Este projeto objetiva avaliar a política de assistência estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), enfocando o processo de implementação do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) frente aos problemas de evasão e retenção bem como em relação ao desempenho dos beneficiados por esse programa, estudantes da educação profissional técnica de nível médio do Campus Floriano, Picos e Parnaíba. Essa investigação prossegue os estudos realizados pela pesquisadora na área da política de educação, desde o curso de graduação em Serviço Social na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Primeiramente, como bolsista de Iniciação Científica, de 2009 a 2011, no campo do acesso à Educação Superior. E depois em pesquisa realizada para fins de elaboração da monografia de conclusão de curso, em 2011, sobre a retenção de estudantes no ensino superior, que resultou no trabalho intitulado de “A Permanência dos Alunos que Ingressaram em 2006 e ultrapassaram o Tempo Padrão de Integralização Curricular na Universidade Federal do Piauí”.