A pesquisa tem como objeto a formação no campo do Serviço Social na sua interface com o
campo da Saúde, com ênfase na Saúde Mental, privilegiando a dimensão da docência enquanto
parte desse processo de exercício de uma das funções privativas do assistente social no Brasil, a
partir da perspectiva analítica de docentes do Curso de Serviço Social, protagonistas do ensino da
disciplina de monografia no decorrer da série histórica dos anos de 1987 a 2021, que orientaram
discentes para a produção de Trabalhos de Conclusão de Curso na Universidade Federal do Piauí
sobre a temática da Saúde Mental em Teresina. O estudo visa identificar os conhecimentos e
saberes construídos na atividade de orientação discente bem como a relação de interpenetração
e [in]dissociabilidade de saberes e de temporalidades do e no processo de formação no Serviço
Social. Utilizará metodologia qualitativa com vistas a permitir apreender a experiência particular
e coletiva na realização do trabalho real da docência considerando a tripla inflexão, a de orientar
a produção discente de Trabalhos de Conclusão de Curso no âmbito do Serviço Social, ao mesmo
tempo que para fazê-lo precisaram transitar entre os conhecimentos do campo do social, nas
diferentes épocas das políticas de proteção social no país, inclusive no que concerne ao acesso ao
campo da Saúde Mental.