AS COTAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIUAÍ: instituição e resultados
Educação Superior. Escola Pública. Análise de política pública. Cotas Sociais. Reserva de Vagas.
Este estudo versa sobre o acesso ao ensino superior público no Brasil, examinando a reserva de vagas instituída pela Universidade Federal do Piauí da formulação aos resultados. Objetiva-se caracterizar a experiência, delineando-a em seus traços básicos - como foi tomada a decisão de implementá-la em 2006, fatores influenciadores e objetivos - e avaliar seus resultados em termos de ampliação do acesso dos egressos das escolas públicas no ensino superior e conclusão de cursos. Tomam-se por base as indicações de Capella (2006), a partir de Kingdon (2003), sobre o processo de formulação de políticas públicas e de Sousa (1968) e Pascueiro (2009) sobre a democratização do acesso ao ensino superior compreendido tanto pelas condições de acesso e de formação, quanto pelos resultados obtidos e utilizou-se pesquisa documental, entrevista com formuladores e questionário com beneficiados. Conclui-se que a reserva de vagas instituída pela UFPI, em 2006, favoreceu o ingresso dos alunos de escolas públicas, em todos os cursos da instituição, não somente naqueles menos concorridos. Todavia, sua efetivação dependeu de agentes dispostos a dela usufruir, como os egressos da escola pública caracterizados: alunos e cidadãos superselecionados não apenas pela prolongada escolarização, mas também por terem o ethos requerido para permanecer no ensino superior e concluir o curso.