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Banca de DEFESA: MARILENE BORGES DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARILENE BORGES DE SOUSA
DATA: 24/10/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório Noé Mendes
TÍTULO: TRABALHO SOCIAL COM FAMÍLIAS, NO CONTEXTO DOS CRAS DA ZONA RURAL DE TERESINA-PI
PALAVRAS-CHAVES: Política de Assistência Social. Trabalho social com famílias. Território. Zona rural de Teresina.
PÁGINAS: 122
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO:

O estudo proposto situa-se no contexto de implementação da Política de Assistência Social (PAS), no âmbito do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), reconhecido por meio da Lei n.º 12.435/2011. Tem como objeto de estudo o Trabalho Social com Famílias (TSF) nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) na zona rural do município de Teresina–PI, com foco no acesso aos serviços e benefícios socioassistenciais ofertados no âmbito da proteção social básica da Política de Assistência Social (PAS) às famílias e usuários em acompanhamento pela equipe do PAIF, abordado a partir da perspectiva crítico-dialética. O estudo decorre da experiência profissional da autora, como coordenadora de CRAS-rural em Teresina. Tem como objetivos específicos: Identificar as demandas sociais do território; Verificar as estratégias desenvolvidas na execução do Serviço de Proteção Integrado à Família (PAIF); Especificar as dificuldades na execução do TSF nos CRAS-rurais de Teresina; Caracterizar o Território Rural dos CRAS da zona rural de Teresina. Tendo como questão norteadora: como o Trabalho Social com Famílias tem sido implementado na zona rural a partir dos desafios que essa área geográfica vivencia no processo de garantia ao acesso a benefícios e serviços socioassistenciais para sua população? Quanto à operacionalização do processo investigativo, foi reali-zada em duas etapas: a) pesquisa bibliográfica tendo como base teórica o conhecimento dos autores Behring (2009, 2021), Behring e Santos (2009), Carloto e Nogueira (2023), Costa (2018), Dagnino (2004), Draibe (1989), Iamamoto (2001), Martins (2022), Sant’Ana (2012, 2014), Saquet (2007), Teixeira (2015, 2017, 2020, 2023), dentre outros, e documental, por meio de normativas, como: Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993, Decreto nº 1.946, de 28 de junho de 1996, Política Nacional de Assistência Social (PNAS), Norma Operacional Básica do SUAS (NOB/SUAS), Política de Assistência Social – PAS/ 2004, Nota Técnica N.º 03/ 2017/DRSP/SNAS/MDS dentre outros; b) pesquisa de campo realizada junto a um universo de seis sujeitos participantes: três profissionais da equipe de referência dos CRAS-rurais, um por unidade de CRAS, e três Responsáveis Familiares (RF). As entrevistas foram semiestrutu-radas, com perguntas fechadas e abertas em que os/as entrevistados/entrevistadas puderam responder às indagações sem perder a elaboração formulada. A pesquisa partiu da compreensão de que as situações de vulnerabilidade social são resultantes das múltiplas expressões da questão social e de que as políticas públicas devem ser estratégias de efetivação de direitos diante das desigualdades e das exclusões geradas pelo sistema capitalista. Quanto aos resultados do estudo, identificou-se que a implementação da Proteção Social Básica da PAS na zona rural do município é diferenciada das demais realidades brasileiras, pois as unidades dos CRAS estão instaladas diretamente na zona rural. A execução do TSF na zona rural efetiva-se primordial-mente por meios de estratégias desenvolvidas diretamente nas comunidades. As dificuldades na execução do TSF nos CRAS-rurais de Teresina se configuram para além da localização geográfica das comunidades do centro urbano. A zona rural de Teresina se diferencia dos demais municípios, pois se encontra localizada próximo ao um centro urbano. A infraestrutura do território ainda requer investimentos públicos, pois não tem coleta de lixo, o abastecimento de água não atende a demanda da população, o fornecimento de energia elétrica não responde as reais necessidades das comunidades. O CRAS é identificado pelas famílias como um dos equipamentos públicos capaz de responder as suas necessidades. Porém, Teresina precisa avançar na oferta da política social na compreensão de que a Assistência Social é um direito constitucional das famílias e indivíduos, sejam eles residentes em áreas urbanas e/ou rurais.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CONCEIÇÃO DE MARIA SOUSA BATISTA COSTA - SASC
Presidente - 2516966 - IRACILDA ALVES BRAGA
Interno - 3245882 - MAURICEIA LIGIA NEVES DA COSTA CARNEIRO
Notícia cadastrada em: 27/09/2024 11:26
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb15.ufpi.br.instancia1 05/10/2024 07:18