O presente trabalho analisa a narrativa socioeducacional de mulheres-mães em suas trajetórias interrompidas na pós-graduação na UFPI. Apresenta uma breve reflexão sobre a educação feminina no Brasil desde o período Colonial até os tempos atuais. A metodologia da pesquisa se guia pela abordagem qualitativa, do tipo pesquisa participante, de caráter exploratório baseado em dados levantados: literatura, fontes documentais, questionários e entrevistas semiestruturadas. Investiga as narrativas que as mulheres-mães enfrentam no processo de interrompimento de suas trajetórias educativas na pós-graduação, situando o patriarcado como epistemologia hegemônica que fundamentam a exclusão educacional de mulheres quanto à garantia do direito à educação. Pretende-se problematizar se a educação é o caminho para igualdade de gênero, por que mulheres-mães precisam interromper suas trajetórias educativas no processo de formação continuada no âmbito da pós-graduação? Traz uma reflexão dentro de duas temáticas, tais como: Patriarcalismo e desigualdade de gênero como matriz da colonialidade do ser-mulher; com os marcos históricos e o direito à educação da mulher, apresentando uma breve reflexão sobre os direitos da mulher desde o período Colonial até os tempos atuais; em seguida sobre o patriarcalismo e desigualdade de gênero como matriz da colonialidade do ser-mulher, buscando uma reflexão sobre um comparativo das relações de gênero da ordem colonial moderna no mundo; na sequência iremos retratar sobre raça, classe e gênero como marcadores da diferença do ser mulher, como marcas do sistema homem como ser superior e instituído pela lógica do patriarcalismo; posteriormente retrataremos sobre a formação continuada no acesso e permanência da mulher-mãe na pós-graduação: bases legais e documentos oficiais, discutiremos os dados documentais levantados juntos aos organismos internacionais, na legislação do Estado brasileiro em outros documentos oficiais que apresentam relevância científica com relação a temática. E finalizamos com a conclusão em que apresentamos as possíveis respostas a questão central desse estudo, sem a intenção de esgotar as discussões, trazendo possibilidades de outros estudos sobre a temática.