Dado às experiências anteriores de se incluir o ensino de computação na educação
básica no Brasil, considerando as adversidades tais como a falta de equipamentos
tecnológicos, formação dos docentes, vivenciamos um novo desafio de ajustar o
ensino às diretrizes educacionais Brasileira da Base Nacional Comum Curricular
(BNCC). Esta, acompanhou a tendência mundial e estruturou um conjunto de diretrizes
organizacionais onde as competências das mais diversas áreas se relacionam de
modo que a tecnologia venha a ser um meio para facilitar essa integração. Não
obstante, vivenciamos a introdução prática de um novo paradigma, o pensamento
computacional que pode auxiliar na resolução de problemas diversos em muitas áreas
do conhecimento através dos seus conceitos: abstração, decomposição e pensamento
algorítmico, esse conceito ajuda a potencializar a interdisciplinaridade, muito
necessária nesse contexto atual. Diante do exposto, o presente projeto versa sobre o
desenvolvimento de uma plataforma web para ensino de pensamento computacional
na educação básica, especificamente os anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º
ano). A partir de pesquisas bibliográficas será realizado a modelagem e programação
da plataforma de modo permitir a gestão por parte do docente de todas as atividades
desenvolvidas com a turma, ao final espera-se contribuir com a difusão e otimização
do ensino do pensamento computacional na educação básica brasileira.