O objetivo central deste trabalho é apresentar uma analise realizada em livros didáticos (LD) aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático 2015 (PNLD). Questões relacionadas ao LD no Ensino de química têm sido discutidas em trabalhos expostos na literatura. A análise preocupou-se em analisar de forma critica e criteriosa os Livros Didáticos aprovados no Plano Nacional do Livro Didático, usado no 2º do Ensino Médio, observando o conteúdo de Equilíbrio Químico. Os resultados deste estudo apontam para um melhor uso das representações gráficas, assim como uma reflexão mais profunda do uso de imagens que devem ser usadas com o intuito de promover um ensino de qualidade e que cada vez mais, os responsáveis pelo o ensino de química devem a cada dia, buscar refletir e aprender sobre material didático que fazem uso de imagens que sempre contam com a presença de informação verbal, com a intenção de torna o ensino válido. Portanto, a intenção do uso de imagens é proporcionar um ensino efetivo dos conceitos químicos