O objetivo deste trabalho foi desenvolver um Método para promoção do Empreendedorismo Científico, considerando os diferentes perfis comportamentais dos pesquisadores. Para isto, este trabalho considerou os estudos comportamentais primários da Teoria DISC, apresentados por Marston (1928). Como objetivos específicos, estapesquisa buscou destacar a importância das habilidades socioemocionais na atualidade, identificar e compreender a motivação para a intenção empreendedora entrepesquisadores nos diferentes perfis comportamentais existentes e criar estratégias para facilitar o desenvolvimento do perfil empreendedor, considerando as variações do Capital Humano através da Teoria DISC. Esta pesquisa utilizou a Metodologia a Design ScienceResearch para projetar e produzir uma nova solução ao problema identificado, através daaplicação do método para o artefato desenvolvido. A criação do Material Didático Instrucional decorreu de uma adaptação da Abordagem Design Thinking para a construção de um processo empreendedor, tendo em vista o seu direcionamento para resolução das necessidades humanas. A construção do produto apresentou quatro Rotas para o desenvolvimento do perfil empreendedor, abordando os estilos comportamentaisprimários DISC e considerando as potencialidades, relações interpessoais, tomadas dedecisão, motivações, medos e adequação ao meio entre os perfis. O artefato geradofavoreceu a construção de uma Jornada de Aprendizagem para cada um dos quatro Perfisprimários DISC, definidas pelo processo empreendedor construído. Por fim, Este trabalho destacou a importância do autoconhecimento e da inteligência emocional como algumas das habilidades-chave para o desenvolvimento empreendedor dos Perfis estudados. O resultado final do Produto Científico demonstra uma estrutura dinâmica de aprendizagem
que também pode ser aplicada em outros ambientes de ensino, incluindo a EducaçãoCorporativa, haja vista que o mesmo está embasado em estudos científicos ligados ao comportamento humano. Em suma, as estratégias utilizadas nesta pesquisa focaram emfacilitar o entendimento e desenvolvimento da Intenção Empreendedora no Público Alvoestudado: Pesquisadores com os perfis comportamentais Dominante, Influente, Estável eConforme. Espera-se que este conteúdo seja utilizado como uma ferramenta para criação de novos modelos de Ensino Empreendedor, considerando as variações de perfis comportamentais apresentados pelo modelo DISC. Por fim, vale ressaltar que esta pesquisa se pautou em estudar apenas os modelos primários da Teoria DISC (Dominante, Influente, Estável e Conforme), não levando em consideração as variações existentes entre dois ou até três estilos comportamentais destes perfis primários. Tendo em vista as limitações desta pesquisa, sugere-se a aplicação de métodos que também contemplem o Ensino de Empreendedorismo considerando as variações comportamentais do modelo DISC não alcançadas neste trabalho.