Atualmente, vivemos em um mundo virtual, no qual uma geração de pessoas jovens está acostumada a alcançar informações de forma rápida e interagir com diversas mídias ao mesmo tempo, em função de sua convivência diária com computadores, videogames, áudio e vídeo, praticamente desde que nasceram. Em saúde as tecnologias podem ser leves, envolvendo as relações entre os sujeitos, implicando vínculo, acolhimento e gestão, leve/duras que se referem aos saberes estruturados, normas, protocolos e conhecimentos e duras caracterizadas pelo uso de equipamentos. Os jogos educativos também conhecidos por serious games (jogos sérios), são considerados tecnologias leves duras que não tem a diversão como única fidelidade, porque permitem apresentar situações novas, discutir melhores formas de resolução, além de possibilitar a construção de conhecimentos e treinamento de atividades específicas, oferecendo oportunidades de aprendizagem e mudanças de comportamento. Este estudo tem como objetivo avaliar um serious game sobre estomia intestinal de eliminação. Trata-se de estudo de produção tecnológica com abordagem quantitativa de dados que utilizou o modelo de desenvolvimento do Design Instrucional Contextualizado (DIC). O estudo apresenta o “OstomyGame”, este serious game permitirá a realização do Processo de Enfermagem para uma pessoa que está no período pós-operatório de ileostomia, na seguinte sequência: apresentação e tutorial, conteúdo pré-jogo: estomias intestinais de eliminação e jogo: Processo de Enfermagem para um paciente em pós-operatório de ileostomia.