Na segunda-feira (19/12), o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf/CCS/UFPI) recebeu um grupo de professores e pesquisadores de Angola que estiveram em visita técnica ao PPGEnf e à UFPI. O encontro contou com a participação e apoio das professoras Márcia Astrês Fernandes, coordenadora em exercício do PPGENF, e da Profa. Maria Eliete Batista Moura, professora e pesquisadora do PPGENF e estudantes angolanos que realizam atividades presenciais no PPGEnf.
A visita foi uma oportunidade para discutir as parcerias com vistas à internacionalização do Programa, além de apoiar a formação dos professores daquele país. A parceria conta com o apoio do Conselho Federal de Enfermagem (COFEn) e da Ordem dos Enfermeiros de Angola (ORDENFA).
PPGEnf recebe visita técnica de docentes angolanos
O PPGEnf alcançou nota 5 na última avaliação quadrienal e tem envidado esforços no sentido de potencializar os pontos positivos elencados no processo avaliativo em questão e suprir as questões frágeis. “Nessa perspectiva, estratégias de internacionalização têm sido trabalhadas pelo PPGEnf como uma meta importante a ser incentivada e melhorada, inclusive, atualmente temos três estudantes de Angola cursando as atividades presencialmente conosco“, explica a coordenadora, Profa. Márcia Astrês. Acrescenta ainda que, outros indicadores também estão sendo trabalhados pelo Programa, a citar o estímulo à melhorias das produções científicas e técnicas, incentivo aos grupos de pesquisa, dentre outros.
A Profa. Maria Eliete Batista Moura pontuou também a importância da participação dos professores estrangeiros na composição das bancas examinadoras, bem como o envolvimento nas pesquisas que estão sendo desenvolvidas naquele país, além da manutenção dos vínculos dos egressos com seus orientadores piauienses, para dar continuidade às produções e ao fortalecimento dos grupos de pesquisa.
Por fim, a coordenadora em exercício afirmou que todos estão imbuídos nesse propósito de atender aos critérios da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio de estratégias individuais e coletivas.