O presente estudo versa sobre a análise da qualidade dos cursos ofertados no ensino superior
na modalidade a distância na Universidade Federal do Piauí (UFPI), considerando a
democratização do acesso, que tem se ampliado. Para averiguar o desenvolvimento da EaD, se
faz necessário uma investigação, sendo que uma das formas de o perceber é a mensuração da
qualidade dos cursos ofertados nas instituições públicas. Com este fim, a UFPI utiliza como
ferramenta para avaliar os cursos de Graduação da instituição o Exame Nacional de
Desempenho dos Estudantes (ENADE), sendo os discentes avaliados no desempenho, conteúdo
geral e específico e de fatores socioeconômico dos estudantes. Tomam-se por base as indicações
de Dias Sobrinho (2008), Griboski (2012), Morosini (2014), Ristoff (2019), relacionados à
avaliação e qualidade da Educação Superior. Com o propósito de alcançar o objetivo geral, o
estudo estabeleceu o seguinte: analisar a qualidade na percepção dos discentes nos cursos de
Graduação EaD/UFPI no programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), obtidas nos dados
do ENADE nos cursos de Graduação no período de 2014, 2015, 2017 e 2018.