Áreas de transição são conhecidas por apresentar espécies dos dois Biomas adjacentes e espécies endêmicas. O estado do Piauí é constituído pelos biomas Cerrado e Caatinga além de áreas de transição entre esses biomas, apresentando grande diversidade de vegetações. Contudo, essas áreas sofrem com o processo de fragmentação antrópica, sobretudo com a construção de estradas florestais não oficiais responsável por condicionar a vegetação ao efeito de borda em diferentes distancias e escalas. Dentre os métodos mais usuais para identificar o efeito de borda na vegetação em diferentes distancias, a caracterização fitossociológica, classificação das espécies em guildas ecológicas de regeneração, estrutura dendrométrica e diversidade são as mais usuais. Contudo, a determinação do efeito de borda condicionado pela abertura de estradas utilizando esses métodos em diferentes distancias em áreas de transição são escassos. Diante da necessidade de conhecer a distância do efeito de borda na vegetação, o objetivo do presente estudo é avaliar a fitossociologia, guildas ecológicas, estrutura e diversidade em diferentes distancia da estrada em áreas de transição nos biomas Cerrado e Caatinga, na Região Sudoeste do Piauí. Considerando as distancias, foram instalados 6 setores: Setor 1 (0 - 15 m), Setor 2 (15 - 30 m), Setor 3 (30 - 45 m), Setor 4 (45 - 60 m), Setor 5 (60 - 75 m) e Setor 6 (75 - 90 m). Foram medidos: indivíduos com CAP ≥ 9 cm, altura total e identificação vulgar total e botânica de 4 espécies. Os dados foram analisados por meio da caracterização dos parâmetros fitossociológicos (estrutura vertical e horizontal), guildas ecológicas, análise da estrutura dendrométrica (distribuição hipsométrica e diamétrica, número de indivíduos, DAP e Altura média, área basal, volume) e diversidade (índice de diversidade de Shannon e Pielou). A espécie Cenostigma macrophyllum (Tul.), apresentou maior valor de importância ampliado e o índice de Shannon e equabilidade de Pielou da área total, foram 2,5 nats.ind-1 e 0,3 respectivamente. Ficou constatado influência da estrada na espécie pioneira Pityrocarpa moniliformis (Benth.) contudo, o efeito de borda observado não foi suficiente para promover efeito significativo na estrutura dendrométrica e diversidade entre setores.