Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MICHAEL ANDERSON RODRIGUES SOARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MICHAEL ANDERSON RODRIGUES SOARES
DATA: 11/10/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Sala virtual Google Meet
TÍTULO: AS COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA E OS REQUISITOS DE CERTIFICAÇÃO NO BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: transferência de tecnologia, inovação aberta, ecossistemas de inovação, tríplice hélice, colaboração universidade indústria, intermediários de inovação.
PÁGINAS: 64
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO:

Esta dissertação explora as competências críticas necessárias para os profissionais de transferência de tecnologia, com foco nos intermediários de inovação que atuam no modelo da Tríplice Hélice, envolvendo a colaboração entre academia, indústria e governo. A pesquisa desenvolveu matrizes detalhadas com base em citações relevantes, estudos de casos de sucesso, requisitos de cursos de capacitação, demandas de recrutamento e critérios da certificação global RTTP, da ATTP (Aliança Global de Profissionais de Transferência de Tecnologia), identificando as principais habilidades técnicas e comportamentais, e as competências necessárias para esses profissionais. Entre as mais importantes foi possível identificar o pensamento estratégico, a comunicação eficaz, o conhecimento em propriedade intelectual e a colaboração em equipe, que refletem tanto as exigências teóricas quanto as práticas nos processos de transferência de tecnologia. O principal resultado desta pesquisa foi a elaboração de um Relatório Técnico Conclusivo, que oferece as bases para a criação de programas de certificação voltados para os profissionais de transferência de tecnologia no Brasil, com potencial de adaptação para outros países. Essa certificação busca profissionalizar o campo da transferência de tecnologia, fornecendo um caminho estruturado para aumentar a eficiência dos ecossistemas de inovação. O estudo sugere que a adoção dessa certificação contribuirá para a melhoria do posicionamento do Brasil nos rankings globais de inovação, facilitando a construção de relações mais produtivas entre universidades, indústrias e governos. As perspectivas futuras incluem a expansão do sistema de certificação para abranger competências emergentes, como a transformação digital e a sustentabilidade, além de promover a cooperação internacional entre profissionais da área. Ao estabelecer um programa robusto e internacionalmente reconhecido, o Brasil poderá se consolidar como um dos principais atores no cenário de inovação da América Latina e do mundo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 434.977.053-49 - HELANO DIOGENES PINHEIRO - UESPI
Externo à Instituição - 598.598.140-15 - ANDERSON RICARDO YANZER CABRAL - IFRS
Externo à Instituição - P11899522 - IGNACIO MERINO - UTM
Notícia cadastrada em: 08/10/2024 16:13
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | jbdocker01.instancia1 07/11/2024 19:31