Este trabalho objetiva analisar a influência das soluções implementadas pelo Estado brasileiro para a ampliação do acesso ao ensino superior na sobra de vagas nos cursos de graduação ofertadas nas instituições do país entre 1980 e 2023. O acesso ao ensino superior brasileiro, desde que foram criadas as primeiras escolas, tem sido um privilégio de poucos e objeto de reinvindicações de outros que resultou no fenômeno conhecido como a “questão dos excedentes”. As soluções implementadas pelo Estado (concurso vestibular, profissionalização do antigo 2º grau e expansão da oferta) contribuíram para elevar a taxa bruta de matrícula de 2% em 1965 para 12% em 1995 (Rigotto; Souza, 2005). No entanto, não impediu que 120.394 vagas ficassem desocupadas, indicando que as soluções implementadas não resolviam todo o problema do acesso. As medidas adotadas a partir de então, contemplaram, por um lado à ampliação das vagas nos cursos de graduação a partir do Programa de Apoio aos Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI e a educação à distância e, por outro, o favorecimento do acesso com a implementação do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) e o Programa Universidade para Todos (PROUNI). Mas a sobra de vagas, não reduziu; pelo contrário aumentou, sendo em 2022, 150 vezes maior em relação a 1995, antes da LDB de 1996. Esse aumento destaca que a sobra de vagas, obtida pela diferença entre a oferta de vagas e a demanda de ingressantes, tem enfrentado o desafio de “ampliar as matrículas e ao mesmo tempo democratizar o acesso” (Neves, 2015, p. 93). Desse modo, este estudo será pautado em pesquisas bibliográficas e documentais, conferindo ao trabalho uma abordagem qualitativa e quantitativa. A pesquisa documental, em especial, será dividida em duas partes, a saber: o exame de Leis, decretos e portarias que regulamentam o ensino superior no Brasil e que promovem a expansão do acesso a esse nível educacional e; Relatórios e publicações do Ministério da Educação (MEC), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), e de outras agências governamentais relacionadas à educação superior. A segunda parte da pesquisa documental será de abordagem quantitativa, pautada em dados disponibilizados no Censo da Educação Superior (CES). Os dados serão sistematizados em planilhas com o auxílio da ferramenta Excel, permitindo a criação de tabelas, gráficos, quadros e outras visualizações que possibilitem a análise das informações obtidas. Essa, por sua vez, será realizada utilizando a estatística descritiva que incluirá medidas de tendência central (média) e dispersão (desvio padrão) para as diferentes variáveis categóricas, como a modalidade de ensino (presencial e à distância), tipo administrativo (público e privado), área do conhecimento e curso de graduação. A combinação dessas interpretações viabiliza a análise da influência das soluções implementadas pelo Estado brasileiro (para promover a expansão do ensino superior) na sobra de vagas na graduação, partindo da comparação dos dados antes e depois da implementação dessas soluções.