A temática que envolve racismo, patriarcalismo e classismo em uma perspectiva
interseccional considera que essas opressões não se manifestam sozinhas, mas que se
entrelaçam formando sistemas de opressões, junto ao capitalismo. Esses formam os eixos de
desigualdades de raça, gênero e classe, no qual a raça é um dos principais eixos causadores
das desigualdades e definidor das hierarquias sociais. Esse assunto tem sido pouco
considerado nas políticas de educação, visto que essas políticas não ponderam um
entrelaçamento ao tratar sobre machismo e racismo, pois esses são eixos abordados
separadamente por quem elabora as políticas públicas de educação, dando a sensação de
que essas opressões, em momento algum, se interseccionam no contexto escolar. Com
isso, a pesquisa tem como objetivo compreender de que forma a cultura racista intersectada
pelo machismo e classismo se manifesta em uma escola municipal de Teresina, levando em
conta a interseccionalidade a partir das experiências e vivências entre alunas/alunos,
professoras/professores e gestoras/gestores na perspectiva das relações sociais