Introdução: As feridas complexas agudas e crônicas são problemas de saúde relevantes devido a elevada prevalência e morbimortalidade em adultos jovens e idosos. A ausência de avaliação criteriosa das características da lesão acarreta inadequação do tratamento, retarda o processo de cicatrização e cura, ocasionando impacto socioeconômico e financeiro para pacientes, familiares e serviços públicos de saúde. A intervenção educativa e a implantação de medidas preventivas e tratamento sistematizado pelo enfermeiro podem reduzir esse agravo.
Objetivo: Avaliar o efeito da intervenção educativa em relação ao conhecimento dos enfermeiros da rede pública de saúde sobre a prevenção, tratamento e custo de feridas.
Metodologia: Abordagem multimétodos desenvolvida em três etapas: a primeira, metodológica, correspondeu à construção de instrumento para avaliar o conhecimento de enfermeiros acerca da avaliação, tratamento e custo das feridas, validado por 11 juízes cujos dados foram analisados utilizando o índice de validação de conteúdo quanto aos domínios: avaliação, conhecimento e custo de feridas. A segunda etapa, estudo quase experimental, tipo antes e depois, compreendeu a realização de intervenção educativa de 30 horas presenciais para 277 enfermeiros da Rede Hospitalar e Atenção Primária de Teresina. Os dados foram analisados pelo teste t dependente de Student considerando satisfatório quanto aos itens avaliados no instrumento com valores igual ou maior que 80. A terceira etapa, estudo transversal analítico abrangeu a avaliação dos custos diretos com produtos e coberturas utilizados no tratamento de feridas de 163 pacientes atendidos no ambulatório de feridas complexas do município. No processamento de dados utilizou-se o teste t unilateral para comparação do custo e desembolso do Sistema Único de Saúde e análise de variância para a correlação das variáveis dependentes e independentes. A pesquisa foi realizada no período de janeiro a setembro de 2016, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí, sob Parecer nº 1394281.
Resultados: Na primeira etapa, quanto a validação do instrumento construído com 41 itens e distribuidos em três domínios, após avaliação dos juízes houve necessidade das seguintes alterações: 34 na ordem numérica, 20 no conteúdo e 2 acréscimos, resultando em 43 itens. A segunda avaliação dos juizes o instrumento obteve o Indice de Validade de Concordância superior a 0,95. Na segunda etapa, relativa a intervenção educativa verificou-se aumento global significativo (p<0,001) no conhecimento dos enfermeiros em todos os domínios: avaliação, tratamento e custos. Na terceira etapa constatou-se predomínio do sexo masculino, idade inferior a 60 anos, hipertensos e diabéticos, com lesões traumáticas por acidentes de moto em adultos jovens e lesões por pressão nos idosos. Dentre as 253 feridas avaliadas prevaleceram as únicas e extensas (> 50cm2), com tecidos desvitalizados. A principal cobertura utilizada foi o alginato de cálcio e sódio. Houve redução significativa (p<0,001) da área e volume da ferida. Quanto aos custos, verificou-se que o desembolso do Sistema Único de Saúde para tratamento de feridas complexas é compatível para o pagamento de produtos e coberturas em feridas de até 100cm2. O teste de regressão mostrou significância do custo com a constante: área inicial e a quantidade de trocas (p<0,001).
Conclusão: O efeito da intervenção educativa possibilitou elevar o conhecimento dos enfermeiros acerca da avaliação, tratamento e custo de feridas e favoreceu a sistematização da assistência ao paciente com lesões de pele, mostrando redução significativa e eficácia do tratamento de feridas que apresentou custo de produtos e coberturas compatível com o reembolso do Sistema ùnico de Saúde.