Entidades públicas enfrentam fatores adversos que representam grandes riscos: A. implantar serviços digitais necessários; B. Implantar níveis razoáveis de planejamento e controle sobre legalidade; custo; cronograma; qualidade; riscos; governança; continuidade do serviço; transferência de tecnologia etc. Apesar de alguns avanços tecnológicos pontuais, diversas entidades públicas piauienses ainda agem com métodos antigos de gestão para atender as demandas da população. A situação ideal seria empregar novas tecnologias; aumentar os índices de educação e desenvolvimento humano; melhorar o conhecimento em administração pública, planejamento, gestão e contratação de TIC. Considerando a situação do Estado do Piauí, a proposta de TCC objetiva elaborar e disponibilizar um Portal baseado na nota técnica TCE-PI n° 03/2020 denominado Portal PlanCTIC. O Portal PlanCTIC pretende ser um referencial para a Administração Pública e a linguagem utilizada será acessível e pragmática. Por meio do Portal, o gestor público terá disponível recursos digitais capazes de auxiliar nos processos de Planejamento e contratação de TIC e Transferência de Tecnologia, tais como: 1) Tutoriais digitais para elaboração das etapas de planejamento, seleção, contratação e fiscalização conforme os tipos de processos; 2) Acesso centralizado ao arcabouço legal e normativo atualizado; 3) Modelos e minutas padronizadas; 4) Fluxograma dos processos; 5) Casos de usos exemplificativos; 6) Vídeos explicativos sobre elaboração e condução dos processos no SEI; 7) principais dúvidas e respostas validadas pelos órgãos consultivos e de controle; 8) área para publicação de Atas de Registro de Preços de TIC e respectivas especificações técnicas; e 9) fórum interno para submissão de dúvidas.