O objetivo deste trabalho foi a implementação da propriedade intelectual na empresa
da designer de joias piauiense “Maihara Brandão”. Ao longo dos anos, a profissional
vem tendo uma forte expansão na sua marca, tendo recentemente exposto em
eventos como “Casacor” (São Paulo) e “Dragão Fashion Brasil” (Fortaleza). Porém,
apesar disso, a empresária não fazia registro por meio da propriedade intelectual de
suas criações autorais e nem tinha conhecimento dos benefícios disso, ficando
sujeita à exposição e cópias de seus produtos por terceiros. Em pesquisa realizada
neste estudo, observou-se também o desconhecimento de grande parte dos
profissionais do mercado joalheiro e a necessidade de disseminação das
informações pertinentes à Propriedade Intelectual e ao design de joias para que
essa realidade comece a ser mudada. O panorama geral (a nível nacional e
internacional) do mercado de joias foi relatado de maneira resumida e, através dele,
percebeu o potencial de crescimento do mesmo, assim como sua relevância
econômica mundialmente. Assim, o presente estudo narra a implementação da
propriedade intelectual e consequentes melhorias do gerenciamento nessa
organização inovadora dentro da economia criativa. São relatadas as etapas da
implementação por meio de encontros e entrevistas assim como os objetivos de
cada um deles. O trabalho relata ainda a trajetória profissional da empresária de
maneira detalhada e a metodologia criada e executada pela mestranda para
implementação da PI na empresa da designer assim como, ao final, a testagem e
validação da sua funcionalidade pela profissional, escolhendo uma criação autoral
para produção e solicitação de pedido de de registro de desenho industrial.