No estudo privilegiamos a dimensão da docência no campo do Serviço Social enquanto ofício de uma das funções privativas do assistente social no Brasil. Nessa perspectiva, a pesquisa em nível de doutoramento tem como objeto de estudo a atividade de trabalho docente em Serviço Social na relação tecida com e no processo de orientação do discente para a construção do Trabalhos de Conclusão de Curso tomando como campo de análise o campo do Serviço Social na sua relação com a Saúde, com ênfase na Saúde Mental, a partir da perspectiva analítica de quem realiza a ação. No estudo, quem realiza essa atividade de trabalho são as docentes do Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Piauí, protagonistas do ensino da Disciplina de Monografia na série histórica dos anos de 1987 a 2021, que orientaram os discentes no processo de construção do Trabalho de Conclusão de Curso de Serviço Social sobre a temática da Saúde, com ênfase na Saúde Mental no município de Teresina. O estudo buscou compreender como as docentes orientadoras realizaram o desafio de ensinar os conhecimentos da profissão e os nascidos da experiência na confluência entre o campo da Saúde, com ênfase na Saúde Mental, os do mundo do trabalho, da educação e do campo das políticas de proteção social existentes em diferentes épocas, assim como, a relação de interpenetração e [in]dissociabilidade de saberes e de temporalidades do e no processo de formação no Serviço Social. A pesquisa de natureza qualitativa teve como fonte primária de informação, o depoimento advindo das entrevistas e as narrativas no grupo focal de oito participantes com vistas a apreender a experiência particular e coletiva na realização dessa atividade de trabalho docente no processo de orientação de discentes para a construção do Trabalho de Conclusão de Curso em Serviço Social. O desenho da pesquisa e a proposta de análise ora apresentada, tem o mérito de permitir uma aproximação da formação e do trabalho da e na atividade docente em Serviço Social, e o fizemos ancoradas nos conceitos e categorias de análise do campo do Serviço Social e da perspectiva Ergológica como forma de análise do valor do trabalho na sua articulação entre os conhecimentos e saberes disciplinares da profissão, da saúde, particularmente da saúde mental e os saberes gerados na atividade de trabalho na orientação. Na análise empreendida, as categorias tempo, movimento, cotidiano e memória expressam manifestações e representações das relações estabelecidas entre sujeitos e seus processos sociais na relação que tecem com a sociedade, ao mesmo tempo, em que são importantes para se compreender a história.