Políticas de ampliação do acesso dos negros ao ensino superior: Análise da experiência do estado do Piauí (2010-2011).
Acesso. Ensino Superior. Políticas de Ação Afirmativa. Negros.
Na última década grandes transformações e discussões ocorreram no interior do sistema educacional, no que diz respeito ao acesso ao ensino superior brasileiro. Fato decorrente de um conjunto de propostas de ação afirmativa que visam garantir a inclusão de grupos de pessoas que sofreram e sofrem discriminação racial e de outros tipos. Nesta concepção alguns estudiosos, dedicaram-se a investigar que estas políticas têm buscado reduzir as desigualdades históricas de oportunidades educacionais, por meio de mecanismos de ampliação do acesso ao ensino superior. Sendo assim, os estudos mostram que somente a partir de 2003 o Estado brasileiro começa a expandir o acesso de estudantes ao ensino superior desenvolvendo políticas de ação afirmativa com recorte social e racial nos quais foram desenvolvidas políticas de cotas, programas de concessão e financiamento de bolsas de estudo, como ProUni e FIES e o fomento do ensino à distância. Nesta linha de raciocínio a presente pesquisa tem como objetivo “analisar o acesso dos negros ao ensino superior do Estado do Piauí, com base em informações segundo a cor/raça, bem como contribuir para o debate público acerca das políticas de ação afirmativa, a partir da expansão do sistema de ensino superior brasileiro. Daí reforça a necessidade de respondermos a seguinte questão: em que medida as políticas de ação afirmativa têm conseguido reduzir as desigualdades de oportunidades educacionais do acesso dos negros ao sistema de ensino superior? Além disso, o estudo trabalha com a hipótese de que as ações afirmativas promovem condições significativas de acesso dos negros ao ensino superior ampliando o número desta população neste nível de ensino.