudanças na estrutura curricular dos
cursos pesquisados ou na abordagem das disciplinas já existentes, de modo a conscientizar e dar
competências suficientes a comunidade acadêmica para sensibilizar, disseminar e implementar uma
cultura de inovação, aprimorando a proteção de capital intangível e transferência de tecnologia. A
pesquisa foi do tipo exploratória, que para atingir os objetivos foram realizadas pesquisa
bibliográfica, que abordou conceitos de PI, o ensino técnico no Brasil e o ensino de PI e de uma
pesquisa documental nos sites das escolas técnicas pesquisadas, onde percebe-se que quase a
totalidade das escolas técnicas vinculadas às universidades federais não abordam algum
conhecimento sobre PI em seus cursos, mas que interesse em pelos estudantes em aprender sobre a
temática. O resultado da pesquisa foi a criação do “Manual de Implementação da disciplina de
Propriedade Intelectual: um guia de orientação para os cursos Médio/Técnico”, que foi realizado de
acordo com as especificidades e peculiaridades de cada curso, com as experiências já existentes no
Brasil e com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação profissional de técnica de
nível médio. Assim, com a inclusão de conhecimentos sobre PI nos currículos, o CTT poderá
incentivar a capacitação profissionais para atuarem nessa área que está em constante expansão e
também será capaz de criar um polo de inovação e gerar desenvolvimento econômico, tecnológico e
social ao Estado.