O presente trabalho buscou abordar o tema masculinidades negra na universidade, perfazendo a trajetória da formação dos estudantes negros no ensino superior, nos cursos de alta demanda, a partir de suas vivencias acadêmicas. Compreendendo que as políticas de ações afirmativas não terminam no acesso ao ensino superior e devem englobar a permanência desses estudantes, este estudo pretende investigar o acesso, a permanência e ausência, dos negros nos curso de alta demanda, bem como percorrer um caminho onde se pretende demonstrar o seu ingresso na academia . Para tanto, além de fazer um percurso histórico abordando eixo de formação das masculinidades como gênero, sexualidade, patriarcalismo, masculinidades hegemônicas , etc. é necessário discutir educação e desigualdade a partir as experiências e memórias sobre o processo de escolha do curso, a motivação e o ingresso na universidade, identificar as sutilezas do racismo e suas influências na trajetória de formação acadêmica e compreender o ingresso e permanência na universidade e sua importância na afirmação da identidade negra, considerando também a importância das cota para negros.