• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 22:30. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.
Notícias

Banca de DEFESA: JOSÉ TAVARES DA SILVA NETO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ TAVARES DA SILVA NETO
DATA: 07/02/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório da Pós-Graduação do CCHL
TÍTULO: O MERCADO DE TRABALHO NO ESTADO DO PIAUÍ: entre as exigências de formação profissional e a oferta de educação profissionalizante (2003-2019)
PALAVRAS-CHAVES: Mercado de trabalho. Educação profissional. Desajuste educaciona. Políticas Públicas. Piauí.
PÁGINAS: 174
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO:

O presente estudo examina a relação entre as exigências de formação profissional requeridas pela ocupação no mercado de trabalho e a oferta de educação profissional no Estado do Piauí. O objetivo é identificar as necessidades de formação profissional para o Estado do Piauí, detalhadas e quantificadas por grupos ocupacionais, grupos de atividades econômicas e tipos de formação profissional; e produzir sugestão de adequação da oferta de cursos da educação profissional piauiense à demanda por formação profissional, considerados os requisitos de formação profissional da ocupação discriminados na CBO. Parte-se da hipótese de que há desajuste entre a oferta de educação profissional e as exigências de formação profissional da ocupação no mercado de trabalho piauiense. Metodologicamente, trata-se de estudo descritivo e analítico/explicativo, de método estatístico, a partir de levantamento, organização, síntese, interpretação e análise de dados; constituindo-se, considerado o uso de instrumentos próprios do método estatístico, em uma pesquisa quantitativa. Conclui-se, primeiro, que há desajustes entre a frequência anterior a cursos da educação profissional e as exigências totais de formação profissional sugeridas com base nos dados da CBO; segundo, que há desajustes quantitativos entre a frequência a cursos de educação profissional, por grupos ocupacionais e de atividades econômicas, e as exigências de formação profissional identificadas pela CBO; e, terceiro, que há desajuste no sentido da oferta por tipo de curso da educação profissional, uma vez que se volta majoritariamente para cursos técnicos de nível médio, quando deveria se voltar, em sua maioria, para cursos de qualificação profissional de livre oferta, segundo os requisitos de formação profissional consignados na CBO. Por fim, é apresentada proposta de adequação da oferta de educação profissionalizante, para o Estado do Piauí, às exigências de formação profissional identificadas na CBO, por grupos ocupacionais e de atividades econômicas, e por tipo de curso da educação profissional (qualificação profissional de livre oferta e técnico de nível médio).


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 3280919 - HILDA MARA LOPES ARAUJO
Externo à Instituição - JOSÉ ADELMO MENEZES DE OLIVEIRA - IFS
Interno - 3138516 - JULIANO VARGAS
Presidente - 423580 - MARIA DALVA MACEDO FERREIRA
Externo à Instituição - NAIARA DE MORAES E SILVA - UESPI
Notícia cadastrada em: 08/01/2024 10:36
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb15.ufpi.br.instancia1 07/11/2024 22:26