A construção de instrumentos válidos e confiáveis no setor saúde que possam garantir efetividade e qualidade a assistência tem sido nos últimos anos implementados, em especial na assistência a pacientes com doenças crônicas. Dessa forma, o estudo objetivou primeiramente elaborar e validar instrumento centrado no Gerenciamento de casos de Enfermagem com foco na qualidade de vida para assistência ao paciente com Doença de Crohn(GerenciaQualiCrohn) configurando o estudo como metodológico, e depois medir a satisfação por meio da SERVQUAL desses pacientes antes e após da aplicação do GerenciaQualiCrohn, delineando estudo também como quase-experimental, grupo único. Os resultados mostraram o GerenciaQualiCrohn como válido (ICV>0,8; CVct>0,8) e confiável (alfa cronbach >0,9) para aplicabilidade na assistência a pacientes com doença de Crohn. Com amostra (n=36) pacientes com Crohn em relação aos dados sóciodemograficos e educacionais a maioria são do sexo masculino, idade média de 36 anos, cor parda, casados, católicos, residem na capital, tem mais de 9 anos de estudos e vivem com um salário mínimo, não fumantes e não etílicos. Quanto a satisfação dos pacientes medida por meio da SERVQUAL antes, a dimensão que apresentou maior média foi “Segurança” sendo que os pacientes de Crohn concordam que os comportamentos dos enfermeiros transmite-lhes segurança e sentem-se seguros para internação no ambiente hospitalar que se desenvolveu a pesquisa, e que os enfermeiros são educados, no entanto esses não possuem tempo reservado para atendimento individualizado a essa clientela. Os domínios de Confiabilidade, Atendimento e Empatia apresentaram menores médias. O GerenciaQualiCrohn se configura como tecnologia leve válida, confiável, viável e desperta interesse para uso, ao passo que os pacientes de Crohn, a priori sentem-se seguros com assistência do enfermeiro ofertada nível ambulatório de Gastroenterologia.