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Banca de DEFESA: ABIMAEL GONÇALVES CARNEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ABIMAEL GONÇALVES CARNEIRO
DATA: 16/03/2022
HORA: 14:30
LOCAL: Ambiente Remoto
TÍTULO: Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira em Uma Escola de Ensino Fundamental do Município de Coelho Neto-MA
PALAVRAS-CHAVES: Antropologia e Educação; Diversidade; Relações Étnico-Raciais; Educação Intercultural.
PÁGINAS: 135
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Antropologia
RESUMO:

O ensino da “História e Cultura Afro-Brasileira” é proposto inicialmente pela Lei 10.639/2003. Uma medida que estabelece a obrigatoriedade da história e cultura afro-brasileira nos currículos de escolas públicas e privadas do país, nas etapas do ensino fundamental e médio. Considerando a importância de se produzir reflexões sobre a educação a partir da antropologia, proponho-me, no presente estudo, compreender como os conteúdos referentes ao ensino de História e Cultura Afro-brasileira são acionados e como são dinamizados em uma escola da rede municipal de Coelho Neto (MA). Diante das condições impostas pela pandemia do coronavírus, optei, no processo de coleta de dados, pela realização de entrevistas com diferentes agentes da instituição. Aponto que, apesar dos professores/as informarem que os conteúdos são trabalhados nas aulas durante o ano letivo, de acordo com a abordagem no livro didático e com as demandas que surgem, o momento mais específico em que se mobiliza elementos da história e cultura afro- brasileira, é no projeto em alusão ao dia da consciência negra. Isso indica que na escola também opera a lógica da “pedagogia do evento” na qual efetiva-se a lei 10.639/2003 mediante a realização de eventos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1326826 - CELSO DE BRITO
Externo à Instituição - ELIANE ANSELMO DA SILVA - UERN
Externo à Instituição - LADY SELMA FERREIRA ALBERNAZ - UFPE
Interno - 2129289 - MARCIA LEILA DE CASTRO PEREIRA
Presidente - 1519136 - RAIMUNDO NONATO FERREIRA DO NASCIMENTO
Notícia cadastrada em: 04/03/2022 18:31
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