A pesquisa analisa os marcadores de distinção nos bastidores do desfile Piauilismo em sua 9ª edição, que ocorreu na cidade de Teresina, no espaço de eventos do Teresina Shopping, em 2018. O objetivo é identificar as possíveis transformações para os participantes envolvidos no evento, seja no contexto de suas carreiras seja nas oportunidades no âmbito da moda local. O Piauilismo é um dos principais eventos de moda da cidade, desempenhando um papel significativo na celebração da conclusão dos alunos do curso de Moda, Design e Estilismo da UFPI, juntamente com seus trabalhos de conclusão de curso. Com base nos relatos de duas interlocutoras - uma associada às classes baixas e outra às classes altas - o estudo analisa o processo de elaboração do desfile o que inclui a concepção do briefing , organização do desfile e o período pós evento, quando ambas se inserem no mercado de trabalho. A metodologia empregada foi qualitativa, envolvendo entrevistas, conversas com os alunos da edição de 2018 e a análise de fotografias. Os resultados revelaram que o desfile de moda Piauilismo não apresenta um impacto qualitativo significativo nas carreiras dos alunos responsáveis, quando estes assim ingressam no mercado de trabalho. O evento de moda possui valor predominantemente acadêmico e não alcança relevância nas camadas mais privilegiadas da sociedade, onde estão os empresários do ramo da moda na cidade.