Introdução: A síndrome metabólica é um problema de saúde global, prevalente nos adolescentes e, portanto, a adoção precoce de estilo de vida saudável, como dieta adequada e prática regular de atividade física, preferencialmente desde a infância são componentes básicos da sua prevenção. As tecnologias educacionais digitais podem ser bastantes atraentes para abordar a prevenção da síndrome metabólica em adolescentes, pois essa população as utiliza diariamente para comunicação, interação, socialização e obtenção de informações de saúde. Dentre as tecnologias educacionais digitais temos os podcasts, recursos fáceis de serem acessados pelas pessoas em tempo e lugar preferidos. Objetivo: construir, validar e avaliar um podcast para prevenção de síndrome metabólica em adolescentes. Método: Estudo metodológico realizado no período de junho de 2022 a novembro de 2023, após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí sob o parecer nº 5.521.057 em três etapas. Etapa 1: pré-produção - adaptação do conteúdo de uma cartilha para construção do storyboard do podcast com base nos princípios da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia e validação de conteúdo por 22 enfermeiros experts em saúde de adolescentes usando o Instrumento de Validação de Conteúdo Educacional em Saúde. Etapa 2: produção - ajustes no storyboard e gravação do podcast. Etapa 3: pós-produção: validação de aparência por 12 enfermeiros experts em construção de tecnologia educacional por meio de um instrumento validado e avaliação com o público-alvo utilizando o Instrumento de Avaliação de Podcast Educativo.Os dados foram analisados no software R, versão 4.2.3, sendo calculado o Índice de Validade de Conteúdo, o Alpha de Cronbach, índice V de Aiken e seus intervalos de confiança, considerados válidos para valores ≥ 0,80, ≥ 0,70 e ≥ 0,81, respectivamente. Resultados: O podcast possui dois episódios em formato de screencast, com duração de dois minutos e cinquenta e oito segundos (2:58s) e três minutos e cinquenta e sete segundos (3:57s), disponíveis na plataforma digital YouTube, que foram baseados na Cartilha educativa “Síndrome metabólica: como me prevenir?”. O Índice de Validade de Conteúdo global do storyboard foi de 0,985 e de aparência foi de 0,985, com valores do α Cronbach de 0,896 e 0,901, respectivamente. Na avaliação com o público-alvo, o V de Aiken foi maior do que 0,81 para 18 dos 20 itens do Instrumento de Avaliação de Podcast Educativo. Considerações finais: O podcast pode ser considerado válido quanto ao conteúdo e aparência pelos experts e bem avaliado com o público-alvo no incentivo a prevenção e orientação acerca de doenças crônicas como a Síndrome metabólica.