CRISE DO SISTEMA REPRESENTATIVO DOS PARTIDOS POLÍTICOS E O ADVENTO DA INTERNET COMO MEIO DE MOBILIZAÇÃO POLÍTICA NO BRASIL
Comportamento Eleitoral; Partidos Políticos; Representação; Mobilização Política; Internet.
Nos últimos anos presenciamos fenômenos políticos que colocam em evidência a importância dos estudos sobre o comportamento político. A presente pesquisa versa sobre comportamento político eleitoral, destacando o papel dos partidos políticos como meio de representação da população, e trazendo para o debate o advento da internet como nova forma de mobilização política. Este trabalho parte da hipótese de que os partidos políticos estão sofrendo uma crise de representatividade no cenário brasileiro, tendo como propósito investigar a crise de representatividade dos partidos políticos, evidenciando o surgimento da Internet como novo meio de mobilização política no Brasil. A Internet influenciou o estudo do comportamento político eleitoral, bem como trouxe aos partidos a necessidade de se adequarem a nova lógica comunicacional, vez que, surgiram novas formas de acesso à informação e mobilização dos cidadãos. As Manifestações ocorridas no Brasil em Junho de 2013 trouxeram para nosso contexto nacional um debate mais profundo quanto à utilização da Internet como meio de mobilização política, substituindo a forma partidária. Através da ampla literatura estudada, tem-se, ainda, como objetivo apontar artifícios teóricos suficientes para testar a hipótese apresentada. Utilizando, além do sustentáculo teórico, as pesquisas survey extraídas dos centros de pesquisa e estudos acadêmicos, especialmente, o Latinobarômetro, DATAFOLHA e o IBOPE.