Notícias

Banca de DEFESA: JAIRO EDIELSON R BARBOSA DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAIRO EDIELSON R BARBOSA DE SOUSA
DATA: 27/04/2015
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
TÍTULO:

Experiência de simulação clínica avançada em enfermagem: satisfação e autoconfiança como resultados.


PALAVRAS-CHAVES:

Autoconfiança; Satisfação; Simulação; Educação simulada em enfermagem.


PÁGINAS: 84
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO:

A busca por formar enfermeiros generalistas, humanistas, críticos e reflexivos, fez

com que o docente evoluísse no modo de transmissão e construção do

conhecimento, utilizando para isso de novas estratégias pedagógicas. Nesse

sentido, a experiência de simulação avançada surge como uma poderosa

ferramenta para a construção do conhecimento, habilidades e atitudes do estudante

por meio do pensamento crítico sobre a situação vivenciada. Assim avaliar os

resultados dessa estratégia de ensino (satisfação e autoconfiança) torna-se

importante ao ponto de quanto maior o envolvimento do estudante no processo

maior será sua motivação. Objetivou avaliar a satisfação e autoconfiança dos

estudantes de enfermagem em experiências de aprendizagem por meio da

simulação avançada. Fundamentou-se o estudo no modelo de Simulação da

National League for Nursing/Jeffries, na evolução do ensino de enfermagem, na

simulação como estratégia de ensino e na avaliação da satisfação e autoconfiança

como resultados da simulação clínica. Trata-se de um estudo descritivo, transversal

e com abordagem quantitativa. O local ocorreu em um espaço virtual por meio do e-

mail. A população constitui-se de estudantes do último ano e egressos do anos de

2013 e 2014 do curso de enfermagem, sendo amostra do tipo não probabilistica por

julgamento. A coleta ocorreu de dezembro 2014 a janeiro 2015 com o envio por e-

mail do instrumento Student Satisfaction and Self-Confidence in Learning traduzido

para o português brasileiro. Utilizou-se a ferramenta Google Drive. 43 estudantes

participaram do estudo. O instrumento copilado possui 13 itens: satisfação (5) e

autoconfiança (8) mais 3 perguntas sobre o perfil sociodemográfico. A análise

estatística foi realizada por meio do SPSS, versão 18.0, utilizando os testes de

Pearson, T-Student e Anova. Predominou o sexo feminino (83,7%) entre 21 e 23

anos (72,1%). Não existiu diferença significativa entre os sexos para a satisfação

(p=0,600), mas sim para a autoconfiança no sexo masculino (p=0,043). Obteve-se

concordância com a afirmação em todos os itens referentes a satisfação (>53,5%).

Autoconfiança foi positiva com apenas um item com resultados abaixo do esperado,

tendo uma variação de 41,9 a 67,4% dos que concordaram com as afirmações.

Obteve-se alpha de cronbach com valor de 0,652. O gráfico de dispersão mostrou

que existe correlação entre as variáveis relacionadas à aprendizagem. Em virtude

dos fatos mencionados, percebeu-se níveis elevados de satisfação e autoconfiança

da aprendizagem nos estudantes, ratificando a experiência de simulação avançada

como estratégia de ensino que oferece ao estudante a oportunidade de aprender

conceitos teóricos e práticos em um ambiente completamente seguro contribuindo

para o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 6422772 - BENEVINA MARIA VILAR TEIXEIRA NUNES
Interno - 1569033 - ELAINE CRISTINA CARVALHO MOURA
Presidente - 1655148 - GRAZIELLE ROBERTA FREITAS DA SILVA
Externo à Instituição - MARIA VERA LÚCIA MOREIRA LEITÃO CARDOSO - UFC
Notícia cadastrada em: 22/04/2015 14:20
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb15.ufpi.br.instancia1 07/11/2024 18:47