Esse trabalho tem por objetivo analisar o impacto do desenvolvimento organizacional do Partido Socialismo e Liberdade – PSOL em suas estratégias e resultados eleitorais na disputa ao cargo de Deputado Federal, nas eleições de 2006, 2010 e 2014. A mais recente literatura em partidos políticos vem analisando empiricamente os fatores de sucesso e fracasso das agremiações partidárias, em especial na América Latina pós terceira onda democrática. Lupu (2016) afirma que os partidos bem-sucedidos precisam construir uma base estável de filiados, ou seja, organização partidária importa para o sucesso eleitoral, o caso brasileiro, no entanto que adota o sistema eleitoral de lista aberta, tende a centrar o voto na pessoa do candidato (Carey e Shugart, 1995; Samuels, 1997; Nicolau, 2002), razão pela qual o político tem poucas razões para deixar que o partido determine suas estratégias de campanha (Samuels, 1997). Dessa forma existe uma clara tensão entre as estratégias do político e as da organização partidária. Para avaliar se o sistema eleitoral de lista aberta realmente limita o impacto da variável organização sobre as estratégias eleitorais, este estudo irá se focar no caso de um partido fortemente programático, de esquerda, relativamente jovem e que tem crescido na arena eleitoral: o Partido Socialismo e Liberdade – PSOL. A partir disso, questiona-se: como o desenvolvimento organizacional do partido tem afetado as estratégias e resultados eleitorais do PSOL na disputa aos cargos de Deputado Federal? A hipótese é de que o partido combina estratégias policy e vote-seeking na arena eleitoral, dependendo das condições políticas estabelecidas na disputa em cada Estado. As principais conclusões deste trabalho é: ainda que o PSOL, programaticamente, tenda a submeter a atuação de seus candidatos às suas orientações, ou seja, tem como pressuposto a orientação policy-seeking, este é levado a adequar suas estratégias dependendo do Estado, devido às pressões do sistema eleitoral brasileiro que centra a disputa no candidato, levando o partido a adotar a orientação vote-seeking quando o candidato que disputa as eleições para Deputado Federal já possui capital político estabelecido.