A presente tese da linha de pesquisa em Estado, Sociedade e Políticas Públicas, do
Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas, da Universidade Federal do
Piauí,tem como objeto de estudo a análise da expansão da educação superior no
Piauí, a partir das recomendações e diretrizes de organismos internacionais, como
Unesco, Banco Mundial, e de políticas públicas como Programa Universidade para
Todos (PROUNI), Financiamento Estudantil (FIES), REUNI, Políticas de Cotas e
Universidade Aberta (UAB), que proporcionaram uma ampliação no período
compreendido entre 1990 e 2020, O processo de expansão, diversificação e
interiorização do Ensino Superior no Piauí, contribuiu para a promover o acesso da
Educação Superior a um público até então excluído de tal política pública? Conhecer
o perfil dos personagens que ingressaram no ensino superior, abordando as
dimensões de ampliação da oferta da educação superior, identificando a contribuição
de tais políticas, buscando compreender até que ponto tais programas contribuíram à
inclusão de tal público, identificando a forma da ocupação das vagas, identificar a
existência de redução da evasão, ou apenas promoveram a mercantilização e
alargamento de acesso ao público já presente, no contexto da educação superior.