Introdução: A simulação clínica é considerada uma estratégia na área da educação, estabelecida através de atividades estruturadas. Isso permite com que os estudantes consigam desenvolver habilidades em um ambiente simulado, dentre essas habilidades, destacam-se as técnicas, aquelas necessárias para a realização de uma tarefa específica, e as não técnicas, que estão relacionadas as habilidades sociais e cognitivas, são algumas delas: comunicação, liderança, trabalho em equipe, consciência situacional, gerenciamento de tarefas e tomada de decisão também chamas de soft skills. Objetivo: O estudo terá como objetivo geral: Desenvolver uma escala para a avaliação das soft skills em cenários de simulação clínica. Método: Trata-se de um estudo metodológico. Esse tipo de estudo envolve investigações dos métodos de obtenção e organização de dados, bem como, conduz pesquisas de grande rigor, proporciona o desenvolvimento, validação e avaliação de ferramentas e métodos de pesquisa. A construção do instrumento seguirá as etapas propostas no modelo de Bandalos (2018): Indicar inicialmente o propósito da escala; Identificar e definir o domínio do construto a ser medido; Determinar se já existe uma medida; Determinar o formato do item; Desenvolver um plano de teste; Criar um conjunto de itens iniciais; Conduzir uma revisão inicial dos itens; Realizar um teste de campo; Analisar e Revisar os itens; Calcular a confiabilidade; Realizar um segundo teste de campo dos itens; Realizar estudos de validação e Preparar diretrizes para administração.Com o auxílio do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRaMuTeQ®) será realizada a análise de similitude, as informações serão utilizadas como base para a construção dos itens do instrumento que será desenvolvido. As demais análises utilizarão o software FACTOR desenvolvido por Urbano Lorenzo-Seva & PereJoan Ferrando.