Introdução: A educação em enfermagem é entendida como produto de uma diversidade de processos sociais. Logo, diferentes formas de aprender exigem novas maneiras de ensinar, suscitando aqui a necessidade do aperfeiçoamento das competências docentes já existentes e o desenvolvimento de novas, as quais podem ser definidas como uma junção de experiência com capacidade em preparar para a resolutividade de situações-problemas do cotidiano de sua atividade, somando com diversos saberes. Objetivo: Analisar os projetos pedagógicos dos cursos presenciais de graduação em enfermagem do Piauí à luz da Teoria das Competências docentes de Perrenoud. Método: Trata-se de um estudo descritivo, documental, realizado a partir de consulta aos Projetos Pedagógicos do Curso de Graduação em Enfermagem presencial no Estado do Piauí. Os dados foram coletados por meio de um instrumento com informações sobre a identificação da instituição e, bem como informações que subsidiam as competências listadas por Perrenoud. A análise se deu por meio da apresentação descritiva das Instituições de ensino e ocorrerá a análise de conteúdo para o estudo das competências. Todos os preceitos éticos foram resguardados. Resultados: Foram analisados 13 PPC’s, dos quais cursos estavam na capital no interior do Estado. A maioria das instituições avaliadas apresenta um Conceito Preliminar de Curso de 3 ou 4, indicando um padrão satisfatório de qualidade. Já sobre a evolução do Conceito de Curso, observa-se que esse conceito varia significativamente. Em relação ao referencial teórico específico da enfermagem, não foi encontrado em nenhum Projeto Pedagógico de Curso examinado. Ao enfatizar o referencial pedagógico focado no processo de ensino-aprendizagem, observou-se apenas alguns mencionam a metodologia de ensino. Todos os Projetos Pedagógicos estabelecem uma carga horária total do curso a ser cumprida, bem como a carga horária relativa ao estágio. Conclusão: A análise revela um padrão satisfatório de qualidade, com a maioria dos cursos apresentando Conceitos Preliminares de Curso entre 3 e 4. No entanto, a ausência de um referencial teórico específico da enfermagem e a limitação no referencial pedagógico levantam questões importantes sobre a formação teórica dos futuros profissionais.