Políticas de ampliação do acesso dos negros ao ensino superior: Análise da experiência do estado do Piauí (2010-2011).
Acesso. Ensino Superior. Políticas de Ação Afirmativa. Negros.
Na última década grandes transformações e discussões ocorreram no interior do sistema educacional, no que diz respeito ao acesso ao ensino superior brasileiro. Fato decorrente de um conjunto de propostas de ação afirmativa que visam garantir a inclusão de grupos de pessoas que sofreram e sofrem discriminação racial e de outros tipos. Nesta concepção alguns estudiosos, dedicaram-se a investigar que estas políticas têm buscado reduzir as desigualdades históricas de oportunidades educacionais, por meio de mecanismos de ampliação do acesso ao ensino superior. Sendo assim, os estudos mostram que somente a partir de 2003 o Estado brasileiro começou a expandir o acesso de estudantes ao ensino superior brasileiro, desenvolvendo políticas de ação afirmativa com recorte social e racial nos quais foram desenvolvidas políticas de cotas, programas de concessão e financiamento de bolsas de estudo, como ProUni e FIES e o fomento do ensino à distância. Nesta linha de raciocínio a presente pesquisa tem como objetivo “analisar o acesso dos negros ao ensino superior do Estado do Piauí, com base em informações segundo a cor/raça, bem como contribuir para o debate público acerca das políticas de ação afirmativa. Com isto, procuramos definir o objeto de pesquisa, analisando a partir de dois objetivos específicos: a) descrever as características educacionais, sociodemográficas e econômica dos negros que acessaram ao ensino superior; b) Identificar as principais políticas de ampliação do acesso dos negros ao ensino superior. Destarte, utilizamos o método de pesquisa quantitativa com análise dos microdados coletados pelo Censo da Educação Superior do INEP. Os dados foram analisados com o uso dos aplicativos Statistical Package for the Social Science (SPSS) e R-Projc. Os resultados da pesquisa foram viabilizados com o uso da análise estatística univariada e bivariada das variáveis selecionadas no banco de dados. Na bivariada utilizou-se o teste qui-quadrado de Pearson (χ2) ou o teste de associação linear para associar as variáveis qualitativas. E, por fim aplicou-se a Regressão de Logística Múltipla para explicar o efeito conjunto das variáveis sobre a cor/raça dos negros ao ensino superior do Piauí.